A Seleção Japonesa já é figurinha carimbada em Copas do Mundo. Assim, estará presente na Copa do Mundo de 2022, após passar por uma difícil eliminatória. Então, confira curiosidades, títulos e muitas informações sobre a seleção do Japão.
Índice
- 1 História da Seleção Japonesa
- 2 Veja a lista de convocados da Seleção Japonesa para a Copa 2022:
- 3 Provável escalação Japão
- 4 Caminho do Japão até a Copa do Mundo 2022 no Catar
- 5 Como está a seleção japonesa atualmente?
- 6 História do Japão Copas do Mundo
- 7 Grupo do Japão na Copa do Mundo 2022
- 8 Top 5 maiores ídolos da Seleção Japonesa
- 9 Maiores artilheiros da Seleção Japonesa
- 10 Jogadores com mais jogos pela Seleção Japonesa
- 11 Títulos da Seleção Japonesa
História da Seleção Japonesa
A princípio, os primeiros jogos do selecionado japonês ocorreu em 1917. Assim, a equipe disputou o Campeonato do Extremo Oriente, onde contou com um plantel da Escola Superior de Tóquio. Então, devido ao baixo nível de seus atletas, acabou sofrendo durar goleadas para a China e Filipinas. Sendo assim, o esporte começou a ser mais vinculado nas escolas e somente em 1921 fundaram a JFA (Associação Japonesa de Futebol) e em 1929 ingressaram na FIFA. Porém, só foi disputar sua primeira Copa do Mundo em 1998, após muitas tentativas frustradas de classificar, sendo a maioria delas em partidas finais.
Então, com o passar dos anos a seleção foi evoluindo, se mostrando bem forte, sendo uma das melhores da Federação Asiática de Futebol. Assim, tem importantes títulos em seu currículo, onde já conquistou quatro vezes a Copa da Ásia e é vice campeão da Copa das confederações de 2001. Além disso, tem uma medalha de bronze nas olimpíadas de 1968 no México e teve sua melhor posição em uma Copa do Mundo um 9º lugar na Copa do Mundo de 2002 que foi disputado no próprio pais.
Veja a lista de convocados da Seleção Japonesa para a Copa 2022:
Goleiros
- Shuichi Gonda (Shimizu S-Pulse)
- Daniel Schmidt (Sint-Truiden)
- Eiji Kawashima (Strasbourg)
Defensores
- Miki Yamane (Kawasaki Frontale)
- Hiroki Sakai (Urawa Reds)
- Maya Yoshida (Schalke)
- Takehiro Tomiyasu (Arsenal)
- Shogo Taniguchi (Kawasaki Frontale)
- Ko Itakura (Borussia Monchengladbach)
- Hiroki Ito (Stuttgart)
- Yuto Nagatomo (FC Tokyo)
- Yuta Nakayama (Huddersfield)
Meio-campistas
- Wataru Endo (Stuttgart)
- Hidemasa Morita (Sporting)
- Ao Tanaka (Fortuna Dusseldorf)
- Gaku Shibasaki (Leganes)
- Kaoru Mitoma (Brighton)
- Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt)
- Ritsu Doan (Freiburg)
- Junya Ito (Reims)
- Takumi Minamino (Monaco)
- Takefusa Kubo (Real Sociedad)
- Yuki Soma (Nagoya Grampus)
Atacantes
- Daizen Maeda (Celtic)
- Takuma Asano (Bochum)
- Ayase Ueda (Cercle Brugge)
Provável escalação Japão
Japão escalação: Shuichi Gonda; Takehiro Tomiyasu, Maya Yoshida, Shogo Taniguchi; Junya Ito, Hidemasa Morita, Ao Tanaka, Yuto Nagatomo; Daichi Kamada, Daizen Maeda, Takefusa Kubo.
