Nova La Bombonera

Mais um dia 25 de maio passou. E com isso, o Estádio La Bombonera completou 80 anos desde sua criação para o futebol. Assim, a diretoria do clube quer presentear seu templo sagrado aumentando sua capacidade para cerca de 80 mil torcedores no estádio. O recinto, atualmente tem suporte para 54 mil telespectadores. Um dos templos do futebol mundial, já recebeu diversos jogos inesquecíveis para os amantes da bola.

O projeto, que se chama Bombonera360, foi anunciado através da conta oficial do clube. Mas antes, o Boca Juniors preparou uma surpresa. Postou um vídeo que mostrava a história do templo sagrado e partes das conquistas do clube para a torcida poder matar a saudades do estádio lotado. Como todos sabem por conta da pandemia, o futebol argentino também parou, e ainda não tem data para voltar. Então, o jeito é matar as saudades dos gramados pela a internet.

https://twitter.com/BocaJrsOficial/status/1264937484183617536

Bombonera360 

O novo projeto do clube, consiste em retirar uma parte das caixas do estádio para colocar mais acentos. Com isso, a capacidade subiria de 54 mil para 80 mil torcedores. O presidente do Boca, Jorge Amael, disse em entrevista sobre o que acha do projeto: “O estádio é muito importante para nós. Nunca abandonamos o projeto Bombonera 360, embora saibamos que é difícil, mas não impossível”.

Vale lembrar que, para isso dar certo, o clube precisa entrar num acordo com a vizinhança pois terão que movê-las algumas casas para o projeto ficar 100% concluído. De acordo com a diretoria, eles já estão entrando com todas as documentações possíveis  para que der tudo certo e tentarão chegar num acordo com as pessoas que moram ao redor do estádio.

https://twitter.com/BocaJrsOficial/status/1264939787364032513

La Bombonera

O campo mais temido da América do Sul já presenciou jogos emocionantes para os amantes de futebol. Localizado no bairro La Boca, foi fundado em 25 de maio de 1940. Seu verdadeiro nome é Estádio Alberto J. Armando, mas foi apelidado de La Bombonera por causa do seu formato semelhante a uma caixa de bombons.

Para quem já foi ao estádio, diz que presenciar uma partida de futebol é emocionante e inesquecível. A pulsação da torcida, a festa que os telespectadores fazem é uma coisa que fica grudado na sua memória. Digamos que é ‘aquele jeito argentino de torcer'.

A primeira partida oficial nos gramados foi entre Boca Juniors e San Lorenzo. Naquela ocasião, os Xeinezes venceram por 2 x 0 e Ricardo Alarcón marcou o primeiro gol numa partida oficial no estádio. Depois de alguns anos, o templo sofreu a primeira construção. Na década de 50 foi construída o terceiro andar de arquibancada. Já naquela ocasião, o estádio tinha capacidade para 50 mil torcedores.

La Bombonera recebeu sua primeira final de Libertadores em 1963. E logo de cara, foi um Boca Juniors x Santos de Pelé. O famoso Brasil x Argentina. Dessa forma, num estádio lotado o Peixe não sentiu a pressão e levantou o caneco de virada e conquistou seu bicampeonato.

Mas isso não apaga a história do estádio. O Boca festejou diversos títulos nesse gramado e com isso se tornou um dos lugares mais temidos do futebol. O segundo título da libertadores do clube aconteceu no campo de La Bombonera em 1978, contra o Deportivo Cali-COL.

Times brasileiros

Apenas cinco equipes brasileiras venceram o Boca em sua casa, são eles: Santos em 1963, Cruzeiro em 1994, São Paulo em 2003, a grande vitória do Payssandu em 2003 (um jogo muito marcante para o torcedor do Papão), Internacional, quartas de final da Sula de 2008, Fluminense na fase de grupos da Libertadores de 2012 e Palmeiras em 2018.

https://twitter.com/BocaJrsOficial/status/1265092414357856257

Foto destaque: Boca Juniors Twitter / @BocaJrsOficial

Gabriel Gonçalves
Formado em jornalismo, escolhi esse caminho pois gosto de contar histórias para as pessoas. Apaixonado por esportes, agradeço ao meu avô por ter colocado o futebol na minha vida.

Artigos Relacionados