No próximo dia 14 de abril, Guarani e Avaí fazem o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro da Série B em 2023. A partida acontece no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e até lá, o portal Futebol na Veia faz um levantamento com os melhores jogadores de cada posição, para que você possa conhecer mais sobre a competição, e quem sabe consiga fazer aquela aposta certeira em cima do desempenho dos atletas que vamos te apresentar.
Esta lista traz os melhores laterais-esquerdos do Brasileirão Série B 2023. Tradicionalmente, o Brasil sempre foi revelador de grandes jogadores para a posição, e na edição desta temporada, o que não falta são jogadores de qualidade, tanto no apoio ao ataque, como na cobertura defensiva, confira.
Índice
Melhores laterais-esquerdos do Brasileirão Série B 2023
Júnior Tavares (Ponte Preta)
Jogador importante na campanha da Ponte Preta, que pode ser campeã do Campeonato Paulista A2 no próximo final de semana, Júnior Tavares é um lateral que apoia muito e ajuda defensivamente. O jogador foi titular ao longo de todo o estadual, e é um dos jogadores mais qualificados da posição entre todos os 20 clubes do Brasileirão Série B de 2023.
Com 26 anos de idade, Júnior Tavares começou nas categorias de base do Grêmio, passou pelo Joinville, Sport, Náutico e São Paulo. Internacionalmente, o jogador passou pela Sampdoria, da Itália, e pelo Portimonense, de Portugal. Além de jogar como lateral-esquerdo, o atleta também pode fazer uma função mais adiantada em campo, atuando como meia.
Marcelo Hermes (Criciúma)
Um dos responsáveis pela boa campanha do Criciúma, que está a um passo de vencer o Campeonato Catanrinense. O Tigre venceu o Brusque no jogo de ida por 1 x 0, e basta o empate para conquistar o título estadual. O bom trabalho defensivo e ofensivo de Marcelo Hermes, é um ponto a ser considerado na campanha do time treinado por Claudio Tencati, que no ano passado estava na segunda divisão do Catarinense, e se reforçou para fazer uma boa temporada em 2023.
Marcelo Hermes chegou ao Criciúma em 2022, vindo da Ponte Preta. De bom cruzamento e ótimo trabalho nos desarmes, Marcelo é um lateral-esquerdo que avança bem no terreno, mas sabe fazer boas coberturas defensivas, e caso seja necessário, também pode jogar mais à frente, como um meia mais agudo.
O lateral de 28 anos começou a sua carreira nas categorias de base do Grêmio em 2015 e de casa passou para o futebol europeu, defendendo as cores do Benfica de Portugal, passou uma temporada por lá e voltou ao Brasil para defender o Cruzeiro, clube onde ganhou a Copa do Brasil em 2018. Em solo tupiniquim, Marcelo Hermes ainda defendeu o Goiás, e em Portugal, o jogador também jogou pelo Marítimo.
Alan Ruschel (Juventude)
Após 12 anos de sua última passagem pelo time de Caxias do Sul, Alan Ruschel chega mais maduro e qualificado para ajudar o Juventude a voltar para a elite do futebol brasileiro. O atleta de 33 anos estava no Londrina, e foi um dos melhores jogadores do time paranaense, que quase conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão na temporada passada em uma campanha surpreendente.
Alan Ruschel carrega consigo a força da sua chegada ao ataque, aliado a sua experiência em campo, que pode ser benéfica ao time do Juventude, tanto para atacar o fundo do campo, como também para apoiar por dentro, dando uma opção de passe ao lado dos meias do time.
O lateral-esquerdo começou sua carreira no Esportivo do Rio Grande do Sul, e teve longa passagem pelo futebol gaúcho, defendendo o Pelotas, São Paulo-RS, e em 2011, o jogador defendeu o próprio Juventude.
Ainda no Brasil, Alan Ruschel defendeu a Chapecoense, e foi um dos seis sobreviventes do voo LaMia 2933, tragédia aérea que atingiu a Chape momentos antes da final da Copa Sul-Americana 2016. O jogador também defendeu o Athletico Paranaense, Internacional, Goías, América Mineiro e Cruzeiro.
Igor Cariús (Sport)
Um dos melhores laterais-esquerdos do futebol brasileiro na atualidade. Igor Cariús tem acompanhado o ótimo desempenho do Sport na temporada, e é um jogador a ser observado tamanha a sua qualidade no apoio e disposição para correr o campo todo durante os 90 minutos. Ao longo de 20 partidas na temporada, Cariús deu uma assistência e marcou um gol.
O Sport é um dos melhores ataques do Brasil em 2023 e está na final da Copa do Nordeste, o time também vai muito bem no estadual, e é um dos fortes candidatos ao acesso para a elite do futebol brasileiro em 2024. Igor Cariús é peça chave deste ambicioso plano do time treinado por Endersosn Moreira, pois é uma válvula de escape do time, quando precisa sair de uma pressão, ou construir uma jogada diante de uma defesa fechada.
Igor Cariús começou sua carreira no Coruripe de Alagoas, passou pelo ASA de Arapiraca, pelo Paraná, CRB, Atlético-GO, e desde o ano passado defendia as cores do Cuiabá, antes de ser transferido ao Leão da Ilha no início desta temporada.
Danilo Barcelos (Ceará)
Candidato forte para ser eleito como melhor ala esquerdo do Brasileirão da Série B em 2023. Danilo Barcelos pode jogar em qualquer posição do lado canhoto do campo e é homem de confiança do técnico Gustavo Morínigo, nesta boa temporada que o Vozão vem fazendo em 2023. Além da final da Copa do Nordeste contra o Sport, o Ceará disputa a final do Campeonato Cearense com o Fortaleza.
Danilo Barcelos disputou 14 jogos até aqui e marcou um gol, sendo suas principais características a força para apoiar, e atacar a linha de fundo com facilidade. Barcelos teve passagem de destaque na Ponte Preta, no time que foi vice-campeão paulista em 2017 e tem em sua carreira diversas passagens por grande clubes do futebol brasileiro.
O jogador começou sua carreira no América Mineiro em 2013, e de lá pra cá, jogou pelo Anápolis, Sport, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense, Goiás e Botafogo.