A final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo terá seu segundo e decisivo confronto no Morumbi. Um sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os mandos de campo, e o Tricolor paulista terá o privilégio de “definir a parada” em seus domínios. Não é uma situação nova para o Rubro-Negro, o maior finalista da competição, com nove participações, mas traz más lembranças ao torcedor.
Das oito decisões anteriores, o Flamengo decidiu três longe de seus domínios e só conseguiu conquistar o título em uma ocasião. A equipe de Sampaoli até tem um trunfo e uma situação curiosa para colocar na mesa, mas o retrospecto em finais de Copa do Brasil longe do Rio de Janeiro não é bom. Mais uma montanha para o Rubro-Negro escalar.
Índice
Começo bom, fim trágico para o Flamengo
A única decisão que o clube da Gávea venceu longe do Rio de Janeiro foi justamente a primeira de sua história, em 1990. Na ocasião, o Flamengo venceu o Goiás no Maracanã, por 1 a 0, com gol de Gaúcho, e segurou o Esmeraldino no Serra Dourada. O empate sem gols deu o título ao Rubro-Negro, mas as finais seguintes não trouxeram boas lembranças.
13 anos depois, o Flamengo terminou com o vice-campeonato da Copa do Brasil, ao enfrentar o Cruzeiro na decisão. A equipe rubro-negra era considerada bem mais frágil do que o clube mineiro, que conquistou a Tríplice Coroa naquela temporada, comandado por Vanderlei Luxemburgo e Alex. O empate em 1 a 1 no Maracanã preparou o terreno para o título da Raposa, ao vencer os cariocas por 3 a 1, com show de Deivid.
A última final em que a decisão ficou longe do Maracanã foi em 2017, quando Flamengo e Cruzeiro voltaram a se enfrentar. Dessa vez os times mostravam equilíbrio dentro de campo, e o agregado mostrou isso, com dois empates: 1 a 1 no Maracanã e 0 a 0 no Mineirão. Aquela edição da Copa do Brasil já não contava com o gol fora de casa como critério de desempate na finalíssima, ou seja, tudo foi decidido nos pênaltis. A estrela de Fábio brilhou, Diego Ribas perdeu, e os mineiros venceram novamente.

2006 e a final curiosa entre Flamengo e Vasco
Ainda que o retrospecto seja ruim, o Flamengo tem um bônus no recorte de decisões sem o mando de campo na Copa do Brasil. Em 2006, depois de dois vices consecutivos, o Rubro-Negro finalmente conseguiu seu segundo título do torneio, batendo o arquirrival Vasco da Gama na decisão. Curiosamente, o clube da Gávea decidiu “fora de casa”.
Ainda que os dois jogos da decisão tenham sido disputados no Maracanã, o mando de campo na volta era do Vasco. O Flamengo acabou se aproveitando da situação para vencer os dois e terminar com agregado de 3 a 0, gols de Obina e Luizão (primeiro duelo) e Juan (segundo duelo).

Flamengo conquistou título recente no Morumbi
O principal trunfo deste elenco do Flamengo para ir até o Morumbi e se sagrar campeão é justamente a experiência. Não pela idade dos atletas, já que a de alguns é bastante avançada, mas o fato de que o Rubro-Negro conquistou um título recentemente no Cícero Pompeu de Toledo. Foi no Campeonato Brasileiro de 2020, disputado em pontos corridos, mas que acabou sendo decidido apenas na última rodada.
Com a liderança assegurada e precisando repetir o resultado do Internacional para conquistar o octa, o Flamengo entrou em campo no Morumbi e, mesmo com a derrota por 2 a 1, levantou a taça. O Internacional não conseguiu vencer o Corinthians, em Porto Alegre, e acabou ficando com o vice-campeonato. O inimigo agora é outro, contudo.

Além de estar disputando o título diretamente com o São Paulo, o Flamengo terá o estádio praticamente completo contra. Em 2020/2021, as arquibancadas ainda estavam fechadas por conta dos protocolos da pandemia do coronavírus. A expectativa é de que o Morumbi esteja completamente lotado na decisão.
Flamengo e São Paulo decidirão a Copa do Brasil nos dias 17 e 24 de setembro. Para o Rubro-Negro vale o quinto título, que o colocaria como segundo maior campeão do torneio, enquanto o São Paulo vive o ineditismo da conquista.