É hoje! Chapecoense ou América-MG: quem leva a Série B do Brasileirão?

O Campeonato Brasileiro Série B do ano de 2020, enfim, chega a sua grande decisão. De fato, na temporada, a competição entrega as expectativas que lhe foram depositadas. Com bastante equilíbrio, os clubes lutaram até o fim pelo acesso, mas só quatro conquistarão a tão sonhada vaga.

Por enquanto, apenas três estão com a classificação garantida. São estes: América-MG, Chapecoense e Cuiabá. Desse modo, resta apenas uma vaga. Posteriormente, o  candidato mais forte é o Juventude. Caso a equipe vença sua partida diante o Guarani, fatura o passe.

Todavia, o acesso é apenas a cereja do bolo, ao menos para a Chapê e para o Coelho de Minas. As equipes, com maestria, duelaram lado a lado, mas somente uma ficará com o título. Logo, independente do resultado, ambas são merecedoras. Confira a trajetória dos dois clubes na temporada.

AMÉRICA-MG

Após um bom Campeonato Mineiro, o Coelho acabou eliminado pelo Galo nas semifinais. No Brasileirão, estreou com uma vitória amena de 1 x 0  diante a Ponte Preta. Na rodada seguinte, conheceu precocemente sua primeira derrota contra o Cuiabá.

Desse modo, nos primeiros jogos não apresentava um futebol empolgante. Contudo, a história começou a mudar quando triunfou diante o Oeste. A partir disso, conquistou mais três vitórias significantes, contra Ferroviária, Cruzeiro e CSA.  Conforme os jogos passavam, ganhou equilíbrio e, enfim, assumiu a liderança da competição.

Ao todo são 70 pontos conquistados, com 19 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas. Curiosamente, os mesmos números que o de sua adversária direta Chapecoense, com diferenças mínimas nos gols pró e contra.

https://twitter.com/AmericaMG/status/1355124043230425088?s=19

CHAPECOENSE

De fato, 2020 foi um ano de superação para a Chapecoense. Após um inicio de temporada conturbado e o trauma do primeiro rebaixamento de sua história no Brasileirão Série A 2019, o Verdão do Sul deu a volta por cima ao apostar em uma reconstrução.

Apesar do otimismo, não começou bem e quase acabou rebaixada, dessa vez, no estadual. Entretanto, a equipe resolveu arriscar e contratar o jovem treinador Umberto Louzer. Posteriormente, com maestria, o comandante assumiu o cargo e levou o clube do inferno ao céu, tirando-os da lanterna e os levando ao título catarinense.

Na Série B estrou com um empate sem gols diante o Oeste. Porém, o resultado não desanimou o clube, que, logo, conseguiu vitórias significantes com uma campanha de campeão. Não é a toa que está empatada com o América e, desde que faça o seu papel, mesmo que não fature a taça, já é uma campeão.

A DECISÃO

América-MG e Chapecoense vão a campo na noite hoje (29), às 21h30 (horário de Brasília). Enquanto o Coelho enfrenta o 6º colocado Avaí, o Verdão pega o Confiança, 14º na tabela. Ambas equipes estão empatadas e caso vençam suas partidas, o critério ficará a cargo do saldo de gols.

O fato curioso é que até nisso, os clubes estão empatados, com um saldo de 19 bolas na rede para cada lado. O que difere e faz os mineiros liderarem são os gols efetuados, onde a equipe leva pequena vantagem com dois a mais. Contudo, os catarinenses saem na frente quando o assunto é gols sofridos,  pois levou dois a menos que o rival.

Foto destaque: SportBuzz/Divulgação

Karine Gommes

Karine Gommes

Se o céu é o limite, então voe, irmão! Sou jornalista em formação do 7° semestre pela Universidade Cruzeiro do Sul. O jornalismo surgiu em minha vida, quase que simultaneamente, com a minha paixão por esportes. Necessitava viver aquilo. Assim, fui atrás. Conforme conhecia o profissão, pude visualizar quão ampla é. Apesar de ser apaixonada por esportes, eu quero vivenciar todas as vertentes que o jornalismo me proporcionar. Estou aqui para fazer jus ao meu grande sonho.

Prazer, sou Karine Gommes ;)