Se tem uma combinação que dá liga, é a do futebol e carnaval, isso porque brasileiro tem um dom tanto nos dribles com a bola quanto com o samba no pé. E o carnaval da cidade de São Paulo é a prova viva de que essa união é sucesso absoluto.
Tanto é que os quatro grandes clubes do estado, possuem agremiações fundadas por suas torcidas organizadas. Em outras palavras, a paixão é tanta que saiu dos estádios e foram parar nos desfiles.
O Palmeiras é um dos times que tem duas escolas de samba representando suas cores: verde, branco e vermelho na avenida. Porém, apenas uma das agremiações compõe a elite do carnaval paulistano, que é a Mancha Verde, já a TUP faz parte do Grupo Especial de Bairros.
TUP brilha em circuito popular
Assim como acontece com os outros três clubes, a Torcida Uniformizada do Palmeiras – TUP se uniu e fundou uma escola de samba, em 29 de novembro de 2008 e o presidente é Ricardo Boehlert. Com apenas 14 anos é a mais bebê entre as agremiações ligadas as organizadas.
A princípio, começou como um bloco e o resultado foi tão bom que virou uma escola. Talvez pelo pouco tempo de existência e os recursos limitados, nunca conseguiu chegar aos grupos de acesso para conquistar uma vaga na elite do carnaval e desfilar no sambódromo do Anhembi.
Dessa forma, filiada à União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a TUP compõe a lista de agremiações do Grupo Especial de Bairros, que acontece na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã.
Em 2023, o desfile está marcado para acontecer na noite desta segunda-feira (20), às 23h (horário de Brasília).
Mancha Verde na elite do carnaval paulistano
A Mancha Verde é uma agremiação formada por torcedores de uma das maiores organizadas do Palmeiras e foi fundada em 18 de outubro de 1995, tendo como presidente Paulo Serdan. Assim como, a TUP iniciou os primeiros passos no carnaval como um bloco e aos poucos foi evoluindo, até se tornar escola de samba em 2000.
O acesso para elite do samba de São Paulo se deu apenas em 2006, na ocasião garantiu a sétima posição, o que a liga não confirma. Já nos anos seguintes, a escola foi se organizando e evoluindo na disputa, conquistando ano pós ano, uma posição melhor.

O ano de 2023 marca a sexta participação seguida da escola de samba. Atual campeã do carnaval, a expectativa é que seja um desfile luxuoso e que encha os olhos dos telespectadores, principalmente dos juízes.
A agremiação traz a letra do samba exaltando o povo nordestino, utilizando frase de músicas conhecidas pela maioria e destacar a fé em dias melhores que o nordeste passa para todos.
Abaixo confira o samba-enredo que terá como intérprete, Fredy Vianna:
OXENTE — SOU XAXADO, SOU NORDESTE, SOU BRASIL
Mancha verde é emoção, oxente
Coração do nordestino bate no peito da gente
Somos uma só família, “êta” povo abençoado
Hoje meu samba vai no passo do xaxado
Eu vim de lá
Também sou cabra da peste
Sou das bandas do nordeste
Vila bela sim “sinhô”
Serra talhada, chão rachado, poeirento
E um sentimento que reflete o meu valor
Oh meu “Padim Ciço”, fé e devoção
Minha história tá na memória
Eu sou do tempo do valente Lampião
“Se avexe não”, na tristeza dou um nó
No arrasta pé do xote, baião e forróPuxa o fole, sanfoneiro, a poeira vai subir
Sertanejo chorou tanto, tá na hora de sorrir
Há esperança reluzindo em cada olhar
Faz um verso de amor, amanhã vai melhorar
O cangaceiro na batalha triunfou
Até maria bonita no bando comemorou
“Olê muié rendeira”
Na embolada dançando a noite inteira
Vem violeiro, num repente ajeitado
Tô “arretado”, a zabumba tá chamando
“Não há oh gente oh não”
Coisa melhor do que cantar o meu sertão
Quanta saudade, “é tempo de voltar”
Salve mestre Vitalino
O meu orgulho, minha raiz
Patrimônio cultural desse país
A Mancha Verde entrará na avenida para buscar o bicampeonato, no próximo sábado (18), às 00:40 (horário de Brasília). De acordo com a ordem dos desfiles, será a terceira escola a entrar na avenida do Sambódromo do Anhembi.