Libertadores 2021: rascunho sobre as equipes

Primeiramente, na tarde do dia 09, a Conmebol sorteou em um evento virtual, na sua sede em Luque, no Paraguai, os grupos da Libertadores 2021.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1380566315904155656?s=20

Dentre os grupos, sete times são brasileiros. São eles: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Flamengo, Santos,  Fluminense e Atlético – MG. O grupo A ainda poderia ser integrado pelo Grêmio. Mas, deu adeus à disputa na terceira fase da pré-Libertadores, caindo para o Independiente Del Valle.

A primeira rodada acontecerá entre os dias 20, 21 e 22 de abril. A tabela ainda será desmembrada pela Conmebol.

Palmeiras

No último sábado (17), o Palmeiras divulgou uma lista com 50 jogadores inscritos na Libertadores 2021. Dentre eles, 15 são atacantes. Logo, entende – se que a posição a se tomar será de ataque acima de tudo.

No entanto, para quem acompanha o time de perto, há um impasse. Se por um lado alguns torcedores consideram ser possível montar 4 equipes entre os 50 relacionados, por outro, alguns palmeirenses não veem futuro próspero.
O time venceu a Copa do Brasil, caso mantenha o desempenho desse último campeonato, pode chegar longe na Libertadores.

São Paulo

Primordialmente, a aposta do São Paulo é inteligente. A princípio, o time vai investir em destaques da base como William e Orejuela na Libertadores. É benéfico pois, trás boa imagem para o time e grandes chances para os meninos, pois os impactos de um bom desempenho na Libertadores abre muitas portas.

Por fim, o treinador também inscreveu jovens da base que passaram a treinar com os profissionais e que já entraram em campo, como Talles Costa e Vitinho.

Porém, o campeonato mal começou e a dor de cabeça para Crespo já veio forte. Há um grande impasse  quanto a decisão da zaga. O técnico argentino quer apostar  no trio composto por Arboleda, Bruno Alves e Léo, e vem colhendo bons resultados, mas também terá de considerar a presença de Miranda, ídolo do clube, com uma carreira consagrada e que, ignorando os discursos protocolares, chegou para ser titular do clube tricolor.

Internacional

Primeiramente, dentre os 49 jogadores anunciados, Taison ainda corre atrás de regularização na CBF para poder ser confirmado entre os inscritos. Aos 33 anos, pode ser um ótimo recomeço para o jogador, ou até mesmo, um bom caminho a se traçar para uma aposentaria de sucesso. Ainda mais, se o time chegar a final e vencer.

Assim como o São Paulo, o Internacional resolve apostar na base para a disputa. A lista tem diversos jovens das categorias de base do clube como Tiago Barbosa, João Félix e Vinicius Tobias, cobiçado pelo Shakhtar Donetsk.

Mesmo com dúvidas na zaga e no ataque, o time embarcou pela Bolívia. Se sentindo pronto o jogo com o Always Ready, válido pela primeira rodada do Grupo B, será disputado às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles.

Flamengo

De mesmo modo, o Flamengo investiu na lista de nomes alguns talentos da base, cerca de 21 jogadores. Ademais, muitos jovens revelados no Ninho do Urubu e que ainda nem estrearam nos profissionais, como as joias Werton, Ryan Luka e o paraguaio Fabrízio Peralta, recém-contratado para o time sub-20. E sendo dois deles com idade sub-17: Matheus França e Mateus Lima.
Hoje (20), será a primeira partida contra Vélez Sarsfield . O time passou por  uma semana de impasses. Primeiro, comemorou o título da Supercopa do Brasil e, em seguida, viu Rogério Ceni voltar a ser pressionado após os rubro-negros perderam o clássico para o Vasco.

Santos

Nesta terça-feira (20), o inicia a busca pelo tetracampeonato às 19h15 (de Brasília), quando vai enfrentar o Barcelona de Guayaquil, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Gupo C.

Em primeiro lugar, se for julgar pelo desempenho nas Libertadores passadas, não da para negar que há uma expectativa acerca do desempenho do time.

Nas quinze estreias até hoje, foram seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. É a décima sexta participação do Santos na competição, com três títulos. O Peixe é o clube brasileiro que mais teve participações em quartas de final, com nove atuações.

Fluminense

Antecipadamente, o meia uruguaio, Michel Araújo, está de saída do clube, que aceitou proposta do Al Wasl, dos Emirados Árabes. Ele será substituído por Pacheco.
Na lista dos ausentes também entra Marcos Paulo,  atacante sequer será opção do técnico Roger Machado. Desde que assinou pré-contrato para sair, ele não foi mais usado pelo Fluminense e vem treinando com o elenco sub-23.

Por fim, o Fluminense, também vai usar algumas joias da base, que ainda não estrearam no profissional e podem ser grandes jogadores na competição. São eles: os goleiros João Lopes e Gustavo Ramalho; o zagueiro Davi; o lateral-esquerdo Jefté; o meia Gustavo Apis, recém-contratado por empréstimo junto ao Nova Iguaçu; e o centroavante João Neto.

Atlético – MG

Único time do grupo com taça de Libertadores, e está num grupo fácil. Mas, os outros times do grupo podem ser zebras, a mesma chance que tem de perder, tem de ganhar. Além disso, o elenco está reforçado, e o técnico Cuca vai tentar buscar novamente uma campanha vitoriosa como em 2013.

O técnico Cuca escolheu cinco goleiros, os dois mais experientes, Everson e Rafael, mais três jovens garotos: Matheus Mendes, Gabriel Delfim e Jean Batista.

Os estrangeiros também vão marcar presença nos jogos, são eles:  o paraguaio Junior Alonso, o venezuelano Savarino, o equatoriano Alan Franco, o colombiano Dylan Borrero, o chileno Eduardo Vargas, mais os argentinos Nacho Fernández e Matías Zaracho.

Cler Santos

Cler Santos

Eu escolhi jornalismo pois além de muito faladeira, semrpe fui uma leitora voraz. Um belo dia vendo Globo Repórter, eu disse a minha mãe que queria viajar muito como a Glória Maria, e ela me disse " então tem que ser jornalista ". É meu objetivo desde então.
Já tive experiência de escrever no jornal da escola, estive sempre entre os primeiros lugares nos campeonatos de texto.
Em jornalismo mesmo, participei como redatora voluntária para o site " dicas de jornalismo " por cerca de 1 mês na editoria de cultura, em que escrevi sobre mulheres negras, público LGBTQIA+ e veganismo negro.
Além disso, já entrevistei e escrevi sobre o radialista de esportes Emerson Pancieri, E a jornalista do MGTV, Cláudia Mourão.
Produzi 2 podcasts em grupo, um sobre um time de rugby paraolímpico, e outro sobre semiótica, jornalismo e o caso de Mariana Ferrer.
Por fim, participei de uma propaganda sobre a importância do jornalismo para a comunidade com a âncora do MGTV Aline Aguiar.