Quando opera milagres ele é herói, porém se comete uma falha durante os 90 minutos, pormenor que ela seja, é crucificado e apontado como vilão. Os goleiros vão do céu ao inferno muito rápido dentro de campo, e por isso é preciso muito treino, resiliência e claro, talento para manter a regularidade em baixo das traves. Sabendo da importância desta posição, o Futebol na Veia foi atrás e reuniu os melhores arqueiros do Campeonato Uruguaio.
Sergio Rochet
Goleiro do Nacional e da Seleção Uruguaia, Sergio Rochet com bastante folga é o primeiro nome da lista. Titular na Copa do Mundo do Catar, o arqueiro de 29 anos se diferencia por sua elasticidade e segurança debaixo das traves. Na atual temporada, em sete jogos até o momento, levou sete gols. Apesar disso, o ano de 2022 foi especial para o camisa 1 do Bolso. Destaque da equipe e melhor goleiro do país, ele ajudou o time a conquistar o título do Campeonato Uruguaio.
Com passagens pelo AZ Alkmaar, da Holanda, e Sivasspor, da Turquia, Sergio Rochet recentemente teve seu nome ligado ao Grêmio. Com a chegada do craque e astro Luís Suárez, companheiro do goleiro na Seleção Uruguaia, as negociações teriam sido iniciadas para uma possível transferência num futuro próximo.
Mauro Silveira
Atleta do Montevideo Wanderers, Mauro Silveira é o goleiro que menos levou gol até o presente momento no Campeonato Uruguaio. Em oito partidas na atual temporada, apenas cinco tentos sofridos, média de 0,63. O jovem arqueiro de 22 anos conseguiu deixar o campo sem ser vazado em três jogos da competição.
Revelado pelo próprio Montevideo Wanderers, Mauro já atuou pelas seleções de base do Uruguai e vem demonstrando cada vez mais potencial. Caso continue com as boas atuações e a regularidade dentro de campo, tem tudo para se manter entre os melhores e evoluir para alçar voos ainda mais altos.
Thiago Cardozo
Arqueiro e capitão do gigantesco Peñarol, Thiago Cardozo foi revelado pelos Aurinegros e emprestado ao Deportivo Maldonado de 2018 a 2021. Após se destacar por lá, retornou ao seu clube formador e desde então tem feito boas apresentações. Em 29 jogos disputados pela equipe, sofreu apenas 25 gols. Assim como Mauro Silveira, o goleiro, hoje com 26 anos, passou pelas seleções sub-17 e sub-20 do Uruguai.
https://www.youtube.com/watch?v=aLm30EfcEcM
Renzo Bacchia
Jogador do Independiente (Argentina) emprestado ao Cerro Largo FC, o goleiro de 24 anos vem se destacando na atual temporada com boas defesas e índice baixo de gols sofridos. Nos oito primeiros jogas do Apertura Uruguaio 2023, o arqueiro participou de sete e passou quatro deles sem ser vazado. Já figura entre os principais nomes do futebol do país na sua posição e por isso merece destaque na lista.
Foto destaque: divulgação/PA Images/Icon Sport