Flamengo de Sampaoli atinge números ‘assustadores’ e consolida feito expressivo no Brasileirão

No noite do último domingo (11), o Flamengo fez o dever de casa e somou mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Com gols de Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique, o Rubro-Negro venceu o Grêmio por 3 x 0, no Maracanã, e deu sequência à uma expressiva invencibilidade na temporada, que hoje se configura como a maior entre todos os clubes da Série A.

Depois de início de temporada decepcionante, com derrotas doloridas e sucessivos fracassos na disputa por títulos, o Flamengo trocou seu comando técnico e trouxe Jorge Sampaoli, que estava desempregado desde que deixou o Sevilla. Apesar do início oscilante, o treinador parece ter encontrado a ‘fórmula do sucesso', e o clube da Gávea vai empilhando bons resultados sob a batuta do argentino.

Estatísticas da sequência invicta do Flamengo

Com o triunfo sobre o Grêmio, o Flamengo de Sampaoli chegou a 10 jogos sem saber o que é derrota. No recorte, que inclui partidas do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o Mais Querido obteve sete vitórias e três empates, totalizando o incrível aproveitamento de 80%. Ao todo, o time carioca marcou 19 gols e sofreu seis.

Neste ínterim, de acordo com o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, o Rubro-Negro criou 29 grandes chances e precisou de cinco chutes para marcar gol. Em contrapartida, o adversário finalizou em média 19 vezes para balançar as redes do clube da Gávea.

Números de Jorge Sampaoli no Flamengo

Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo no dia 17 de abril de 2023. De lá para cá, o treinador argentino esteve à frente da equipe rubro-negra em 16 jogos. Com 65% de aproveitamento, o técnico conseguiu nove vitórias, quatro empates e três derrotas. O time carioca marcou 34 gols e sofreu 16. A média de posse de bola do Mais Querido com o comandante é de 59% até o momento.

Flamengo de Sampaoli atinge números 'assustadores' e consolida feito expressivo no Brasileirão
Números de Jorge Sampaoli à frente do Flamengo (Sofascore)

Com a parada para a data FIFA, Sampaoli terá pouco mais de uma semana livre de preparação no Flamengo. A ideia do argentino é corrigir erros, aprimorar a parte física do elenco e seguir o ‘plano' de aumentar a intensidade da equipe dentro de campo. Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Mais Querido terá Red Bull Bragantino e Santos pela frente na competição, ambos fora de casa.

Posteriormente, o time carioca receberá o Aucas, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Por fim, no início de julho, os comandados de Sampaoli medirão forças contra o Athletico-PR, em jogos de ida e volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.