Caminho do Japão até a Copa do Mundo 2022 no Catar
Inicialmente, a seleção japonesa começou a disputa para vaga já na 2ª fase. Assim, não teve muito dificuldades para passar no grupo F, junto de Tajiquistão, Quirquistão, Mongólia e Myanmar. Então, venceu todos os jogos, marcando 46 gols e sofrendo apenas dois. Na terceira fase ficou no grupo B. Sendo assim, enfrentou Austrália, Arábia Saudita, Omã, China e Vietnã. Por fim, terminou na segunda colocação, com 22 pontos, tendo sete vitórias, um empate e duas derrotas, onde marcou 12 gols e sofreu 4, garantindo diretamente a vaga para a Copa do Mundo.
Decerto, o craque da seleção nipônica foi Takumi Minamino. Então, o jogador pertence ao Liverpool mas, não teve grandes chances pelo clube inglês porém, mesmo assim apresentou um ótimo futebol. Entretanto, acabou sendo emprestado, primeiro foi para o Southampton, onde jogou por dois anos. Mas, atualmente está no Monaco.
Porém, na seleção japonesa foi o grande artilheiro da preparação do selecionado para a copa. Assim, disputou 20 amistosos, marcando seis gols. Já na Copa da Ásia, teve seis jogos e marcou um gol. Além disso, nas classificações para a Copa do Mundo 2022, em 16 partidas marcou 10 gols. Sendo assim, é a grande esperança da seleção do Japão.

Como está a seleção japonesa atualmente?
Inicialmente, a seleção japonesa é tida como a melhor em toda a Ásia. Pois, conta com muitos jogadores experientes, que jogam não só na europa mas, que tem uma liga bem sólida no seu pais. Além disso, desde que vem se classificando para a Copa do Mundo em 1998 é um plantel que sempre poder surpreender. Então, também tem um trabalho bem sólido na base, que recebe um investimento fortíssimo.
Sendo assim, mesmo estando no considerado grupo da morte da Copa, são cotados como um possível nome para estar nas oitavas de final da competição. Além disso, não tem sido uma seleção facil de se enfrentar pois, na última copa venceu muito caro a sua eliminação contra a Bélgica. Então, pode ser uma seleção que pode surpreender dentro do grupo E e possivelmente em umas oitavas de final.
História do Japão Copas do Mundo
Decerto, a seleção do Japão tem apenas seis participações em copas. Então, na primeira em 1998 fez uma péssima campanha, onde ficou na penúltima colocação, com três derrotas, sofrendo quatro gols e marcando apenas um. Porém, em 2002 jogou em casa e fez sua melhor campanha. Assim, conseguir avançar até as oitavas de final, onde foi eliminado pela Turquia, finalizando sua campanha na 9ª colocação com tendo duas vitórias, uma empate e uma derrota, com cinco gols a seu favor e três contra.
Por outro lado, não fez uma boa copa em 2006, onde acabou caindo no grupo Brasil. Assim, ficou apenas na 28ª colocação, tendo empatado um jogo e perdido dois. Sendo assim, ficou com dois gols marcados e sete sofridos. Já na Copa de 2010, voltou a fazer uma boa competição, tendo alcançado as oitavas de final. Mas, foi eliminado pelo Paraguai nos pênaltis. Assim, ficou na 9ª posição novamente, com duas vitórias, um empate e uma derrota, com quatro gols marcados e dois sofridos.
Então, na sua passagem na Copa de 2014 aqui no Brasil também não foi muito bem. Pois, ficou apenas na 29ª posição, com um empate e duas derrotas, tendo marcado apenas dois gols e sofridos seis. Por fim, na Copa do Mundo da Rússia de 2018, conseguiu chegar as oitavas de final, onde por pouco não eliminou a Bélgica. Assim, ficou na 15ª colocação, com uma vitória, um empate e duas derrotas, onde marcou seis gols e sofreu sete.
Grupo do Japão na Copa do Mundo 2022

Top 5 maiores ídolos da Seleção Japonesa
Decerto, a seleção nipónica tem muitos jogadores conhecidos. Assim, durante toda sua história teve grandes idolos, desde por ser um grande artilheiro, a ter um grande número de atuações e até pelo seu estilo fora de campo. Então, um deles até teve uma breve passagem no Brasil, abrindo ainda mais as portas do futebol japones dentro do Brasil.
