Histórico do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira chega, mais uma vez, nas quartas de final da Copa do Mundo. Na edição de 2022, o confronto será contra a Croácia, na próxima sexta-feira (9). Entretanto, a fase de mata-mata é comum na vida da canarinha, com ótimos números em relação às classificações para a fase aguda do torneio de seleções.

Desde o início das Copas, foram raras às vezes que o Brasil não esteve nas quartas de final. O dado é tão relevante que, desde 1994, o Brasil sempre chega nesta fase. Portanto, confira o retrospecto do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo.

Entre classificações e eliminações nas quartas de final, o Brasil tem muita história. A única seleção que participou de todas as Copas do Mundo, a pentacampeã já fez grandes jogos nesta fase, mas também perdeu alguns que marcaram a torcida.

Em toda a história, foram cinco eliminações do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo: 1954, 1986, 2006, 2010 e 2018. Apenas em uma oportunidade, em 1990, a Seleção Brasileira parou nas oitavas de final, perdendo para a Argentina.

Participação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo

Copa do Mundo 1938

O Brasil chegou nas quartas de final pela primeira vez em sua história, na terceira participação em Copas do Mundo. Era outra fórmula de disputa e a Seleção já começou sua trajetória nas oitavas de final, onde venceu a Polônia. Nas quartas, venceu a Tchecoslováquia por 3 x 2, parando nas semifinais para Itália.

Copa do Mundo 1950

O Brasil foi para a final do torneio, mas não havia mata-mata nesta edição. O sistema desta Copa eram em duas fases de grupo e na rodada final, a Seleção chegou para enfrentar o Uruguai, mas perdeu por 2 x 1.

Copa do Mundo 1954

Após a perda da final em 1950, para o Uruguai, a Seleção foi para o torneio meio desacreditada e parou na fase final. Na participação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a derrota foi para a Hungria de Puskás, por 4 x 2.

Copa do Mundo 1958

No primeiro título do Brasil, Pelé decidiu a partida contra País de Gales, marcando o único gol da vitória para classificar o time. Depois, goleou a França nas semifinais, por 5 x 2 e venceu a Suécia na final, também 5 x 2.

Copa do Mundo 1962

Na segunda vez em que a canarinha foi campeã, a participação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo foi contra a Inglaterra. O 3 x 1 teve show com dois gols de Garrincha. Depois, o Brasil ainda venceu o Chile e a Tchecoslováquia.

Copa do Mundo 1970

No terceiro título da Seleção Brasileira, o time bateu o Peru por 4 x 2. Nesta edição, a Copa do Mundo já começava a fase final nas quartas, com apenas três jogos para o título. Nas semis, venceu o Uruguai e na final, goleou a Itália por 4 x 1.

Copas do Mundo 1974, 1978 e 1982

Não houve o sistema de mata-mata e por isso, não havia quartas de final. Em 74, o Brasil chegou na disputa de terceiro lugar, mas perdeu para a Polônia. Já em 78, novamente disputando o terceiro lugar, venceu a Itália. Em 82, a derrota para a Itália no grupo C da segunda fase por 3 x 2.

Copa do Mundo 1986

Na volta do sistema mata-mata, o Brasil perdeu sua primeira quartas de final contra a França, o que se repetiria em 2006. Na época, a Seleção empatou por 1 x 1, mas perdeu nos pênaltis, com Zico e Sócrates desperdiçando penalidades.

Copa do Mundo 1994

Após ser eliminado nas oitavas de final em 1990, a volta do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo aconteceu no ano do tetracampeonato. O jogo contra a Holanda foi um dos mais emocionantes do torneio, com o famoso gol de Branco, na cobrança de falta que Romário sai da frente da trajetória da bola, 3 x 2. Depois, o Brasil ganharia da Suécia e na final, da Itália, em cobranças de pênaltis.

Copa do Mundo 1998

Nesta edição, a Seleção chegava como favorita após vencer o torneio passado. Com grandes nomes, o Brasil venceu a Dinamarca de virada, por 3 x 2, se classificando para as semifinais. Neste jogo, Rivaldo foi o principal jogador e marcou duas vezes. Nas semis, venceu a Holanda, mas perdeu a final para a França por 3 x 0.

Copa do Mundo 2002

O famoso jogo do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002 teve o golaço de Ronaldinho Gaúcho, na cobrança de falta que encobriu o goleiro rival. Na partida, a Seleção saiu perdendo e ainda teve a expulsão do próprio Ronaldinho. Mesmo assim, Rivaldo apareceu e ajudou a virada por 2 x 1.

Copa do Mundo 2006

Na segunda vez em que o Brasil enfrentou a França nas quartas de final, e mais uma vez, o resultado ruim aconteceu. Em uma das maiores exibições da carreira de Zidane em Copas do Mundo, os franceses venceram por 1 x 0 com gol de Henry. Era uma das mais badaladas Seleções Brasileiras em termos de nome, com o famoso quadrado mágico formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo.

Copa do Mundo 2010

Treinados por Dunga, a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo aconteceu de forma dolorosa para a torcida. O 2 x 1 para Holanda veio em jogo onde a maioria dos brasileiros considera a melhor atuação do time dentro do torneio. No primeiro tempo, o Brasil marcou o 1 x 0 e colocou os holandeses nas cordas. Entretanto, na etapa final, sofreu a virada e ainda viu Felipe Melo ser expulso.

Copa do Mundo 2014

Na edição do torneio de seleções no Brasil, a vitória contra a Colômbia por 2 x 1, em Fortaleza, marcou a lesão de Neymar, no choque contra o defensor Zuñiga. No confronto, Thiago Silva e David Luiz marcaram os gols que levariam o Brasil para as semifinais e o jogo contra a Alemanha.

Copa do Mundo 2018

Na última participação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a Seleção foi eliminada para a Bélgica, por 2 x 1. No primeiro tempo, De Bruyne e Lukaku foram as redes, colocando o Brasil nas cordas. No segundo tempo, o time brasileiro jogou muito bem e quase conseguiu empatar, com o goleiro belga Courtois fazendo milagres.

Copa do Mundo 2022

Agora, a atual participação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a segunda chance de Tite de passar de fase será contra a Croácia. Após a goleada contra a Coreia do Sul, a canarinha chega com grande favoritismo para passar dos europeus e tentar chegar mais perto da sexta estrela.

Foto destaque: Reprodução/CBF

Robert Ferreira

Robert Ferreira

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!