Festa rubro-negra! Vitória celebra 122 anos de fundação

O mês de maio possui 31 dias, no entanto, o dia 13 de cada ano passou a ser o “Dia D” do Esporte Clube Vitória. Nesse sentido, fundado no dia 13 de maio de 1899, o Vitória completa, nesta quinta-feira (13), 122 anos de surgimento. Por consequência, na história do futebol brasileiro, o clube baiano carrega o feito de ser o terceiro clube de futebol mais antigo do país. Ou seja, ficando atrás apenas de Rio Grande-RS e da Ponte Preta.

Celebrando mais um ano com sua tradição no esporte mais popular do mundo, o Vitória não organizou nenhuma concentração de torcedores para festejar o momento, devido a pandemia da Covid-19. Entretanto, como forma de presentear a nação rubro-negra, a marca de uniforme do clube: ‘NEGÔ’ anunciou uma promoção especial válida durante esta quinta-feira (13). A princípio, a iniciativa pode ser conferida pelo site: www.sounego.com.br.

Acima de tudo, o Esporte Clube Vitória ganhou vida em 1899, no Corredor da Vitória, pelos irmãos Artur e Artêmio Valente. De antemão, a agremiação recebeu o nome de “O Club de Cricket Victoria”. Em seguida, três anos depois, o clube apadrinhou o futebol como modalidade. Porém, assim como o desporto, o atletismo, a natação e o remo também foram acolhidos. Nesse mesmo ano, o Rubro-negro modificou o nome para Sport Clube Victória.

https://twitter.com/pedrohsmoraess/status/1392806663367897096

CONQUISTAS E CAMPANHAS MARCANTES NA HISTÓRIA DO VITÓRIA

Durante toda a sua trajetória, o Leão da Barra soma 29 títulos estaduais. Já pela Copa do Nordeste, o clube soma quatro “orelhudas” (1997, 1999, 2003 e 2010). Contudo, na pretensão de fazer valer mais um título regional, o clube planeja o reconhecimento do quinto título da competição, anteriormente, conquistado em 1976.

Assim também, a agremiação rubro-negra fez a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro em 2013. À época, o time treinado por Ney Franco finalizou o certame na quinta colocação. Antes de mais nada, o Vitória quase conquistou uma das vagas para a Copa Libertadores da América. Do mesmo modo, em 1993, o time percorreu sua melhor campanha pelo Brasileirão. Naquela ocasião, terminou a competição na segunda posição, perdendo para o Palmeiras nos jogos decisivos (1 a 0 na Fonte Nova; 2 a 0 no Morumbi).

Já pela Copa do Brasil, o Leão da Barra se aproximou da conquista do título em 2010. Todavia, na partida de ida da final contra o Santos, saiu derrotado na Vila Belmiro por 2 a 0. Eventualmente, no jogo decisivo, no estádio Manoel Barradas, liquidou o Peixe por 2 a 1, no entanto, bateu na trave e perdeu o título pois necessitava ganhar por mais de dois tentos de diferença.

INAUGURAÇÃO DO CALDEIRÃO RUBRO-NEGRO 

Tido como palco de grandes apresentações do Esporte Clube Vitória, o estádio Barradão ganhou seus contornos finais em 1986, na inauguração. Em contrapartida, somente a partir de 1994 se tornou mando de campo do Rubro-negro. Atualmente, o santuário comporta cerca de 31 mil pessoas.

MOMENTO ATUAL DO VITÓRIA

Presidido desde 2019 por Paulo Carneiro, que tem um mandato válido até dezembro de 2022, o Vitória passa por um momento delicado dentro de campo. Somente em 2021, primeiramente o time sofreu o revés para o Ceará, na semifinal da Copa do Nordeste. Ainda assim, a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Chagas  sofreu a eliminação no Campeonato Baiano ainda na fase inicial, pelo terceiro ano consecutivo.

Com as atenções voltadas para a estreia na Série B do Brasileirão, o Vitória segue se movimentando no mercado da bola. Até então, o clube anunciou cinco reforços para a competição. São eles os volantes Lucas Silva e Pablo Siles (uruguaio), o meio-campista Bruno Oliveira, e os atacantes Guilherme Santos e Samuel Granada. O primeiro jogo do Leão está marcado para acontecer na sexta-feira (28), contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).

Foto destaque: Divulgação/EC Vitória/Felipe Oliveira

Pedro Moraes

Pedro Moraes

Esporte é vida! Olá, prazer. Eu sou Pedro Moraes, baiano, de 23 anos, formado em Jornalismo pela Universidade Salvador - Unifacs. Guiado pela missão de informar aos amantes do esporte mais popular do mundo sobre diversas notícias do futebol nacional e internacional, sou uma pessoa comunicativa e que está sempre em busca de novos desafios. Onde você pode acompanhar meu trabalho? Através das minhas redes sociais. Instagram: @pedrohsmoraes. Twitter: @pedrohsmoraess.