A segunda maior competição de clubes da América do Sul teve seu início nesta terça-feira (5). Aproveitando o hype da competição, o portal Futebol na Veia estudou, de forma minuciosa, cada um dos 32 clubes do torneio, e fez um compilado com os melhores goleiros da Copa Sul-Americana 2023.
Responsáveis por fechar a meta dos clubes, e em muitos casos, garantir o resultado positivo em uma partida, na edição desta temporada, o que não faltam são arqueiros da qualidade e que já figuraram em outras listas do futebol Sul-Americano, promovidas por nossa equipe, confira.
Índice
Melhores goleiros da Copa Sul-Americana 2023
Alexander Domínguez (LDU)
Há um bom tempo considerado como um dos melhores goleiros do futebol equatoriano, Domínguez foi revelado na própria LDU, e ao longo da sua carreira passou pelo futebol argentino, mexicano e colombiano. Na temporada passada, o experiente arqueiro de 35 anos, defendia o Deportes Tolima da Colômbia e foi repatriado à Los Universitários no meio do ano passado.
Pela seleção do Equador, Alexander Domínguez soma 68 partidas, sendo titular absoluto do time desde 2011. Já são mais de 12 anos servindo a seleção nacional. No time da Liga Deportiva Universitária, o goleiro será a referência de experiência ao jovem time, que será adversário do Botafogo na primeira fase da competição.
A LDU estreou na Copa Sul-Americana na noite desta terça-feira(4), e venceu a Universidad Cesar Vallejo, do Peru, pelo placar de 2 x 1, fora de casa.
Ezequiel Unsain (Defensa y Justicia)
Indicado como um dos melhores goleiros do Campeonato Argentino pelo portal Futebol na Veia, Ezequiel Unsain é um dos maiores símbolos da ascensão do time auriverde no cenário internacional nos últimos anos. O goleiro é um dos responsáveis diretos pela boa campanha do Defensa na liga argentina e tem sido fundamental para que o clube seja uma das melhores defesas da competição nacional.
Em nove jogos disputados no Campeonato Argentino, Ezequiel Unsain levou apenas seis gols, atrás de San Lorenzo, que levou somente quatro, do River Plate e do Argentinos Júniors, que foram vazados em cinco oportunidades, o Defensa y Justicia é a terceira melhor defesa da competição.
Na estreia da Copa Sul-Americana, o time argentino acabou derrotado, fora de casa pelo placar de 3 x 0 diante do Millonarios, na Colômbia, e na próxima rodada, vai enfrentar o América-MG, na Argentina.
Fernando Miguel (Fortaleza)
Uma das maiores forças desta Copa Sul-Americana 2023 é o Fortaleza, que acabou eliminado de forma precoce, ainda na fase pré-Libertadores diante do Cerro Porteño. Portanto, os comandados do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, encaram a competição como um prêmio de consolação, e prometem fazer de tudo para conquistar o título.
Sendo assim, uma das peças fundamentais para o sucesso do Tricolor de Aço é o goleiro Fernando Miguel, que tem sido um símbolo do time desde que chegou na temporada passada. Em 16 partidas em 2023, o goleiro tomou apenas 11 gols, e é um dos principais goleiros do futebol brasileiro, e consequentemente, um dos melhores do futebol sul-americano.
João Paulo (Santos)
O Santos estreou na Copa Sul-Americana enfrentando o Blooming, da Bolívia, fora de casa. Apesar do jogo fraco tecnicamente, o Peixe levou a melhor e venceu pelo placar de 1 x 0, gol marcado por Bauermann aos 52 minutos do segundo tempo.
Não fosse a brilhante exibição de João Paulo, o resultado do jogo poderia ter sido diferente. Até marcar o seu gol, o arqueiro santista fez pelo menos duas defesas importantes e segurou o resultado. João Paulo está no Santos desde 2014, são nove temporadas seguidas pelo mesmo clube. O goleiro começou nas categorias de base, e nos últimos anos tem sido peça importante do Alvinegro Praiano.
Tadeu (Goiás)
Um dos melhores goleiros do futebol brasileiro é Tadeu, que tem sido peça importante do Goiás desde que chegou ao Esmeraldino, vindo da Ferroviária em 2020. O jogador começou a sua carreira nas categorias de base do Tupi, de Minas Gerais, e passou por vários times do Brasil, tendo passagens de destaque pelo interior de São Paulo.
Nesta temporada, Tadeu é um dos goleiros que jogam na Série A do Campeonato Brasileiro que menos tomaram gols. Em 22 jogos disputados, o arqueiro foi vazado somente em 15 oportunidades, passando a incrível marca de 12 partidas sem levar um gol sequer.
Na estreia do Goiás pela Copa Sul-Americana, o jogador foi importante para segurar o empate em 0 x 0 do Esmeraldino contra o Independiente Santa Fé da Colômbia.