O clássico entre Corinthians x São Paulo, pela fase de semifinais da Copa do Brasil, acontece nesta terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), mas as provocações entre as torcidas apareceram já nas primeiras horas da manhã. O ‘confronto' fora das quatro linhas começou com algumas faixas espalhadas pela capital paulista com cunho claramente homofóbico.
https://twitter.com/somosaopaulinos/status/1683819961712619521
Episódios como esse, por ambas as torcidas, tem sido recorrentes nos últimos clássicos entre as duas equipes e geram uma discussão sobre conscientização no futebol brasileiro. O próprio Corinthians, punido no último Majestoso por cânticos homofóbicos, fez um apelo nas redes sociais para que as músicas preconceituosas não sejam mais entoadas pelos corintianos.
“Além de ferir muita gente, essas provocações desrespeitam a história democrática e o pensamento plural que sempre marcaram o Corinthians”, afirmou o Timão em suas redes sociais, em uma postagem realizada ontem.
A Fiel é respeito!
Não há nada igual a torcer pelo Timão! E para empurrar o Corinthians, é necessário parar com cânticos homofóbicos. Além de ferir muita gente, essas provocações desrespeitam a história democrática e o pensamento plural que sempre marcaram o Corinthians e… pic.twitter.com/INDLONKBJG
— Corinthians (@Corinthians) July 20, 2023
Índice
Os casos de homofobia nos clássicos entre Corinthians x São Paulo
Corinthians x São Paulo se enfrentaram pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro desta temporada. Além do placar empatado em 1 a 1, a partida realizada na Neo Química Arena ficou marcada por ato de alguns torcedores do Timão cantaram “vamos, vamos Corinthians! Dessas bichas, teremos que ganhar”.
Ainda no decorrer do confronto, o árbitro Bruno Arleu de Araujo paralisou o jogo e o clube notificou no telão do estádio que a ação dos torcedores poderia prejudicar para o restante da temporada. Logo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Corinthians com a perda de um mando de campo.
Neste momento, o jogo entre Corinthians 1×1 São Paulo é paralisado após cantos homofóbicos.
Dos torcedores do Corinthians. pic.twitter.com/X0uU4EoYnz
— ⚽ (@DoentesPFutebol) May 14, 2023
Provações entre as torcidas de Corinthians x São Paulo
Às vésperas da partida de ida entre Corinthians x São Paulo, valendo vaga para a final da Copa do Brasil de 2023, as torcidas das duas equipes movimentam as redes sociais com algumas provocações. De um lado, corintianos postando trechos da música “Não tem torcida para apoiar”, que fala sobre a presença dos tricolores nas arquibancadas, do outro, são paulinos respondem com alguns vídeos mostrando a festa nos jogos da equipe do Morumbi.
https://twitter.com/smokeoct1/status/1683831834654785536
Os caras foram rebaixados com 19k de média de público, enquanto o São Paulo tinha 33k de média em 2017, ainda ousam falar que o São Paulo não tem torcida pra apoiar. https://t.co/kbXJ1uZWQS
— Terapeuta Invertido (@FloperCS) July 23, 2023
"não tem torcida pra apoiar"
São Paulo em 2017 lutando contra o rebaixamento pic.twitter.com/vaqdIOl03k
— sandrin (@s4ndrinn) July 25, 2023
quem foi o animal que bostejou pelos dedos falando que o São Paulo "não tem torcida pra apoiar"?
TEM Q RESPEITAR MEU AMOOOOOOR pic.twitter.com/NzYDkm2cyt
— jurídico um tiro de justiça (@annyzeras) July 25, 2023
Quando será o jogo de volta entre Corinthians x São Paulo?
A partida de volta da semifinal da Copa do Brasil acontece no próximo dia 16 de agosto, quarta-feira, no Morumbi. A bola rola a partir das 19h30 (horário de Brasília). Vale lembrar que não existe mais o critério do gol marcado fora de casa. Se houver empate em número de pontos e saldo de gols nos duelos, a decisão será nos pênaltis.
Próximos jogos pelo Brasileirão de Corinthians x São Paulo
Corinthians e São Paulo volta a campo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Timão enfrentará o Vasco da Gama, em casa. O jogo será no próximo sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília). Já a equipe tricolor recebe o Bahia no Morumbi. O duelo será no próximo domingo (30), às 11h (horário de Brasília).