Família de Pelé pedirá a aposentadoria da camisa 10 do Santos

É de conhecimento de qualquer fã de futebol no mundo que a camisa 10 determina o craque do time. E isto, com certeza, se deve ao Rei Pelé. Ele é dono da camisa 10 mais mítica do futebol mundial, a camisa 10 do Santos. Clube pelo qual Pelé marcou mais de 1000 gols, conquistou inúmeros títulos e começou o legado da camisa 10. Por todos estes motivos, a família de Pelé, falecido nesta quinta-feira (29), fara um pedido junto a diretoria do Santos para que o clube aposente para sempre a eterna camisa 10 do Rei do Futebol.

Mais precisamente, Pelé vestiu a camisa 10 do Santos de 1956 a 1974 (ou seja, por 18 anos). Durante esta época, o Rei disputou 1.116 jogos e marcou 1.091 gols. Entre os títulos conquistados por Pelé no Peixe, são duas Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes.

Vale lembrar que a aposentadoria de um número de camisa é uma prática comum em outras partes do mundo, como por exemplo, nos Estados Unidos. Esta é uma maneira de homenagear grandes ícones dos clubes. Atualmente, a camisa 10 do Santos pertence ao venezuelano Yeferson Soteldo.

Por diversas vezes, conselheiros do Santos discutiram a possibilidade de aposentar a mítica camisa 10 de Pelé. Porém, nunca houve uma representação formal dentro do conselho deliberativo do Peixe para que se aposentasse a camisa de Pelé. Porém, a história é diferente com o triste falecimento do eterno Rei do Futebol.

A família nunca havia se envolvido nestas discussões sobre aposentar a camisa 10, mas desta vez, o pedido vem justamente de dentro da família do Rei Pelé. Por fim, o pedido deverá ser analisado pela diretoria, que ainda não se manifestou sobre o desejo da família de eternizar a mítica camisa 10 de Pelé para sempre, para que ninguém mais a use. Uma homenagem que já deveria ter sido feita. E que é nada mais justo para eternizar a marca de um Rei dentro de seu reino.

Foto destaque: Reprodução/Santos

João Victor Freire

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá.