Bi campeão da Copa do Mundo, o Uruguai de uns anos para cá tem revelado excelentes atacantes. E na atual temporada do futebol no país tal roteiro se confirma mais uma vez. Se não temos nomes de peso como Suárez e Cavani, a Primeira Divisão do Uruguai em 2023 conta com a presença de bons jogadores, com características e qualidades diferentes entre eles. Abaixo, o Futebol na Veia preparou uma lista com os melhores do momento, confira!
Matías Arezo
Considerado uma das principais promessas do futebol uruguaio, Matías Arezo retornou recentemente ao seu país após passagem apagada pelo futebol espanhol. Com oito gols marcados até o momento, o atacante de 20 anos do Peñarol é o artilheiro do Campeonato Uruguaio e ajuda a equipe a manter a ponta da tabela. Revelado pelo River Plate Montevidéu, o jovem pertence ao Granada e está emprestado aos Aurinegros.
Jogador do terço final de campo, Arezo aproveita de sua força física e jovialidade para desempenhar o jogo de costas (pivô) diante de seus adversários. Tal característica aliada a um bom equilíbrio ajuda o atacante também em algumas jogadas de condução de bola e enfrentamento direto com defensores, apesar de não ser seu forte. Com um alto volume de finalizações por partida, o camisa 19 costuma se posicionar atrás dos marcadores, ficando em zonas próximas à baliza. Com tamanho potencial é difícil não imaginar um retorno ao futebol europeu em breve.
Andrés Ferrari
Jogador do Defensor, Andrés Ferrari tem 20 anos e é o segundo da lista. Com cinco bolas na rede até aqui, o jovem é o vice-artilheiro do Campeonato Uruguaio (Apertura). Revelado por La Violeta (apelido do Defensor no Uruguai), o atleta reúne as principais características de um atacante completo, pois além da excelente presença de área, também possui recursos técnicos para atuar fora dela e vindo de trás ou pelas pontas.
Em apenas sua segunda temporada como profissional, Andrés certamente vive o melhor momento da carreira. No seu ano de estreia atuou em 19 partidas pelo Defensor e marcou cinco gols, mesmo número de tentos que já possui neste começo de 2023. A tendência é o jovem seguir crescendo e evoluindo nos próximos compromissos de La Violeta.
Diego Hernández
Outro jovem presente na lista. Com apenas 22 anos, Diego Hernández vem esbanjando categoria e bom futebol no Montevideo Wanderers. Diferente dos dois primeiros, o jogador dos Bohemios (apelido do Wanderers no Uruguai) é ponta esquerda e por isso costuma atuar na beirada de campo. Autor de quatro gols no Campeonato Uruguaio 2023 até o momento (Apertura), Hernández se diferencia pela sua velocidade, controle de bola e habilidade.
Driblador, Diego não tem medo de partir para cima no um contra um e frequentemente ‘bagunça' as defesas adversárias. Além da ponta esquerda, também pode atuar na ponta direita ou como meia ofensivo, em região mais central do campo.
Sebastián Fernández
Diferente dos três jogadores citados até o momento, Sebastián Fernández é o mais experiente da lista. Aos 37 anos, o atacante do Danubio já se encaminha para o final da carreira, contudo continua se destacando no futebol uruguaio. Até aqui são quatro tentos em oito jogos disputados no campeonato local.
Convocado pela Seleção Uruguaia na Copa do Mundo de 2010, Sebastián Fernández tem o Nacional como clube que mais atuou na carreira. Pelo Bolso foram 208 jogos disputados, 48 gols marcados e 23 assistências concedidas. Outra equipe bastante notável que defendeu foi o Málaga. Com a camisa do clube espanhol entrou em campo 98 vezes, com 15 tentos e nove assistências. Também passou por Banfield, Liverpool Montevideo, Defensor e Rayo Vallecano.
Foto destaque: divulgação/Peñarol