A Seleção Brasileira vai para a Copa do Mundo 2022 em busca do sexto troféu. Com mais de 100 anos de existência, a Canarinha é, sem dúvidas, a maior entre todas as outras no futebol. Decerto, com muita história para contar, a camisa verde-amarela já esteve nos quatro cantos do mundo e vestiu os principais jogadores da história, incluindo o maior de todos os tempos. Confira a história da seleção do Brasil!
Índice
- 1 Convocados para a Copa do Mundo
- 2 História da Seleção Brasileira
- 3 Caminho do Brasil até a Copa do Mundo 2022 no Catar
- 4 Provável escalação Brasil
- 5 Seleção Brasileira é favorita para a Copa do Mundo 2022
- 6 História do Brasil Copas do Mundo
- 7 Grupo do Brasil na Copa do Mundo 2022
- 8 Top 5 maiores ídolos da Seleção Brasileira
- 9 Maiores artilheiros da Seleção Brasileira
- 10 Jogadores com mais jogos pela Seleção Brasileira
- 11 Títulos da Seleção Brasileira
- 12 A Seleção Brasileira anunciou a lista de convocados. Veja:
Convocados para a Copa do Mundo
Tite convocou os 26 jogadores no dia 7 de novembro, chamando a maioria dos atletas que estiveram ao seu lado. O técnico não levou nenhuma surpresa e garantiu quem participou de todo o ciclo do Mundial do Catar. Com direito a Daniel Alves, Thiago Silva e Neymar, a seleção joga para ser hexacampeã e chega como favorita, pois perdeu dois jogos em cinco jogos de 76 possíveis, desde o início da era Tite. Confira os convocados:
Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton;
Laterais: Danilo, Dani Alves, Alex Sandro e Alex Telles;
Zagueiros: Marquinhos, Thiago Silva, Militão e Bremer;
Meias: Casemiro, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Paquetá e Everton Ribeiro;
Atacantes: Neymar, Raphinha, Antony, Vini Jr., Rodrygo, Martinelli, Richarlison, Jesus e Pedro;
História da Seleção Brasileira
Primeiramente, criada em 21 de julho de 1914, a Seleção Brasileira já despontava como algo acima da média do futebol na época. O esporte vinha em ascensão no país, mas com a grande participação de estrangeiros.
Assim, no Rio de Janeiro, a primeira vez da Seleção Brasileira em campo já teve vitória. No mesmo ano, em setembro, a Seleção foi campeã da Copa Roca, contra a Argentina, em Buenos Aires.
São 107 anos de diversos títulos, grandes feitos e defendendo a vanguarda do futebol. Desde 1930, a Seleção Brasileira participa de Copas do Mundo e venceu mais torneios que todas as outras seleções.
Jogando pela CONMEBOL, federação do continente da América do Sul, o Brasil tem a sua disposição, em torneios, a Copa América, competição de mata-mata entre as seleções do continente, além das Eliminatórias da Copa do Mundo. A saber, as vagas para o Mundial são garantidas aos quatro primeiros colocados. Enquanto isso, a equipe da 5ª posição disputa uma repescagem.
Caminho do Brasil até a Copa do Mundo 2022 no Catar
Em suma, a seleção do Brasil não teve nenhuma dificuldade para se classificar para a Copa do Mundo 2022. Em 17 jogos, o Brasil venceu 14 e empatou três, sem nenhuma derrota. Foram seis pontos de vantagem para o 2º lugar, a Argentina, e 21 pontos para o primeiro time fora da zona de classificação, o Peru.
O desempenho da camisa verde-amarela foi histórico, sem nenhuma derrota e com 40 gols marcados, sofrendo apenas cinco. Tite e seus jogadores elevaram o nível de jogo do time e agora chegam para a Copa do Mundo 2022 com grande favoritismo do sexto título.
Neymar e companhia jogaram muito bem o torneio, ajudando a Seleção a manter o histórico de jogar todas as Copas. O camisa 10 brasileiro foi o artilheiro do time, com oito gols nas Eliminatórias, e desfilou seu jogo mostrando maturidade em ser o principal jogador da geração e da Seleção Brasileira atualmente.
Tite conseguiu fincar um bom grupo de atletas. Apesar de renovada, a seleção do Brasil ainda conta com nomes importantes, como Alisson, Thiago Silva, Daniel Alves, Casemiro e o próprio Neymar, que tem agora jovens ao seu lado, dividindo o protagonismo, casos de Vinícius Júnior, Antony, Raphinha e Lucas Paquetá.
