O Universitário do Peru bateu o Gimnasia y Esgrima, da Argentina, fora de casa, pelo placar de 1 x 0, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana 2023. O gol do time peruano foi marcado por Alexander Succar, aos 40′ da segunda etapa, de pênalti. Com a vitória conquistada fora de casa, Los Estudiantiles assumem a liderança da chave, que tem o Goiás como adversário, e que empatou sem gols contra o Independiente Santa Fé no outro jogo do grupo.
Índice
Assista aos melhores momentos de Gimnasia y Esgrima x Universitario
https://www.youtube.com/watch?v=hzYvfb–c0I&ab_channel=MundoFutbolero
1º tempo: Universitario domina, mas falha na finalização
Mesmo jogando fora dos seus domínios, o time peruano foi pra cima e, caso tivesse um pouco mais de qualidade nas finalizações, poderia ter vencido o jogo no primeiro tempo por dois, ou ate mesmo três gols de diferença. Urruti, logo aos 10′ foi lançado no comando de ataque, e chutou na saída do goleiro para balançar as redes. Entretanto, o atacante do Universitario estava impedido, e o jogo foi anulado.
Nos 20 minutos seguintes, o time do Peru teve pelo menos mais três chances reais de gol para abrir o marcador, mas a falta de eficiência impediu que o time visitante levasse vantagem. O Gimnasia y Esgrima, que vive fase muito ruim na temporada, somente assistia os peruanos jogarem, e pouco criaram. A melhor chance argentina no primeiro tempo foi uma cabeçada, já no finzinho da primeira etapa. O placar de 0 x 0 ao final do tempo inicial do jogo foi injusto, pelo que os dois times produziram em campo.
2º tempo: Gimnasia melhora, mas pênalti no fim do jogo decide a partida
O time argentino voltou melhor no segundo tempo e competiu mais, impedindo que o time do Universitario chegasse com facilidade ao campo de ataque. O time de La Plata ainda teve duas boas chances nos primeiros 20 minutos da etapa complementar. Porém, uma polêmica envolvendo a defesa do Gimnasia, quase causa um pênalti a favor dos peruanos.
Logos aos 3′ após cobrança de escanteio pela ponta direita, a bola bateu no braço do defensor do Gimnasia, mesmo com a checagem do VAR a arbitragem não marcou nada e o jogo seguiu. Porém, aos 35′ mais uma bola na mão da zaga argentina, dessa vez após cruzamento na área pela ponta esquerda. O árbitro checou e marcou a penalidade máxima, cobrada por Accaz aos 40′ do segundo tempo, gol que definiu a partida, a vitória do Universitario, e a liderança do grupo aos peruanos.
𝙂𝘼𝙉𝘼𝙈𝙊𝙊𝙊𝙊𝙊𝙊𝙊𝙎 𝙀𝙉 𝘼𝙍𝙂𝙀𝙉𝙏𝙄𝙉𝘼 💪
⚽️ @gimnasiaoficial 0-1 Universitario#ConLaUHastaElFinal pic.twitter.com/4E6E4MJrGZ
— Universitario (@Universitario) April 6, 2023
Gimnasia y Esgrima x Universitario – E agora?
O próximo compromisso do Gimnasia y Esgrima será pelo Campeonato Argentino, em casa, diante do Racing, no próximo sábado (8), às 18h (horário de Brasília). O Universitario volta a campo pelo Campeonato Peruano no próximo domingo (9), em casa, diante do Club Atlético Grau, às 20h (horário de Brasília).
Pela Copa Sul-Americana, os argentinos enfrentam o Independiente Santa Fe, na Colômbia, no próximo dia 18 de abril, às 23h (horário de Brasília), e os peruanos, enfrentam o Goiás, em casa, um dia depois, também às 23h (horário de Brasília).