A última rodada do grupo C começa nesta terça-feira (26), às 11h (Brasília). Os dois jogos acontecem no mesmo horário, mas o destaque vai para o confronto entre Dinamarca x França, no Estádio Olímpico de Lujniki. A partida será apitada pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci.
O duelo europeu vale bastante para ambas às equipes, principalmente para os dinamarqueses, que ainda não garantiram a sua classificação, mas basta o empate para conseguir o objetivo. Com a derrota, precisa torcer contra os australianos. Diferente da França, classificada as oitavas de final, embora não tenha garantindo o primeiro lugar.
Dinamarca
Maior vítima do VAR nessa copa do mundo, e por coincidência com o mesmo jogador, Yurary Poulsen, a Dinamarca precisa de apenas um empate para garantir a classificação as oitavas de final. Isso não quer dizer que a equipe vai tentar segurar o resultado. É o que garante o treinador Age Hareide, que com o resultado positivo será a primeira colocada no grupo e fugiria do confronto contra a Croácia. Com derrota, os dinamarqueses precisam torcer para o Peru diante da Austrália.
Eriksen e Schmeichel também seguem a linha de Hareide, mas ambos acreditam que o primeiro objetivo é a classificação, depois a equipe pensar na colocação final no grupo.
A boa noticia para os nórdicos é a reintegração do volante William Kvist, que se lesionou no jogo contra o Peru. Ele que teve duas costelas quebradas e um pulmão perfurado, retornou da Dinamarca, onde realizou tratamento durante uma semana e voltou ao grupo na Rússia. Já o destaque negativo é a ausência do atacante Poulsen, suspenso da partida devido aos dois cartões amarelos recebidos diante de Peru e Austrália. Braithwaite deve assumir a vaga.
Provavel escalação: Schmeichel; Dalsgaard , Christensen, Kjaer e Larsen; Delaney, Schone, Braithwaite, Sisto e Eriksen; Jorgensen. Técnico: Age Hareide.
França
Já classificada depois da vitoria contra os peruanos, mas não garantida no primeiro lugar, os campeões do mundo em 1998 vão a Moscou mais tranquilo que os dinamarqueses. Prova disso é que o treinador francês, Didier Deschamps admitiu nesta segunda feira que poupara alguns titulares, mas não confirmou quais jogadores serão poupados.
Segundo o jornal “L'Equipe”, Lloris, Pavard, Umtiti, Pogba, Matuidi e Mbappé serão os poupados, abrindo vaga para o goleiro Mandanda, o lateral Sidibé, o jovem zagueiro Kimpembe, os meias N’Zonzi e Lemar e o atacante Giroud.
Deschamps também foi questionada na coletiva se ajudaria a Dinamarca, já que o empate classifica as duas equipes, o que foi negado pelo francês, que disse que seu time lutará pela vitoria e consequentemente pelo primeiro lugar no grupo. O primeiro colocado do grupo C pode enfrentar nas oitavas tanto a Argentina, quanto a Nigéria.
Provável escalação: Mandanda; Sidibé, Varane, Kimpembe e Hernadez; Kanté, N’Zonzi, Dembélé, Griezmann e Lemar; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.
Retrospecto
No retrospecto entre as equipes, os franceses levam a melhor. Eles têm oito resultados positivos, contra quatro dos dinamarqueses, e apenas um empate. A última vez que se enfrentaram foi em 2015. Na ocasião, a França venceu por 2 a 1, em Copenhague. O triunfo dinamarquês foi em 2002, na Copa do Mundo pelo placar de 1 x 0.