Loco Abreu se aposenta aos 44 anos

Nesta sexta-feita (11) o atacante Loco Abreu disputou sua última partida como jogador de futebol. Assim, aos 44 anos de idade, o craque Uruguaio deixa os gramados depois de passar por 31 clubes ao longo de sua carreira.

Despedida de Loco Abreu

A saber, em março deste ano o icônico jogador foi anunciado pelo Sud América, do Uruguai. Assim, o clube que conseguiu acesso à elite do futebol do país no ano anterior contou com um nome de peso no elenco. Além disso, el Loco Abreu adicionou mais um clube à sua longa lista de escudos que defendeu.

Dessa forma, sua despedida aconteceu nesta sexta-feira (11) em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Uruguaio. Sebastian Abreu entrou aos 31′ do 2º tempo, quando sua equipe já perdia a partida contra o Liverpool por 4 x 0. Apesar disso, o encerramento de sua carreira teve clima de festa. No entanto, o jogo terminou 5 x 0 para os adversários.

Apelido

Washington Sebastián Abreu Gallo carrega o apelido que espalhou pelos gramados desde a infância. Assim, como o próprio jogador já explicou, sua forma irreverente e brincalhona de se portar acabou fazendo com que sua fama de louco se misturasse à sua identidade.

“É um apelido de infância, de quando comecei nas categorias de base do Nacional. Na base, vivia fazendo brincadeiras. A partir da infância e adolescência, surgiu essa história de ‘El Loco'”

Além disso, outro fator que contribuiu muito para atestar sua insanidade foi sua forma de bater pênaltis. Cobrador assíduo dos clubes pelos quais jogou e também da seleção uruguaia, Loco Abreu cobrou dezenas de penalidades com a polêmica “cavadinha”. A mas marcante delas aconteceu na decisão das quartas de final da Copa do Mundo de 2010, quando o atacante da celeste classificou o Uruguai para a semifinal convertendo a cobrança final.

Loco Abreu no Brasil

No Brasil, Loco Abreu passou por seis clubes diferentes. A princípio, passou pelo Grêmio, em 1998. Em seguida, só foi voltar ao país para defender o Botafogo (2010, 2011 e 2012), clube pelo qual se destacou e virou um grande ídolo da torcida alvinegra.

Divulgação/Botafogo
Foto: Divulgação/Botafogo

Na sequência, teve passagens rápidas por Figueirense-SC (2012), Bangu-RJ (2017), Rio Branco-ES (2019) e Athletic Club-MG (2021). De Minas, Loco voltou para o Uruguai pois desejava se aposentar jogando em sua terra natal.

Curiosidades

  • Loco Abreu é o recordista de clubes defendidos, tendo jogado por 31 equipes ao longo da carreira.
  • Mesmo sendo conhecido por bater pênaltis com a cavadinha, seu índice de acertos nas cobranças era altíssimo.
  • Em 2011, Loco decidiu aposentar as cavadinhas. As últimas cobranças com o recurso foram na vitória por 3 x 2 contra o Fluminense, em que o atacante bateu dois pênaltis dessa maneira, perdendo o primeiro e convertendo o segundo.
  • Loco Abreu é canhoto.
  • Quando atuou pelo Boston River, do Uruguai, Loco Abreu desempenhou a dupla função de jogador e treinador da equipe.
  • Abreu era o último jogador em atividade a ter dividido campo com Diego Maradona.

Foto Destaque: Getty Images

Daniel Cobra

Daniel Cobra

Nascido em Santos, dividiu infância e adolescencia entre os treinos de base do clube e os times de futebol de praia. Mudou-se para São Paulo e se formou em Bacharelado em Esporte na USP, atuando na comissão técnica de clubes como Portuguesa, Corinthians e Guarulhos. Voltou para a universidade e tonou-se Mestre em Filosofia do Esporte pela USP, atuando como pesquisador para a UNESCO. Hoje é Pesquisador Convidado do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol e Redator do Futebol na Veia.