No Dia do Goleiro, Cássio entra para a história do Corinthians

Na última quarta-feira (26), o Corinthians garantiu a classificação para as oitavas da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Com muita emoção, a vaga veio na decisão por penalidades máximas, que terminou com o placar de 5 x 4 para o Timão. Apesar da conturbada noite no CT Joaquim Grava, depois do anúncio de demissão do técnico Cuca, em função da represália da torcida, a noite foi histórica para um, literalmente, grande jogador do clube: Cássio.

No dia dos goleiros no Brasil, o ídolo da Fiel alcançou uma marca muito expressiva com a camisa alvinegra: o maior defensor de pênaltis da história do Corinthians. Ao defender a cobrança do lateral Leonan, do Clube do Remo, o camisa 12 do Timão ultrapassou Ronaldo Giovanelli e atingiu o número de 28 cobranças defendidas. 

Ao analisar os números, 14 das 28 defesas de Cássio aconteceram no tempo normal. Logo, a outra metade foi em disputa de pênaltis. Em 2023, o goleiro já havia defendido uma penalidade contra Camilo, contra o Mirassol, na 1ª fase do Campeonato Paulista. Além dessa, o goleiro também defendeu uma batida de Mário Sérgio, frente ao Ituano, nas quartas de final do Campeonato Paulista, mas não conseguiu evitar a eliminação do Corinthians.

Os números de Cássio no Corinthians

No Corinthians desde 2012, Cássio foi peça fundamental para os dois maiores títulos da história do clube, a Libertadores e o Mundial de Clubes. Além disso, a passagem vitoriosa rendeu ao jogador diversas convocações para a Seleção Brasileira, além da disputa da Copa do Mundo 2018 e a Copa América 2019, vencida pelo Brasil. 

Aos 35 anos, o Gigante da Fiel soma 631 jogos com a camisa do clube, além do Mundial e da Libertadores, conquistou também Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiros e quatro Campeonatos Paulistas. Em 2015, foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão, em função da importante participação na campanha vencedora do clube. 

Em resumo, Cássio é considerado um dos maiores ídolos do clube e o maior goleiro da história do Corinthians. Além disso, o contrato atual do arqueiro com o Alvinegro é válido até final de 2024. Ademais, a tendência é que o goleiro se aposente em Itaquera.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.