Independiente Santa Fe x Gimnasia y Esgrima – Resultado, destaques e reação

Independiente Santa Fe x Gimnasia y Esgrima fizeram um jogaço de bola no Estádio Nemesio Camacho, o El Campín, em Bogotá, capital da Colômbia, na noite desta terça-feira (18), e de virada, o time do Santa Fe venceu, pelo placar de 2 x 1, gols marcados por Kevin Mantilla, e pelo veterano Hugo Rodallega, aos 51′ do segundo tempo, praticamente no último lance do jogo. Já os argentinos abriram o marcador com Alan Lescano, aos 41′ da etapa inicial.

Assista aos melhores momentos de Independiente Santa Fe x Gimnasia y Esgrima

Em breve

1º tempo: argentinos aprontam e abrem placar fora de casa

Precisando da vitória após estrear perdendo em casa para o Universitario do Peru, o Gimnasia y Esgrima, mesmo jogando como visitante, foi ao ataque e, embalado pela vitória diante do Racing no Campeonato Argentino, criou sua primeira chance de perigo diante do Independiente Santa Fe, logo aos 2′ do primeiro tempo com Cristian Tarragona, que aproveitou cruzamento do lado esquerdo e cabeceou com certa liberdade, no meio da área, mas a bola acabou passando à esquerda da meta defendida pelo goleiro colombiano Juan Espitia.

Os donos da casa responderam e mandaram um balaço no travessão do goleiro Tomás Durso, do Gimnasia y Esgrima, aos 25′, com Wilfrido de La Rosa, que após cruzamento em cobrança de falta pela meia direita, virou uma bela puxeta, que carimbou a trave superior do arqueiro do time argentino. O jogo seguiu movimentado, e o time do Santa Fe criou mais uma boa oportunidade aos 38′, com Jose Enamorado, que se livrou da marcação pelo meio-campo, avançou no terreno, e chutou forte e com perigo, a bola passou do lado esquerdo da meta de Espitia.

Apesar de estar melhor no jogo, foi o time visitante que abriu o marcador com Alan Lescano. O jogador foi lançado no comando de ataque após boa troca de passes e com muita categoria tocou de cabeça no cantinho, no contrapé de Espitia, que só olhou a bola lentamente entrar em seu canto direito. O primeiro tempo terminou com a vantagem do time argentino.

2º tempo: na base da raça e emoção, Santa Fé vira o jogo

O time colombiano foi para o tudo ou nada em busca da vitória. Como empatou diante do Goiás no jogo de estreia, uma derrota em casa seria muito ruim para a pretensão do Independiente Santa Fé, que entrou na disputa da Copa Sul-Americana para pelo menos avançar para a 2ª fase da competição. Por isso, o time treinado por Harold Rivera Roa, foi ao ataque e conseguiu empatar logo aos 12′ com um gol de Kevin Mantilla, que aproveitou assistência de Christian Marrugo para empurrar a bola no fundo do gol.

Daí pra frente a pressão foi total por parte do Independiente Santa Fé. O Gimnasia y Esgrima, encurralado em seu campo de defesa, tentava na base da catimba segurar o empate a todo o custo. O jogo ficou ainda pior para o time colombiano depois que Fabian Sambueza, em uma entrada forte, acabou sendo expulso do jogo, após revisão do VAR.

Mesmo com um a menos, o time do Santa Fé utilizou de parte do seu nome para ter fé e ir em busca da vitória. Triunfo este que chegou por intermédio do veterano Hugo Rodallega, que aproveitou passe de Jersson González para fazer o segundo gol, e explodir de emoção o estádio El Campín com o gol que assegurou a 1ª vitória dos colombianos na Copa Sul-Americana.

Independiente Santa Fe x Gimnasia y Esgrima – E agora?

Com a vitória, o Independiente Santa Fe foi aos quatro pontos ganhos, e momentaneamente assumiu a liderança do Grupo G da competição. O Goiás, que ainda joga na rodada, pode ultrapassar o time colombiano caso faça um bom placar diante do Universitario do Peru, nesta quinta-feira (20), às 23h (horário de Brasília).

O time colombiano volta a campo pelo campeonato nacional neste sábado (22) diante do Bucaramanga, em casa, às 22h30 (horário de Brasília). Na Copa Sul-Americana, o próximo adversário do Independiente Santa Fe será o Universitario, no próximo dia 4, às 23h (horário de Brasília).

O Gimnasia y Esgrima, tem apenas um ponto ganho na Sul-Americana, e vê a chance de se classificar escapando, agora, as atenções do time voltam para o Campeonato Argentino, o próximo compromisso do time de La Plata será contra o Argentinos Juniors, na próxima segunda-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), fora de casa. Pela Copa Sul-Americana, o Gimnasia enfrenta o Goiás, na Argentina.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.