No noite do último domingo (11), o Flamengo fez o dever de casa e somou mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Com gols de Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique, o Rubro-Negro venceu o Grêmio por 3 x 0, no Maracanã, e deu sequência à uma expressiva invencibilidade na temporada, que hoje se configura como a maior entre todos os clubes da Série A.
Depois de início de temporada decepcionante, com derrotas doloridas e sucessivos fracassos na disputa por títulos, o Flamengo trocou seu comando técnico e trouxe Jorge Sampaoli, que estava desempregado desde que deixou o Sevilla. Apesar do início oscilante, o treinador parece ter encontrado a ‘fórmula do sucesso', e o clube da Gávea vai empilhando bons resultados sob a batuta do argentino.
Estatísticas da sequência invicta do Flamengo
Com o triunfo sobre o Grêmio, o Flamengo de Sampaoli chegou a 10 jogos sem saber o que é derrota. No recorte, que inclui partidas do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o Mais Querido obteve sete vitórias e três empates, totalizando o incrível aproveitamento de 80%. Ao todo, o time carioca marcou 19 gols e sofreu seis.
Neste ínterim, de acordo com o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, o Rubro-Negro criou 29 grandes chances e precisou de cinco chutes para marcar gol. Em contrapartida, o adversário finalizou em média 19 vezes para balançar as redes do clube da Gávea.
🔎 O @Flamengo é o time da Série A com a maior sequência atual de invencibilidade. 💪💪
⚔️10 jogos
✅7 vitórias (!)
⚖️3 empates
📊80.0% apv. (!)
⚽️19 gols marcados
🚫6 gols sofridos (!)
🛠29 grandes chances (!)
👟5.0 chutes p/ marcar gol (!)
⚠️19.0 chutes p/ sofrer gol (!) pic.twitter.com/Ep3cy1naiw— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 12, 2023
Números de Jorge Sampaoli no Flamengo
Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo no dia 17 de abril de 2023. De lá para cá, o treinador argentino esteve à frente da equipe rubro-negra em 16 jogos. Com 65% de aproveitamento, o técnico conseguiu nove vitórias, quatro empates e três derrotas. O time carioca marcou 34 gols e sofreu 16. A média de posse de bola do Mais Querido com o comandante é de 59% até o momento.
Com a parada para a data FIFA, Sampaoli terá pouco mais de uma semana livre de preparação no Flamengo. A ideia do argentino é corrigir erros, aprimorar a parte física do elenco e seguir o ‘plano' de aumentar a intensidade da equipe dentro de campo. Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Mais Querido terá Red Bull Bragantino e Santos pela frente na competição, ambos fora de casa.
Posteriormente, o time carioca receberá o Aucas, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Por fim, no início de julho, os comandados de Sampaoli medirão forças contra o Athletico-PR, em jogos de ida e volta das quartas de final da Copa do Brasil.