O Maracanã passará por uma reforma no gramado em breve, segundo a assessoria do estádio. A pausa deve durar mais de 20 dias, segundo a reportagem da Trivela, e acontecerá depois da partida entre Flamengo x Internacional, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo sábado (26).
O palco da final da Copa Libertadores de 2023 está em um estado crítico de conservação, que acabou gerando diversas críticas dos clubes, jogadores e também dos torcedores cariocas. Assim, a pausa dos jogos disputados no gramado do Maracanã surge a questão de quais serão os locais onde Flamengo e Fluminense irão mandar suas partidas.
Índice
Onde o Flamengo mandará seus jogos?
O mando de campo do Flamengo durante a manutenção do Maracanã ainda é uma dúvida. Por um lado, o portal ‘GE' noticiou que a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, é a primeira opção da direção rubro-negra para mandar seus jogos.
Flamengo consulta Corinthians para enfrentar Athletico na Neo Química Arenahttps://t.co/ZZftdvT9ol
— Letícia Marques (@soyyleticia) August 22, 2023
No entanto, de acordo com a apuração da ‘ESPN', tendo em conta a grande quantidade de torcedores do clube carioca em Brasília, o destino mais provável para o Flamengo mandar suas partidas seria o Estádio Mané Garrincha.
A escolha se justifica em função da logística de deslocamento relativamente fácil entre Rio de Janeiro e Brasília, além da relação do time com o estádio, onde conquistou duas edições da Supercopa do Brasil.
Quantos jogos o Flamengo fará fora do Maracanã?
A princípio, o Mengão terá apenas o compromisso contra o Athletico-PR, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, a mandar fora do seu estádio. Isso porque a partida de ida da final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, pode ser realizada no Morumbi (em função do sorteio de mando de campo, que será feito pela CBF).
Quantos jogos o Flamengo jogou em Brasília em 2022?
Em resumo, o Fla jogou três partidas no Estádio Mané Garrincha na temporada de 2022. Todas as disputas foram válidas pelo Campeonato Brasileiro. Foram duas vitórias, além de uma derrota, justamente no clássico contra o Botafogo.
- Flamengo 0 x 1 Botafogo – Brasileirão 2022
- Flamengo 2 x 0 Coritiba – Brasileirão 2022
- Flamengo 4 x 0 Juventude – Brasileirão 2022
Onde o Fluminense mandará seus jogos?
Por outro lado, segundo a reportagem do Futebol na Veia, o Fluminense escolheu o Estádio Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para ser o seu mando de campo, enquanto o Maracanã estará fechado para reforma do gramado.
Quantos jogos o Fluminense fará fora do Maracanã?
Já o Flu pode realizar duas partidas longe do Estádio do Maracanã: contra Fortaleza e Cruzeiro. As duas disputas são válidas pelo Campeonato Brasileiro de 2023.
No entanto, a realização da partida de volta da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo, pode condicionar o mando do time de Diniz contra o Cruzeiro. Isso porque as partidas tem um intervalo de apenas um dia.
Quantos jogos o Fluminense jogou em Volta Redonda em 2022?
Ao total, o Flu disputou quatro partidas no Estádio Sylvio Raulino de Oliveira, no interior do Rio, na última temporada. O time comandado por Fernando Diniz venceu em quatro oportunidades, sendo duas em disputas do Campeonato Cariocas e as outras duas pelo Brasileirão.
- Fluminense 1 x 0 Madureira – Campeonato Carioca 2022
- Fluminense 4 x 0 Resende – Campeonato Carioca 2022
- Fluminense 2 x 1 Athletico-PR – Brasileirão 2022
- Fluminense 2 x 1 RB Bragantino – Brasileirão 2022
Quantos jogos podem ser disputados no Maracanã por ano?
No começo do ano de 2022, o gramado do Maracanã se tornou híbrido, com 90% da composição em grama natural e outros 10% de sintético. A mudança foi realizada com a expectativa de suportar cerca de 70 jogos por temporada, segundo Severiano Braga, CEO do Maracanã, em entrevista ao ‘GE'.
Ainda de acordo com o responsável pelo estádio, a alternativa seria uma das melhores para dar uma melhor estrutura para o calendário de Flamengo e Fluminense. Na temporada de 2023, o Maracanã recebeu 55 jogos até aqui.
“Vimos que teríamos que fazer uma coisa mais drástica, uma intervenção mais pesada. Hoje, o que tem é o que tem de melhor. Existem outras tecnologias, mas essa que estamos usando é a melhor, está entre as melhore”, disse.