Dérbi 145 completa 41 anos

Acima de tudo, nessa sexta-feira (5), o Dérbi mais importante da história campineira completa 41 anos. De maneira que, no dia 5 de agosto de 1981,  o clássico entre Ponte Preta x Guarani decidiu o título do primeiro turno do Campeonato Paulista. Todavia, naquele clássico, de número 145, a Macaca bateu o rival por 3 x 2, com direito a lances mágicos, golaços, emoção e invasão de campo no Moisés Lucarelli.

Nesse sentido, o jogo de ida aconteceu dia 1º de agosto de 1981, no Brinco de Ouro, terminou em 1 x 1. Bem como, Serginho marcou para a Macaca, e Jorge Mendonça, de falta, marcou para o adversário.

Porém, o jogo aconteceu em uma quarta-feira, 5 de agosto, no Majestoso. Da mesma forma, mais de 22 mil torcedores viram Osvaldo abrir o placar com um chute por cobertura, no final do primeiro tempo. Já no último minuto, Ângelo igualou de fora da área, de bico. Bem como, no início do segundo tempo, Serginho aproveitou falha do goleiro Birigui, para fazer 2 x 1.

Logo, o empate veio logo depois com gol de cabeça de Jorge Mendonça, após escanteio. Ou seja, faltando menos de 10 minutos para o fim do jogo, Odirley fez a galera explodir de alegria no Majestoso: 3 x 2. De canhota, o lateral bateu cruzado no canto, após assistência impecável de Marco Aurélio.

Dérbi 145 completa 41 anos

Juntamente com isso, comandada por  Jair Picerni, a Macaca tinha o goleiro Carlos como paredão. Além disso, a defesa estava formada por Toninho Oliveira, Juninho, Nenê e Odirley; meio-campo Zé Mário, Humberto (Marco Aurélio) e Dicá. Enquanto isso, o ataque tinha Osvaldo, Chicão (Jorge Campos) e Serginho.

Nesse ínterim, com a melhor campanha no geral, no octogonal que valia vaga na decisão, a Macaca passou pelo Santos, América e Botafogo. Já o rival, que foi vice-líder, passou pelo Comercial, Portuguesa e Inter de Limeira.

Afinal, quando o árbitro José de Assis Aragão deu fim ao jogo, a Nação Pontepretana não conteve a emoção e tomou conta do gramado com bandeiras em preto e branco comemorando o título do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1981.

Foto destaque: Reprodução

Ainah Carvalho
Jornalista, apresentadora e apaixonada por futebol! Desde pequena eu sabia que tinha nascido para atuar em algo ligado ao esporte e cada vez mais tenho certeza que quero isso pra mim.

Deixe um comentário