Com dois gols de Enner Valencia, Equador vence La Verde e sobe para 3ª colocação nas Eliminatórias (Foto: Divulgação/Conmebol)

Nesta quinta-feira (7), pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, o Equador recebeu a Bolívia e venceu por 3 x 0 no Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil. Do mesmo modo, com dois gols de Enner Valencia e um de Michael Estrada, a La Tri garantiu vitória com facilidade e subiu para 3ª posição. Por outro lado, a La Verde segue na parte de baixo da tabela e vê o sonho de ir à Copa do Mundo cada vez mais distante.

Assista aos melhores momentos de Equador x Bolívia

1º tempo: Equador domina La Verde e abre boa vantagem na primeira etapa

De antemão, os donos da casa encurralaram os bolivianos no campo de defesa e buscaram o gol desde o início do jogo. Dessa forma, aos 14′, após bela inversão de jogo, Byron Castillo recebeu passe, foi até a linha de fundo e cruzou para Michael Estrada apenas empurrar para o gol. Em seguida, a La Tri aumentou com Enner Valencia, que recebeu livre na área e bateu cruzado para fazer o segundo. Logo depois, aos 18 minutos, após boa troca de passes, a bola sobrou para o camisa 13, que não perdoou e fez o segundo dele no jogo e o terceiro dos mandantes.

Do mesmo modo, com a vantagem no placar, os equatorianos passaram a administrar o resultado. Em suma, a seleção da casa manteve a posse de bola, mas pouco ofereceu perigo à meta adversária até o fim da primeira etapa. Por outro lado, a Bolívia não conseguiu chegar ao gol da La Tricolor e foi para o intervalo perdendo por 3 x 0.

2º tempo: La Tri administra resultado e vence mais uma nas Eliminatórias 

Já na etapa final, o Equador controlou a posse de bola e buscava os espaços para aumentar o placar. Por outro lado, os Los Tiahuanacos saíram mais para jogo e apostavam no seu centroavante Marcelo Moreno para diminuir o placar. Porém, a bola pouco chegava ao atacante, que sofreu com a forte marcação dos mandantes.

Ao mesmo tempo, a primeira chance de gol no 2º tempo foi dos mandantes com Marc Enoumba, que aproveitou cobrança de escanteio e mandou à direita do gol. Logo depois, após cobrança de falta, os visitantes quase marcaram, mas o goleiro Moisés Ramírez conseguiu interceptar a jogada e evitar o gol. Assim, com o placar construído na primeira etapa, a La Tri passou a administrar o duelo e confirmou a quinta vitória na competição.

EQUADOR  X BOLÍVIA – E AGORA?

Com o resultado, a Seleção Equatoriana sobe para a 3ª colocação, agora com 16 pontos – apenas três da vice-líder Argentina. Por outro lado, a Bolívia segue com seis pontos na 9ª colocação das Eliminatórias. Do mesmo modo, as equipes voltam a campo no próximo domingo (10) pela rodada atrasada da competição. Assim como, a La Tri visita a Venezuela às 17h30, no Estádio Olímpico de la Universidad Central, em Caracas. Ao contrário, a La Verde recebe o Peru às 17h (ambos no horário de Brasília), no Hernando Siles, em La Paz.

Foto destaque: Divulgação/Conmebol

Matheus Vinicius
A minha paixão pelo futebol me levou ao jornalismo. Já atuei em Assessoria de Imprensa e atualmente trabalho com marketing de conteúdo. Tenho o objetivo de trabalhar diretamente com o futebol, sendo setorista de um time ou na produção de conteúdo audiovisual. Com 22 anos tenho muita coisa para aprender ainda e tenho certeza que aqui no Futebol na Veia irei crescer muito.