Melhores goleiros da Copa Libertadores 2023

A maior competição de clubes da América do Sul começou na noite desta terça-feira(4). Até o dia 11 de novembro de 2023, 32 clubes lutarão para conseguir chegar à grande decisão, que assim como foi em 2020, será realizada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O portal Futebol na Veia estudou cada um dos times que disputam a fase de grupos da competição e separou os cinco melhores goleiros do torneio.

Cada vez mais importantes dentro do jogo, não só na fase de defesa, mas até mesmo na construção das jogadas, os goleiros do futebol moderno precisam ter qualidade na saída de bola e ótima comunicação com seus defensores, além é claro do bom posicionamento e reflexos em baixo das traves, confira a seleção de elite escolhida dos melhores goleiros da Copa Libertadores 2023.

Melhores goleiros da Copa Libertadores 2023

Franco Armani (River Plate)

Escolhido como um dos melhores goleiros do Campeonato Argentino pelo portal Futebol na Veia, Franco Armani foi o arqueiro titular da Argentina na Copa do Mundo de 2018 e é peça indispensável no time do River Plate, desde que chegou ao clube Millonario.

Em dez jogos disputados em 2023,  o goleiro levou oito gols, e passou seis partidas sem ser vazado na temporada. Armani é muito técnico, sabe jogar com os pés, e é um líder dentro do grupo treinado por Demichelis. O River Plate conta com sua experiência e qualidade em campo para ir longe na Libertadores. A estreia na competição aconteceu nesta terça-feira (4), na Bolívia, diante do The Strongest, quando o clube Millonario foi derrotado pelo placar de 3 x 1.

Jean (Cerro Porteño)

Um dos principais responsáveis pela classificação do Cerro Porteño para a fase de grupos da Libertadores, Jean foi fundamental nos dois jogos que fez diante do Fortaleza, inclusive, pegando um pênalti de Thiago Galhardo no jogo de ida. O brasileiro revelado pelo São Paulo, chegou ao time paraguaio em 2022. De lá pra cá, o goleiro é peça indispensável ao Cerro, que está na chave do Palmeiras na primeira fase.

Em 2023, Jean disputou dez partidas pelo time paraguaio e levou 14 gols, sendo que em três jogos, o goleiro passou em branco e sem ser vazado. O Cerro Porteño é o 3º colocado no campeonato nacional, e está atrás do Guaraní e do Libertad.

Bento (Athletico Paranaense)

O goleiro do Furacão é um dos menos vazados do futebol brasileiro em 2023, e também um dos mais jovens da posição nesta Copa Libertadores 2023. Ao longo de 15 jogos na temporada, o arqueiro do time paranaense levou somente oito gols, ou seja, Bento é vazado uma vez a cada dois jogos na média. Outro dado que chama a atenção em relação ao jogador, é que o goleiro não levou gols em nove partidas, mais da metade dos jogos que disputou.

A estreia do Furacão na Libertadores aconteceu na terça-feira (4), diante do Alianza Lima do Peru, fora de casa, e mesmo com um a menos, o time treinado por Paulo Turra conseguiu segurar um empate sem gols, e mais uma vez, com atuação segura do goleiro de 23 anos, e que tem nacionalidade italiana.

Cássio (Corinthians)

Já não é de hoje que as listas de melhores goleiros do futebol brasileiro incluem o arqueiro do Corinthians. Desde 2012 como titular absoluto do time, Cássio é peça fundamental do Timão na luta por qualquer campeonato. De incrível reflexo, ótima envergadura e muita explosão, os milagres do goleiro do Alvinegro em momentos cruciais, fazem do jogador um dos maiores na posição da história do time do Parque São Jorge.

Em 2023, 11 anos após a primeira e única conquista do Corinthians na Libertadores, Cássio pode reviver aquele momento mágico, quando foi espetacular debaixo das traves e ajudou o Timão na conquista da competição. O grupo não é dos mais fáceis, e inclui o Independiente Del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, o Argentinos Juniors e o Liverpool, do Uruguai.

Weverton (Palmeiras)

Para muitos, um dos melhores goleiros do futebol Sul-Americano. Weverton vive fase mágica na carreira, assim como boa parte dos jogadores do Palmeiras, que venceram praticamente tudo nos últimos anos, inclusive o bicampeonato da Libertadores em 2020 e 2021.

Por méritos, Weverton chegou à seleção brasileira e fez parte do grupo que disputou a Copa do Mundo do Catar na temporada passada, e fez algumas participações pelo Brasil em amistosos e jogos das eliminatórias.

Alto, ágil, de bom controle de bola e comunicação com seu sistema defensivo, o trabalho do goleiro do Verdão vai além do que ele pode fazer em baixo das traves, e se a defesa do Palmeiras é uma das melhores do Brasil neste primeiro semestre, muito se deve ao trabalho de comunicação que o jogador faz com seu sistema defensivo.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.