Provável escalação Brasil
Brasil escalação: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Lucas Paquetá, Casemiro; Raphinha, Neymar, Vinicius Júnior; Richarlison.
Seleção Brasileira é favorita para a Copa do Mundo 2022
Portanto, o Brasil chega com o status de favorita para vencer. Ao lado de França e Argentina, a seleção brasileira tem o respeito dos adversários pelo trabalho contínuo de sete anos de Tite, além das atuações mais que seguras até aqui.
Como citado no texto, o Brasil não perdeu nenhum jogo nas Eliminatórias, além de contar com grandes jogadores do futebol mundial para fazer a diferença dentro de campo. Veja quem o Brasil vai enfrentar na fase de grupos da Copa do Mundo 2022.
História do Brasil Copas do Mundo
O Brasil é o maior vencedor da história das Copas com cinco títulos até aqui: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Desde 1930, a primeira vez em que jogou o mundial, a Seleção nunca deixou de estar na competição. É o maior recorde de times em sequência do torneio.
Além das cinco taças, o Brasil também tem dois vice-campeonatos, em 1950 e 1998, e dois 3ºs lugares: 1938 e 1978, e dois 4ºs lugares: 1974 e 2014, além de já ter sediado a Copa do Mundo por duas vezes (1950 e 2014).
Grupo do Brasil na Copa do Mundo 2022
Top 5 maiores ídolos da Seleção Brasileira
Decerto, a Seleção tem grandes jogadores em sua história que, além de mudar o patamar da Amarelinha, revolucionaram o futebol. De Leônidas da Silva até Ronaldo Fenômeno, o mundo sempre foi impactado com a grande habilidade dos brasileiros, que são considerados os melhores jogadores do mundo. Confira alguns ídolos, artilheiros e que mais vestiram a camisa amarelinha até aqui.
Antes de mais nada, muitas seleções tem jogadores históricos, mas o Brasil tem um verdadeiro celeiro de estrelas. De fato, é difícil deixar de fora nomes como Didi, Zagallo, Nilton Santos, Djalma Santos, Vavá, Rivellino, Tostão, Carlos Alberto Torres, Gerson, Zico, Bebeto, Taffarel, Dunga, Roberto Carlos, Cafu, Rivaldo, Kaká e tantos outros. Portanto, vamos mencionar os principais por épocas. Por ser o país pentacampeão, vamos enxugar a lista, mas não dá para ter menos de sete nomes.
Leônidas da Silva
O primeiro gênio e a vestir a camisa da Seleção Brasileira é carioca e atacante. Conhecido como o Diamante Negro, Leônidas foi o craque que popularizou o gol de bicicleta, alguns dizem ser o criador, movimento que dominava com maestria pelos campos dos campeonatos locais.
Na Seleção Brasileira, jogou 21 jogos e marcou 19 gols, com os títulos da Copa Rio Branco (1932) e da Copa Roca (1945). Disputou as Copas do Mundo de 1934 e 1938, sendo artilheiro da Copa do Mundo de 1938 com sete gols. Assim, foi eleito para a seleção da Copa juntamente com o zagueiro brasileiro Domingos da Guia. O Brasil conquistou o 3º lugar em 1938.
Garrincha
Antes mesmo de surgir Pelé, o Gênio das Pernas Tortas teve uma carreira meteórica, mas impactante para ficar na memória da maioria dos brasileiros.
O Rei do Drible, grande jogador do Botafogo e da seleção do Brasil, Garrincha foi campeão da Copa do Mundo de 1958 e 1962, sendo o principal jogador do time em 1962, na ausência de Pelé, que se lesionou durante o torneio.
O craque da camisa 7 não conseguiu ter uma longevidade de carreira, mas foi importante demais na história do futebol brasileiro, que defende a alcunha de futebol de drible, habilidoso e mágico, com todas as citações a Garrincha.
Pelé
De fato, o Rei do Futebol é brasileiro. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é o maior jogador de futebol de todos os tempos. O atacante mudou a perspectiva do futebol a partir do momento que começou a jogar.
Nascido em Minas Gerais, o Rei fez história no Santos, onde venceu todos os títulos possíveis, incluindo Mundial de Clubes, contra o Benfica e o Milan.
Já na Seleção, Pelé é o dono da camisa 10 do primeiro título de Copa do Mundo do Brasil, em 1958, na Suécia. São três taças (1958, 1962 e 1970), com a artilharia máxima até aqui, com 95 gols, 77 em competições oficiais. Entre 1957 e 1971, o camisa 10 jogou 114 vezes com a Amarelinha e venceu 13 títulos diferentes.
