Na noite desta quinta-feira (27), o duelo Equador x Brasil aconteceu pelas 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Assim, as equipes ficaram no empate de 1 x 1, jogando no Estádio Casablanca, em Quito. A saber, a Amarelinha saiu na frente com gol de Casemiro. Porém, no segundo tempo, os mandantes empataram com Torres. Além disso, o jogo teve muitas intervenções polêmicas da arbitragem.
Índice
Assista aos melhores momentos de Equador x Brasil
1º tempo: Gol cedo e expulsões
O jogo começou com o Brasil já abrindo o placar. Logo aos 6′, em jogada de cruzamento de Philippe Coutinho, a bola disputada pingou na área. Assim, sobrou para o volante Casemiro, embaixo da trave, que empurrou para as redes e fez 1 x 0 para a Amarelinha.
Em seguida, Matheus Cunha recebeu belo lançamento livre. Porém, ao disputar a bola, o goleiro do Equador, Alexander Domínguez, acertou as travas da chuteira no rosto do atacante. Dessa forma, visualizando o monitor do VAR, o árbitro aplicou o cartão vermelho e expulsou o arqueiro. Na falta, Philippe Coutinho pegou muito embaixo da bola, e ela subiu demais.
No lance seguinte, o Brasil teve um jogador expulso também. A saber, o lanteral-direito Emerson Royal acertou o advsersário e tomou o segundo cartão amarelo. Assim, ambas as equipes ficaram com o mesmo número de jogadores. Depois, o goleiro Alisson ainda tomou cartão vermelho por acertar a cabeça de um rival com os pés. Mas, ao ver o monitor do VAR, o juíz interpretou que foi acidental, e retirou a punição máxima. O primeiro tempo acabou mesmo em 1 x 0.
2º tempo: Mais polêmicas e empate
Na volta do intervalo, o Brasil não conseguiu se encontrar no jogo, e o Equador se lançou mais ao ataque em busca do empate. Mas, quem chamou a atenção dos holofotes mesmo foi a arbitragem.
Primeiramente, o juíz marcou pênalti de Raphinha em Estupiñán. No entanto, observando o VAR, o juíz retirou mais uma vez a decisão de campo. Em seguida, o Equador chegou ao seu empate, em uma jogada aérea de escanteio, que o zagueiro Félix Torres subiu sozinho para conferir e fazer 1 x 1.
Na reta final do jogo, o Equador quase fez seu gol da virada, quando o árbitro marcou um pênalti de Alisson em cima de Plata. Além disso, o goleiro brasileiro ainda tomou cartão vermelho. Mas, o VAR entrou em ação mais uma vez, e corrigiu a decisão do árbitro. Portanto, a partida acabou mesmo em 1 x 1.
https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1486839382325739523
Equador x Brasil – E agora?
Com o resultado, o Brasil continua absoluto em 1º lugar na classificação das Eliminatórias, com 36 pontos, já qualificado à Copa do Mundo. Assim também, o Equador chega aos 24 pontos, em 3º lugar, e pode garantir o passaporte para o Qatar já na próxima rodada.
Foto destaque: Divulgação / CBF