Maiores artilheiros do Brasil em 2023

Confira quais jogadores somam mais gols na temporada de 2023

Futebol é bola na rede e isso é uma máxima que ninguém discute. Por isso, a função do atacante dentro de campo é de total importância para que os times vençam jogos e conquistem títulos. O Futebol na Veia vai listar para você os 10 maiores artilheiros do futebol brasileiro até aqui em 2023.

Inclusive, semanalmente, esta lista será atualizada para que você fique sempre bem informado. Se engana quem pensa que estes profissionais com o faro de gol apurado estão somente nos grandes centros ou clubes de nível alto. Tem atacante bom de bola espalhado por todo o Brasil. Se liga nessa lista:

*Última atualização: 24/10/2023, às 13h25

Top artilheiros do futebol brasileiro em 2023

10º lugar: Luis Suárez – Grêmio (21 gols)

Maiores artilheiros do Brasil em 2023
Suárez sairá do Grêmio ao fim da temporada, mas seus gols ajudaram a equipe em 2023 (Foto: Iconsport)

Um dos grandes atacantes do século, o uruguaio Luis Suárez defende o Grêmio desde o início da temporada e, infelizmente, sairá do clube ao final do ano. Ao menos deixa um legado de gols em 2023, com 21 bolas nas redes em 43 partidas.

O Campeonato Brasileiro é a competição que o atacante marcou mais vezes: nove, a frente do Campeonato Gaúcho (sete), Recopa Gaúcha (três) e Copa do Brasil (duas).

10º lugar: Lucero – Fortaleza (21 gols)

A temporada do argentino Juan Martín Lucero teve uma reviravolta ao ser suspenso pela Fifa do futebol por quatro meses. O Fortaleza conseguiu um efeito suspensivo e o atacante retornou a jogar, sendo importante na chegada à final da Copa Sul-Americana, competição que soma dois gols, além de sete pelo Brasileirão, seis pela Copa do Nordeste, três no Campeonato Cearense, dois na Libertadores e um na Copa do Brasil.

Com tudo isso de gol, chegou no top-10 de maiores artilheiros do Brasil em 2023 com 21.

10º lugar: Roger Guedes – Corinthians (21 gols)

Até sua saída no início de agosto rumo ao futebol do Catar, Róger Guedes era o principal jogador do Corinthians na temporada. Foram 21 gols marcados, divididos entre Campeonato Paulista (oito), Libertadores (três), Brasileirão (sete) e Copa do Brasil (três).

10º lugar: Vinícius Popó – Capivariano e Operário-PR (21 gols)

Grande sensação do futebol paulista no primeiro semestre, Vinícius Popó, está na lista de artilheiros do Brasil desde fevereiro. A terceira divisão do Campeonato Paulista fez com que o atacante de 22 anos entrasse na lista e não saísse mais. O sucesso no Capivariano foi tanto, que o jovem jogador foi para o Operário-PR e continuou balançando as redes.

Até aqui, o retrospecto é o seguinte: 18 gols no Paulistão A3 e três no Brasileirão Série C. Entretanto, vale salientar que vive sequência de seis partidas sem ir às redes.

9º lugar: Mário Sérgio – Paysandu (22 gols)

Mário Sérgio já virou figurinha carimbada na lista dos maiores artilheiros do Brasil em 2023. O atacante do Paysandu brilhou no Campeonato Paraense, ao marcar 10 vezes, além do destaque na Série C do Campeonato Brasileiro, com nove bolas nas redes. Ainda foram três gols na Copa Verde, totalizando 22 na temporada.

9º lugar: Paulinho – Atlético-MG (22 gols)

Maiores artilheiros do Brasil em 2023
Paulinho soma 21 gols na temporada, apesar de dividir protagonismo com Hulk no Galo (Foto: Icon Sport)

Aos 23 anos, Paulinho é um dos principais destaques do Atlético-MG na temporada, mesmo dividindo os gols com Hulk. O jovem atacante tem 22 gols na temporada, sendo 11 pelo Campeonato Brasileiro, sete pela Libertadores, dois na Copa do Brasil e dois no Campeonato Mineiro.

Na recém-inaugurada Arena MRV, Paulinho é o maior artilheiro com quatro gols. Nas últimas cinco partidas com o Galo na temporada, marcou três vezes e ainda distribuiu uma assistência.

7º lugar: Vagner Love – Sport (23 gols)

O experiente Vagner Love tem mostrado no Sport que ainda pode jogar em alto nível. Nesta temporada, o atacante revelado no Palmeiras e que teve passagens de destaque na Rússia, defendendo o CSKA e pela Seleção Brasileira, já marcou 23 vezes e continua na lista de artilheiros.

