Internacional toma decisão em relação a troca de treinador; entenda

Vivendo fase complicadíssima na temporada, o Internacional perdeu o clássico Gre-Nal no último final de semana pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, pelo placar de 3 x 1. Sem vencer há seis jogos, o time ocupa a 15ª colocação, com apenas sete pontos ganhos, e está a um ponto da zona de rebaixamento, inaugurada pelo Corinthians, com seis pontos ganhos na 17ª colocação. O time treinado por Mano Menezes não vence há quase um mês, quando bateu o Goiás pelo placar de 1 x 0, no Beira-Rio, gol marcado por Carlos de Pena. De lá para cá, o time perdeu cinco jogos, todos pelo Brasileirão, e empatou um, contra o Nacional do Uruguai, em casa, por 2 x 2 pela Libertadores.

A pressão da torcida por melhores resultados é grande, e o time precisa mostrar evolução nas próximas partidas, que serão importantes para o andamento da temporada. Nesta quinta-feira(25), o Internacional encara o time do Metropolitanos, da Venezuela, fora de casa, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com cinco pontos ganhos no Grupo B da competição, o Colorado é o segundo colocado na chave, e caso vença o time venezuelano, poderá encaminhar sua classificação para a próxima fase. Uma vitória é fundamental para acalmar os ânimos pelos lados do Beira-Rio.

Após a derrota para o Grêmio, muito se falou sobre a possibilidade do técnico Mano Menezes sair do cargo, inclusive, o próprio treinador, em entrevista coletiva após o jogo, preferiu evitar falar sobre o assunto, entretanto a diretoria do clube entende que demitir o comandante não é a melhor opção, embora tenha feito uma mudança no departamento de futebol do clube, que optou pelas saídas de William Thomas e Sandro Orlandelli, diretor-executivo e coordenador técnico respectivamente.

Os motivos pelos quais a diretoria manteve Mano Menezes no Internacional

Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, entende que este não é momento para demissão do treinador Mano Menezes do cargo, com esperança de que o time pode reagir e conseguir alcançar os objetivos na temporada. Além do Brasileirão e da Libertadores, o Colorado disputa a Copa do Brasil contra o América-MG. No jogo de ida, os gaúchos perderam, fora de casa, pelo placar de 2 x 0. Além do fato do treinador ter apresentado um desempenho ótimo com a equipe na temporada passada, o departamento de inteligência do Inter apresentou dados que convenceram a diretoria de que o treinador deveria ser mantido, mesmo com a oposição do Conselho Gestor.

Sendo assim, a esperança é de que a equipe possa melhorar em campo por conta da continuidade do trabalho, e o primeiro capítulo desta nova história do Colorado na temporada, passará pelo desempenho do time diante do Metropolitanos na Libertadores.

“Nós entendemos que é possível reverter. Os resultados que não conseguimos envolvem não só preparação física, técnica e tática. A solução que a gente busca é uma mudança destes processos para ter um rendimento melhor. Exemplos dos mais diversos que tratamos, foram internamente levantados a partir de produção de dados das áreas de desempenho, física e científica que demonstram que precisamos melhorar nossos índices. Há perspectiva grande, uma vez que temos muita coisa pela frente. Um Brasileirão inteiro, fase de grupos da Libertadores, decisão na Copa do Brasil. Nestes jogos, temos possibilidade de reverter isso a partir do trabalho e com uma mudança de postura. Entendemos que é possível reverter”, disse Alessandro Barcelos.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.