Romário
Após um grande hiato, o Brasil voltou a ser campeão do mundo em 1994. Na ocasião, o Baixinho só não fez chover na Copa do Mundo de 1994. Com grande atuação e sendo o principal jogador daquele time, Romário devolveu o título para o país após 24 anos sem a conquista. Decerto, o eterno camisa 11 do Vasco da Gama marcou mais de 50 gols com a Amarelinha.
Ronaldo
O Fenômeno é um ídolo campeão de duas Copas e chegando a três finais consecutivas. Em 1994, foi reserva do time tetracampeão. Mas teve grande destaque na campanha do pentacampeonato, em 2002.
Após operação nos dois joelhos e quase um ano completo sem jogar, Ronaldo foi para o Mundial desacreditado, mas virou a referência do time e artilheiro da competição, com oito gols.
O Fenômeno também foi campeão vice-campeão em 1998. Na ocasião, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, mas uma misteriosa convulsão horas antes da final contra a França dizem ter sido o principal motivo da derrota brasileira na final.
Foram três títulos de melhor jogador do mundo e grande história dentro do esporte, principalmente com a Amarelinha, onde marcou 62 gols em competições oficiais, além de jogar por mais de 100 partidas.
Ronaldinho
Campeão mundial em 2002, Ronaldinho é um dos jogadores mais amados por brasileiros e estrangeiros. Sorriso cativante, futebol arte e cheio de dribles e magia, encantou o mundo do futebol. Por certo, é um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e conhecido e idolatrado mundialmente.
Ídolo do Barcelona e do Atlético-MG, tem praticamente todos os títulos importantes do esporte: Libertadores, Champions League e Copa do Mundo, além de dois títulos de melhor do mundo em 2004 e 2005.
Neymar
Por fim, o atual camisa 10 da Seleção Brasileira vive entre o amor e o ódio. Único dos anteriores a jogar no auge em tempos de internet, Neymar tem todos os holofotes em si. Dessa forma, caminha para ser o brasileiro com mais gols em jogos oficiais, superando nada mais e nada menos que Pelé.
Ainda mais, tendo provavelmente mais um ciclo de Copa do Mundo para cumprir, o craque deve bater todos os recordes, tanto de gols como de participações.
Maiores artilheiros da Seleção Brasileira
- 77 gols – Pelé (91 jogos)
- 73 gols – Neymar (118 jogos)
- 62 gols – Ronaldo (98 jogos)
- 56 gols – Romário (70 jogos)
- 48 gols – Zico (71 jogos)
Jogadores com mais jogos pela Seleção Brasileira
- Cafu – 150 jogos.
- Roberto Carlos – 132 jogos.
- Daniel Alves – 124 jogos.
- Rivelino – 120 jogos.
- Neymar – 119 jogos.
Títulos da Seleção Brasileira
- Copa do Mundo – 5x (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
- Copa América – 9x (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019)
- Copa das Confederações – 4x (1997, 2005, 2009 e 2013)
- Pan-Americano – 2x (1952 e 1956)
- Olimpíadas – 2x (2016 e 2020)
- Copa Roca – 8x (1914, 1922, 1945, 1957, 1960, 1963, 1971 e 1976)
- Taça Oswaldo Cruz – 8x (1950, 1955, 1956, 1958. 1961, 1962 e 1976)
- Copa Rio Branco – 7x (1931, 1932, 1947, 1950, 1967, 1968, 1976)
- Taça Bernardo O'Higgins – 4x (1955, 1959, 1961 e 1966)
- Taça do Atlântico – 3x (1956, 1960 e 1976)
- Superclássico das Américas – 3x (2011, 2012 e 2014)
A Seleção Brasileira anunciou a lista de convocados. Veja:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
Defensores
- Danilo (Juventus)
- Daniel Alves (Pumas)
- Alex Sandro (Juventus)
- Alex Telles (Sevilla)
- Marquinhos (PSG)
- Militão (Real Madrid)
- Thiago Silva (Chelsea)
- Bremer (Juventus)
Meio-campistas
- Casemiro (Manchester United)
- Fabinho (Liverpool)
- Fred (Manchester United)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Éverton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes
- Neymar (PSG)
- Vini Jr. (Real Madrid)
- Raphinha (Barcelona)
- Antony (Manchester United)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Gabriel Jesus (Arsenal)
- Richarlison (Tottenham)
- Pedro (Flamengo)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)