Os gols estão divididos assim: cinco no Campeonato Pernambucano, cinco na Copa do Nordeste, dois na Copa do Brasil e 11 no Brasileirão Série B. Após atingir a marca de 400 gols na carreira em 23 de julho, o atacante viveu seca de 11 jogos sem marcar e voltou às redes no empate em 3 x 3 com a Ponte Preta.

7º lugar: Ciel – Ferrorivário (23 gols)

O interminável Ciel, centroavante de 41 anos, foi o nome do Ferroviário na Série D, competição que os cearenses terminaram como campeões e com o acesso à terceira divisão. O camisa 99 do Ferão marcou 12 gols na campanha, além de ter balançado as redes cinco vezes no Campeonato Cearense, quatro na Copa do Nordeste, uma na Copa do Brasil e uma na Copa Fares Lopes.

Como a Série D finalizou com o título do Ferroviário, o experiente jogador não tem mais compromissos na temporada e deve ficar para trás na luta dos maiores artilheiros do Brasil em 2023.

5º lugar: Hulk – Atlético-MG (25 gols)

Maiores artilheiros do Brasil em 2023
Dos 25 gols marcados por Hulk, 11 foram no Campeonato Mineiro (Foto: Icon Sport)

Um jogador de nível internacional no Brasil é o atacante Hulk, ídolo do Galo. Com um início de ano fenomenal no Campeonato Mineiro, o camisa 7 está na lista de artilheiros praticamente desde o início da temporada.

Apesar de não estar com mesma regularidade de outrora, o atacante permanece com o seu lugar no top 10. Os gols foram marcados assim: 11 no Mineiro, um na Copa do Brasil, três na Libertadores e 10 no Brasileirão.

5º lugar: Marcos Leonardo – Santos (25 gols)

Maiores artilheiros do Brasil em 2023
Atacante quase saiu do Peixe, mas permaneceu no clube e segue como destaque nos gols (Foto: Icon Sport)

O jovem atacante do Santos tem um excelente ano até aqui. Com 25 gols na temporada, Marcos Leonardo passa a integrar a lista dos maiores artilheiros do Brasil em 2023. Apesar de quase ter saído rumo a Europa, o “Menino da Vila” soma quatro bolas nas redes no Paulistão, três na Copa do Brasil, uma na Copa Sul-Americana, cinco no Mundial sub-20 e 12 no Brasileirão.

4º lugar: Vitor Roque – Athletico-PR (26 gols)

Vitor Roque, o craque do Athletico-PR e futuro jogador do Barcelona, está entre os maiores artilheiros do Brasil em 2023. Com 26 gols marcados, o atacante da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, tem aumentado o seu destaque no Furacão.

Os gols foram marcados nas seguintes competições: quatro no Estadual, seis no Mundial Sub-20, um na Copa do Brasil, quatro na Libertadores e 11 na Série A. Vale destacar que nesse momento ele se recupera de uma lesão ligamentar no tornozelo.

3º lugar: Tiquinho Soares – Botafogo (28 gols)

Vivendo fase iluminada desde o início da Série A do Campeonato Brasileiro, Tiquinho Soares acompanha o fantástico desempenho do Botafogo na competição nacional e é o artilheiro isolado da competição até a 28ª rodada.

Os gols do centroavante do Glorioso estão distribuídos da seguinte maneira: quatro no Campeonato Carioca, cinco na Copa do Brasil, três na Sul-Americana e 16 no Brasileirão.

2º lugar: Pedro – Flamengo (28 gols)

Maiores artilheiros do Brasil em 2023
Pedro acumula muitos gols no primeiro semestre do ano (Foto: Icon Sport)

Pedro balançou as redes 28 vezes nesta temporada pelo Flamengo. Apesar de ter marcado somente duas vezes nos últimos 10 jogos, o camisa 9 do Rubro-negro continua quase no topo da lista de artilheiros por conta do excelente desempenho no início de ano.

Ao todo, foram nove gols no Campeonato Carioca, um na Supercopa do Brasil, quatro no Mundial de Clubes, cinco na Copa do Brasil, três na Libertadores e seis no Brasileirão.

1º lugar: Germán Cano – Fluminense (36 gols)

O argentino Germán Cano está na frente da lista de artilheiros do ano de 2023 – como aconteceu no ano passado, quando terminou com 44 bolas nas redes. O atacante marcou 36 gols até o momento e continua isolado na ponta da lista. Assim como Pedro, o Campeonato Carioca é o grande destaque na temporada do jogador do Fluminense.

Os gols estão espalhados deste jeito: 16 no Cariocão, um na Copa do Brasil, 12 na Libertadores e sete no Brasileirão.

Fique por dentro e acompanhe as atualizações semanais deste material produzido com exclusividade pelo Futebol na Veia.

Bernardo Nascimento

Bernardo Nascimento

Jornalista apaixonado por futebol. Possui na bagagem passagens pela CBF, Betfair, Rádio Poliesportiva e está novamente escrevendo para o Futebol Na Veia.