Na última sexta-feira (28), Goiânia acatou a medida de lockdown a partir desta segunda-feira (1º). Assim, em reunião, o governador de Goiás, prefeitos e representantes do Fórum Empresarial decidiram acatar o regime, a princípio, por sete dias.
Assim, além da capital, cidades da região metropolitana, como Aparecida de Goiânia e Trindade, também participam da lista. Segundo o novo decreto, o comércio não essencial irá fechar. Entretanto, não envolve torneios esportivos profissionais.
Dessa maneira, o Campeonato Goiano ocorre normalmente. Sendo assim, as partidas ocorrerão desde que os protocolos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Federação Goiana de Futebol (FGF) sejam seguidos. Além disso, a presença de público nos estádios continua vetada, sem alterações.
⚽️ SÓ VEM! Domingo o Vila Nova está de volta aos gramados, estreando pelo Goianão 2021.
▶️ Confira na imagem nossos confrontos do primeiro turno do estadual.#TIMEDOPOVO pic.twitter.com/ToTFU4yCKx
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) February 22, 2021
Campeonato Goiano 2021
Depois do encerramento do Goianão 2020 com o bicampeonato do Atlético-GO no sábado (27), a temporada de 2021 do torneio já começa neste domingo (28) com quatro jogos. Assim, Iporá x Goiás, Vila Nova x Jaraguá, Grêmio Anápolis x Anápolis FC e Itumbiara x CRAC jogam neste dia pela 1ª rodada.
Ocupação dos leitos em Goiás
Por fim, o regime de lockdown é uma tentativa de reduzir os casos de Covid-19 e, consequentemente, a taxa de ocupação das UTIs em Goiás. Em suma, nas últimas semanas, o Estado teve, pelo menos, 90% desses leitos ocupados. Entretanto, no sábado (27), esse número chegou a 96%.
Enquanto Goiás registra há 395.636 casos de Covid-19 e e 8.510 mortes, aplicaram 188.108 doses das vacinas. A saber, os dados são de um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgados no sábado (27).
“O decreto durará, de início, por sete dias, a partir de segunda-feira (1º). O único gatilho técnico definido no decreto é quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI estiver em, no máximo, 70% por cinco dias, a retomada de alguns setores poderá ser avaliada”, explicou o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.
https://twitter.com/governogoias/status/1365733007961829381?s=21
Foto destaque: Divulgação/FGF