Neste sábado (14), às 15h (horário de Brasília), ocorre Grêmio x Palmeiras pelo primeiro confronto das quartas de final do Brasileirão Feminino A1. O Tricolor Gaúcho marcou 25 pontos na primeira fase, garantindo a penúltima vaga.

A partida será disputada em Gravataí (RS) no Estádio Antônio Vieira Ramos (Vieirão) e transmitida pelo Tik Tok da CBF. O Grêmio é mandante do primeiro jogo e voltará a enfrentar o Palmeiras no domingo (22) para decidir a vaga da semifinal.

Retrospecto do Grêmio na competição

Empates e derrotas marcaram a campanha do Grêmio no Brasileirão 2021, quatro cada. Com sete vitórias, o time gaúcho se classificou em 7° lugar, conseguindo a penúltima vaga para as quartas de final. Para começar, o Tricolor estreou o campeonato com um empate contra o São Paulo e, em seguida, obteve a primeira vitória em cima do Cruzeiro.

A primeira derrota foi justamente contra o Palmeiras na 5° rodada, 4 x 1 para o time paulista. Assim, a classificação do Grêmio para as quartas veio na 12° rodada com a vitória em cima do Napoli-SC.

Além disso, o Tricolor Gaúcho também participou das quartas de final do Brasileirão 2020, se classificando no 8° lugar. Enfrentou o Corinthians, perdeu os dois jogos, e por isso, não passou para a semifinal. Entretanto, mesmo sem conseguir avançar na competição, foi um bom resultado, já que a equipe subiu em 2019 para a primeira divisão. O Grêmio, até o momento, não possuí títulos no Brasileirão.

Elenco

O elenco do Grêmio não teve desfalques durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Por isso, a equipe gaúcha pode aproveitar bem o mês de pausa da competição para treinar com todas as atletas. Os focos dos treinamentos começaram com o condicionamento físico e, então, o posicionamento tático, visando o confronto com o Palmeiras. Além disso, também não houve contratações ou adições ao elenco nessa pausa.

Portanto, o Grêmio contará com o elenco completo e tem a atacante Laís como destaque. Sendo assim, o Tricolor Gaúcho segue com a esperança de conseguir o primeiro título.

Foto destaque: Morgana Schuh/Grêmio

Eduarda Esposito
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), apaixonada por esportes e futebol. Escritora livre e apaixonada por leitura, incentivadora dos esportes femininos e da representatividade das mulheres em todas as áreas. Brasiliense de nascença e 24 anos de mistura brasileira.