Grêmio: Possível substituto de Suárez divide opiniões na torcida

Chileno Alexis Sanchéz, ex-Arsenal, pode pintar como reforço no time gaúcho caso atacante seja negociado

A saída de Luís Suárez do Grêmio parece ser questão de tempo. Depois da coletiva concedida pelo técnico Renato Gaúcho na última quinta-feira, alguns dos rumores sobre o desejo do atacante deixar o Tricolor se confirmaram. A negociação entre as partes continuam e o time gaúcho estuda formas de ser compensado financeiramente para liberar o atacante uruguaio.

Caso a saída do uruguaio se confirme, a diretoria gremista já tem um novo alvo em vista: trata-se do chileno Alexis Sanchéz, ex-Arsenal e também com passagem pelo Barcelona. A informação é do jornalista João Batista Filho, da Band.

Nas redes sociais, a torcida está dividida. Parte dos tricolores vê com bons olhos o interesse pelo craque que atualmente tem contrato com o futebol francês. Mas outros ainda acreditam que será difícil substituir Luisito, um dos maiores atacantes da história recente do futebol.

https://twitter.com/euleosanti/status/1682377101335298048

https://twitter.com/PedrohGFBPA/status/1682404896543240197

https://twitter.com/VerdadesGre/status/1682129185744011272

Como foi o desempenho de Alexis Sanchéz na última temporada? 

Alexis Sanchéz defendeu as cores do Olympique de Marseille em 2023.  O atacante chileno foi um dos principais jogadores na campanha que terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, somente atrás de Paris Saint-Germain e Lens. Atuando como homem mais avançado no ataque, o camisa 70 esteve em campo em 44 jogos, marcando 18 gols e concedendo três assistências.

Já defendendo as cores do Chile, Sanchéz disputou três amistosos, contra Paraguai, República Dominicana e Bolívia, onde marcou dois gols. Apesar de ter atuado em boa parte da carreira pelo lado esquerdo, ele chegaria passar a assumir a função de centroavante no time de Renato Gaúcho.

Comparação entre os números de Suárez x Sanchéz em 2023 

Luís Suárez é um dos pilares ofensivos de Renato Portaluppi desde a sua chegada, no começo da temporada. Além de artilheiro do Grêmio em 2023, o camisa 9 marcou 16 gols, além de nove assistências. O atacante de 36 anos disputou Gauchão, Recopa Gaúcha, Copa do Brasileiro e Brasileirão, totalizando 31 partidas e 2689 minutos jogados (uma média de 86 minutos por confronto). Ele só esteve ausente em quatro oportunidades na temporada.  

Luís Suárez em 2023 

  • 31/34 jogos do Grêmio na temporada; 
  • 86 minutos por jogo em campo, em média; 
  • 16/64 gols marcados pelo Grêmio; 
  • 9 assistências.

Por outro lado, Alexis Sanchéz disputou Liga dos Campões, Campeonato Francês e Copa da França pelo Marseille. Foram 44 jogos e 3598 minutos em campo (média de 81 minutos por jogo) em 2023. Além disso, 21 contribuições em gol, sendo 18 tentos marcados e outros três passes para os companheiros. Vale destacar que Jorge Sampaoli, que está no Flamengo, trabalhou com o chileno antes de deixar o comando do clube francês. 

Alexis Sanchéz em 2023 

  • 44/48 jogos do Marseille na temporada; 
  • 81 minutos por jogo em campo, em média; 
  • 18/82 gols marcados pelo Marseille; 
  • 3 assistências.

Quando é o próximo jogo do Grêmio? 

Enquanto a permanência de Luís Suárez no time gaúcho não se confirma, o camisa 9 deve seguir atuando nos próximos compromissos do Grêmio. No próximo sábado (22), o time recebe o Atlético-MG, na Arena do Grêmio, às 21h (horário de Brasília). O jogo será válido pela 16ª rodada do Brasileirão 2023.

Na sequência, o Imortal tem uma partida muito importante pelas semifinais da Copa do Brasil: encara o Flamengo, também na Arena, pela partida de ida. O duelo acontece na quarta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília). Por outro lado, a decisão será no Maracanã, no dia 16 de agosto. 

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.