Vamos conhecer os melhores volantes do Brasileirão Série B 2023. Ao longo desta semana, o portal Futebol na Veia vai trazer para você, mais alguns compilados de conteúdos relacionados aos candidatos à craques da competição e curiosidades acerca deste campeonato tão aguardado, e que ano após ano é cada vez mais disputado e emocionante.
A segunda divisão do Brasileirão está para começar. Guarani e Avaí farão o jogo de abertura da temporada, na próxima sexta-feira(14) às 19h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Até a bola começar a rolar, você conhece os candidatos a melhores volantes da competição.
Cada vez mais importantes no futebol moderno, o volante precisa ter a capacidade de ler o jogo, seja para construir uma jogada ofensiva, seja para marcar, fechar espaços e ainda por cima, caso seja necessário, pisar na área para concluir uma jogada. Confira os candidatos a melhores atletas da posição para edição deste ano.
Índice
Melhores volantes do Brasileirão Série B 2023
Léo Naldi (Ponte Preta)
Jogador revelado na base do time de Campinas, e desde que surgiu em 2021, tem sido um dos principais nomes do clube. Léo Naldi é bom no desarme, mas dá muita dinâmica no jogo, seja para acelerar as jogadas, como para cadenciar a partida, dependendo da necessidade da Macaca. O jovem de apenas 21 anos foi titular absoluto do técnico Hélio dos Anjos na brilhante campanha que culminou com o título do Campeonato Paulista A2 em 2023.
Ainda quando foi revelado em 2021, Léo Naldi recebeu propostas do Vasco, e tudo indicava que a cria da Macaca sairia do clube, porém, o jogador se manteve firme no clube, ajudando o time a se manter vivo na Série B daquele ano. Em 2023, uma nova sondagem feita pelo RB Bragantino quase o tirou do Moisés Lucarelli, porém, mais uma vez o amor pela Nega Veia o manteve na Ponte Preta, que conta com o jogador para a sequência da temporada, e para a disputa do Brasileirão da Série B.
Matheus Sales (Atlético Goianiense)
Revelado no Palmeiras, Matheus Sales foi um dos pilares defensivos do Atlético Goianiense na campanha que resultou em mais um título estadual para o Dragão em 2023. Com 27 anos, o atleta possui bons atributos no passe e desarme. Sua principal função em campo é proteger a defesa, sendo assim, o jogador se destaca mais pelo que faz defensivamente, do que ofensivamente.
No esquema armado por Mozart Santos no Atlético Goianiense, Matheus Sales dá a segurança necessária para que outros jogadores mais ofensivos, como Shaylon e até mesmo Rhaldney, que é o outro volante titular, possam se aventurar mais no ataque. O volante passou pelo Bahia, América-MG, Figueirense, Novorizontino, Coritiba e Goiás.
Rodrigo Andrade (Vitória)
Poucos volantes entre os jogadores do Campeonato Brasileiro da Série B conseguem executar tão bem a dinâmica ofensiva como Rodrigo Andrade. Sua melhor fase na carreira aconteceu em 2021, quando vestindo as cores do Guarani em Campinas, ele foi eleito como um dos melhores jogadores da posição, justamente pelo apoio dado na fase ofensiva do jogo.
Além de passar bem, Rodrigo sabe proteger a bola, chuta de média e longa distância, e pisa na área, possibilitando ao jogador, ser o elemento surpresa, e um fator de desafogo para quebrar as linhas defensivas dos adversários. Em 13 jogos disputados em 2023, o jogador marcou um gol.
O jovem atleta de 25 anos, começou sua carreira defendendo as cores do Paysandu, de Belém, e foi contratado pelo Vitória-BA, que o emprestou ao CSA e posteriormente ao Guarani, time que defendeu entre 2021 e 2022. Nesta temporada, o clube baiano conta com o jogador para a disputa do Brasileirão Série B.
Fabinho (Sport)
Experiente jogador de 36 anos, que é o motorzinho do time treinado por Enderson Moreira. Fabinho é um dos responsáveis pela armação do Leão da Ilha, que em 2023, é um dos melhores ataques do futebol brasileiro, e está em ótima fase, na final da Copa do Nordeste, e muito bem encaminhado no Campeonato Pernambucano.
O volante tem ótima chegada no campo de ataque, passa muito bem, e ao lado de Ronaldo Henrique, formam uma dupla equilibrada. Fabinho consegue dar uma boa dinâmica em campo, e apesar da idade, tem vigor físico para correr durante todo o jogo, sendo poucas vezes substituído em campo.
Fabinho começou sua carreira no Alecrim, do Rio Grande do Norte em 2012, e acumulou passagens pelo América-RN, Internacional, Figueirense, Botafogo, Ceará, Sport e Botafogo do Rio de Janeiro.
Arthur Rezende (Ceará)
Candidato para ser um dos melhores volantes do Brasileirão Série B 2023, Arthur Rezende é o responsável por dar a dinâmica de jogo na fase ofensiva do time. Em 19 jogos na temporada, o jogador marcou um gol, e passa por boa fase na temporada, assim como o Ceará, que é favorito ao acesso nesta temporada, foi vice-campeão estadual diante do maior rival Fortaleza, e está na final da Copa do Nordeste.
Arthur Rezende começou sua carreira no Goiás em 2016, e foi jogar no futebol de Portugal, defendendo as cores do Gil Vicente, na Europa ainda, o atleta jogou pelo AEL Limassol, do Chipre. No futebol brasileiro, o volante acumula passagens pelo Santa Cruz, Boavista, Guarani, Bahia e Vila Nova.
Na temporada passada, Arthur Rezende foi destaque do Tigre de Goiânia, sendo fundamental para a recuperação do time, na época treinado por Alan Aal, e que conseguiu evitar a queda no Campeonato Brasileiro da Série B. Em 50 jogos pelo Vila Nova em 2022, o volante marcou oito gols.