O Coritiba assumiu a liderança da Série B após vencer o Brasil de Pelotas por 2 x 0, na última rodada. Desse modo, o Coxa contou com a derrota do Náutico para voltar a liderar o torneio após 11 anos.
Em suma, o Verdão não ficava na ponta da 2° Divisão desde 2010. Na época, o clube liderou entre a 11ª e a 15ª rodadas. E, retomou a posição na 23ª rodada indo até o final da competição, sendo campeão e obtendo o acesso à elite nacional. Por outro lado, nas últimas campanhas da Segundona, tanto em 2018 quanto em 2019, o Verdão não ficou na liderança em nenhuma rodada. Porém, conseguiu subir de divisão ficando na 3ª colocação.
Sendo assim, a atual campanha do Coxa é de 64,7 % de aproveitamento em 17 rodadas. No período, o clube teve nove vitórias, seis empates e duas derrotas. Na média, a pontuação para assegurar o acesso é 63. Assim, o time já conta com mais da metade exigida, com 33 pontos. Vale destacar, que a equipe paranaense possui o quarto melhor ataque, com 21 gols marcados, e a segunda defesa menos vazada, com apenas 11 tentos sofridos. Por isso, é o melhor saldo entre todos os 20 clubes participantes.
Coritiba é o melhor visitante da Série B
A princípio, diferente das últimas temporadas, o Coxa vem se impondo diante dos adversários fora de casa. Desse modo, é a equipe com melhor aproveitamento como visitante, tendo conquistado 17 pontos em nove jogos. Ao todo, são cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, um total de 63% de aproveitamento.
Por outro lado, atuando no Couto Pereira, a efetividade do time não é diferente. É o sexto melhor mandante, estando em invicto nas oito partidas que fez na capital paranaense, tendo quatro triunfos e igualdades, com aproveitamento de 66,7%.
Foto destaque: Divulgação/Coritiba


