Corinthians tem melhor média na Arena e estuda aumento

Desde que a Neo Química Arena foi inaugurada, em 2014, o Corinthians nunca teve tanto apoio de sua torcida como em 2022. Mesmo em anos gloriosos, como 2015 e 2017, o Timão não chegou à uma média tão alta como a do atual ano.

Nesse sentido, a média de torcedores presentes no estádio em 2022 é de 37.015, longe de todos os outros anos. A temporada que chega mais próxima é a de 2017, com 34.796. Logo atrás, fechando o top-3, vem 2015, chegando a uma média 33.887.

Os anos com a pior média de público na Neo Química Arena foram 2020 (30.054), 2016 (30.246) e 2014 (30.912). Vale lembrar que em 2020, o Corinthians fez apenas cinco jogos com portões abertos antes da pandemia.

A capacidade do estádio é de cerca de 48 mil torcedores. A saber, o recorde de público da Neo Química Arena em jogos do Corinthians foi na final do Paulistão de 2019, contra o São Paulo, quando 46.093 torcedores marcaram presença na partida. O alvinegro não joga para menos de 30 mil torcedores em casa desde fevereiro.

Ampliação

Com o grande apoio da torcida, a diretoria do Corinthians estuda e debate a ampliação da Neo Química Arena. No entanto, segundo o presidente Duílio Monteiro Alves, a missão não é fácil.

“Pensando nesse ano especificamente, já valeria a pena (pela alta média). Mas aumenta muito o custo de manutenção, existem contas que mostram que, ao ampliar de 48 mil lugares para 60 mil, o custo fica muito maior, não é proporcional, ele aumenta demais”, disse o presidente, na resenha com Ulisses CostaJoão Paulo Cappelanes, no Ulisses Cast.

Outro fator que incentiva as conversas sobre a ampliação é o grande crescimento dos membros do Fiel Torcedor. Segundo um levantamento do jornal O Globo, de julho, o Corinthians é o time com mais sócios do Brasil.

De acordo com o ge, existem duas possibilidades a fim de aumentar a capacidade da Neo Química Arena: criar duas arquibancadas em cima dos setores Norte e Sul (como era com as cadeiras provisórias, no ano em que foi inaugurada); ou retirar as cadeiras do setor Sul, além de diminuir o tamanho das cadeiras dos setores Leste e Oeste.

Corinthians tem melhor média na Arena; aumento é estudado
Neo Química Arena na abertura da Copa do Mundo de 2014 com as cadeiras provisórias. Foto: Joel Silva/Folhapress

Temporada do Corinthians

A boa média de público em 2022 passa muito pela boa temporada que o Corinthians vem fazendo dentro de campo. Eliminado na semifinal do Paulistão, o Timão faz boa campanha no Brasileirão, sendo o 3º colocado e presente no G-4 desde a 1ª rodada.

Além disso, eliminou o Boca Juniors em plena La Bombonera nas oitavas da Libertadores, porém foi eliminado na fase seguinte para o Flamengo. Na Copa do Brasil, o time de Vítor Pereira está na semifinal após golear o Atlético-GO, com a Neo Química Arena lotada.

Corinthians volta a campo no domingo (21), quando enfrenta o Fortaleza, às 18h (horário de Brasília), no Castelão. O próximo jogo do Timão como mandante será na segunda-feira (29), quando recebe o RB Bragantino, às 21h30 (horário de Brasília).

Foto Destaque: Divulgação/Marcos Ribolli/ge

Gabriel Vicco

Gabriel Vicco

Oi, eu sou o Gabriel Vicco e sou apaixonado por futebol e sempre o tive o sonho de trabalhar com isso. Escolhi o jornalismo por gostar de escrever e me comunicar de várias maneiras. Tenho uma página no Instagram com alguns amigos, o Debate (@debateoficial), onde postamos notícias, análises e coberturas do Brasileirão Feminino. Atualmente, tenho a certeza de que a profissão que mais almejo é o jornalismo esportivo, por isso busco por experiências e pela minha evolução nesse ramo.