Keisuke Honda
A princípio, o jogador teve um ótimo desempenho no futebol mundial. Assim, jogou por alguns clubes do futebol japonês antes de ir para a Europa. Então, chegou no antigo continente para jogar no VVV Venlo da Holanda, por lá chamou a atenção do CSKA e foi multicampeão pelo clube.
Sendo assim, foi para o Milan, onde também apresentou um belo futebol. Mas, após três anos se transferiu para o Pachuca, e dali em diante começou a rodar por diversos clubes pelo mundo, tendo até uma passagem pelo Botafogo. Por fim, sempre esteve muito presente no plantel japonês, sendo um grande símbolo do futebol por todo o seu país.
Kazuyoshi Miura
Inicialmente, o jogador ficou muito conhecido no Japão por deixar o pais rumo ao Brasil para jogar futebol. Assim, aqui começou sua carreira pelo Juventus-SP e passou por diversos clubes do nosso pais. Então, acabou retornando ao Japão, onde rodou por vários clubes por lá e de outros países. Assim, encerrou sua carreira em 2005 mas, no ano passado voltou a jogar novamente aos 55. Sendo assim, atualmente joga pelo Verspah Oita, clube da quarta divisão japonesa.
Por fim, o jogador é tido como um ídolo por ser um dos primeiros jogadores japonês a atuar fora do seu pais. Então, como também jogou por diversos clubes do pais conquistou muitos fãs.
Shunsuke Nakamura
Decerto, o atleta começou no futebol japonês e por lá fez ótimas atuações pelo Yokohama Marinos, onde chamou a atenção do Reggina. Assim, o jogador se mostrou um ótimo meio campo, sendo um cobrador de falta muito preciso. Então, se transferiu novamente, dessa vez para o Celtic, onde seguiu tendo ótimas atuações. Em seguida foi para o Espanyol onde não teve muitas chances. Porém retornou ao futebol japonês e por lá segue até hoje, onde atua na segunda divisão pelo Yokohama FC.
Sendo assim, o atleta é tido como um dos maiores do pais devido a sua ótima passagem pelo Celtic, onde conquistou diversos títulos e levou o futebol japonês a ser reconhecido na Europa.
Kunishige Kamamoto
A saber, o jogador foi muito conhecido dentro do seu pais. Assim, em uma época em que o futebol era pouco conhecido no Japão, o atleta junto de seus companheiros levou para o Japão o que é considerado um dos maiores títulos do pais no esporte. Então, nas olimpíadas de 1964 no México conquistou a medalha de bronze.
Sendo assim, após a conquista e ajudar no desenvolvimento da J League, Kamamoto virou vice presidente da federação japonesa de futebol. Além disso, também é o jogador que mais atuou e que mais marcou gols pela seleção do Japão.
Hidetoshi Nakata
Por fim, sem duvida alguma o maior ídolo do futebol japonês é Nakata. Então, o atleta rodou por diversos times da Europa, como Roma, Parma, Fiorentina, entre outros. Assim, fez parte do elenco que disputou as copas de 2006 e 2010. Sendo assim, divulgou o nome do futebol japonês por todo o mundo, conquistando milhares de fans por todo o Japão. Além disso, foi o primeiro japonês a ser indicado para a bola de ouro por quatro anos seguidos.
Maiores artilheiros da Seleção Japonesa
- 52 gols – Shinji Okazaki
- 42 gols – Kazuyoshi Miura
- 38 gols – Keisuke Honda
- 31 gols – Shinji Kagawa
- 25 gols – Yuya Osako
Jogadores com mais jogos pela Seleção Japonesa
- Yasuhito Endo – 152 jogos
- Yuto Nagatomo – 136 jogos
- Masami Ihara – 122 jogos
- Maya Yoshida – 119 jogos
- Shinji Okazaki – 119 jogos
Títulos da Seleção Japonesa
- Copa da Ásia – 4x (1991, 2000, 2004 e 2011