Coritiba está entre os três clubes que mais utilizaram jogadores da base na Série B 

De antemão, o Coritiba é uma das equipes que mais utilizou jogadores das categorias de base no Brasileirão Série B. Dessa forma, em uma maneira geral, dos 629 atletas que entraram em campo no 1° turno do torneio, 105 são oriundos dos juniores. 

Por outro lado, o Coxa foi o único clube da competição a contar com três jogadores entre os dez que mais atuaram. Assim, são eles: Guilherme Biro e Natanael, ambos laterais, e o atacante Igor Paixão. 

Tempo que cada dia deu para jogadores da base em campo na Série B
Foto: Lucas Kotovicz/ge

Minutagem  

Dos 105 jogadores da base, apenas 15 estiveram em campo mais que 1000 minutos, o que representa 14,3%. Desse modo, Biro foi o atleta que teve a melhor sequência. Contando a temporada inteira, o jovem atuou em 91,3% dos minutos em que o Coritiba esteve em campo na Série B. Já Natanael teve em média 73,2% dos minutos na competição pelo Verdão. 

Vale ressaltar que Luiz Henrique também cria da base do Coxa, atuou no profissional do clube por 12 minutos em dois jogos. No entanto, acabou se transferindo logo em seguida para o Santos.

Veja a lista de jogadores da base do Coritiba

  • Defensores: Natanael, Guilherme Biro 
  • Meias: Bernardo, Biel, Luiz Henrique
  • Atacantes: Luizão, Igor Paixão 

Além disso, outros jogadores que foram formados no Coritiba fazem parte do atual plantel, como o zagueiro Henrique e o meia-atacante Rafinha. Esse último, inclusive, atingiu a marcar de 253 jogos pelo Alviverde na partida contra o Botafogo. Sendo assim, ele se igualou a marca do ídolo Coxa-Branca Dirceu Krüger, como 12° no ranking de jogadores que mais vezes vestiram a camisa do clube. 

Foto destaque: Divulgação/Coritiba

Cristian Moraes
Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Turim ou Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!