Aos 31 anos, Neymar já pode se orgulhar de ter ultrapassado ninguém menos do que Pelé com a camisa do Brasil. O atacante marcou um dos gols da vitória sobre a Bolívia, nesta sexta-feira (8), no Mangueirão, pela estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e se isolou como o maior artilheiro da história da seleção brasileira.
O camisa 10 chega agora a 78 gols em 125 jogos pela Seleção, com uma média de 0,62 gol por partida. Pelé fez 77 gols em 91 partidas, com uma média bem superior, de 0,84 gol por jogo.
Vale dizer que esta contagem é a da Fifa, que considera apenas confrontos oficiais com seleções. A CBF tem um outro critério de levantamento, em que Pelé ainda é o maior artilheiro da Seleção. A entidade contabiliza jogos contra clubes e combinados, e o número de gols do Rei do Futebol sobe para 95, em 113 partidas.
Top-5 artilheiros da Seleção*
- Neymar – 78 gols em 125 jogos – Média de 0,62 gol/jogo
- Pelé – 77 gols em 91 jogos – Média de 0,84 gol/jogo
- Ronaldo – 62 gols em 98 jogos – Média de 0,63 gol/jogo
- Romário – 55 gols em 70 jogos – Média de 0,79 gol/jogo
- Zico – 48 gols em 71 jogos – Medái de 0,68 gol/jogo
*contas da Fifa
Um dia antes de entrar (ainda mais) para a história, Neymar já havia “previsto” o recorde O atacante concedeu entrevista coletiva e afirmou que esperava poder retribuir o carinho que recebeu em Belém com um gol histórico no Mangueirão.
– É difícil responder essa pergunta. O que essa marca significa. Significa muita coisa. Pelé para todos aqui é o Rei do futebol. Imagina superar o Rei. É isso. Uma coisa que nunca vai imaginar na sua vida. Tem tudo para ser um dia histórico, pelo carinho. E espero sim que aqui seja o palco do gol histórico. Do jeito que me trataram e a forma que me receberam foi muito linda. Espero poder retribuir, deixando Belém como a cidade do gol que passou Pelé – disse o atacante, na véspera da partida.
Neymar está em casa na Seleção
Nos braços do povo em todo o lugar por que passou em Belém, Neymar está de volta à Seleção pela primeira vez desde a eliminação para a Croácia na Copa de 2022. O atacante diz que se sente em casa com a camisa do Brasil.
– Você já saiu de casa? Sentiu saudade? Eu também. Senti saudade, quero voltar e estou à disposição. É muito bom estar de volta. Receber esse carinho foi muito gratificante, maravilhoso. É difícil realmente. Eu sei que essa torcida quer é bola na rede, o Brasil sendo vitorioso – diz o craque.
https://twitter.com/eduardodeconto/status/1699894713598513433?s=20
Após enfrentar a Bolívia, os jogadores ganham folga no sábado. Eles se apresentam às 14h30 para embarcar rumo a Lima, com chegada prevista às 19h45. A Seleção faz dois treinamentos na capital peruana antes de enfrentar o Peru. O jogo está marcado para as 23h30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional, pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.