A Seleção Ganesa vai disputar a Copa do Mundo pela quarta vez. Desde que conseguiu a primeira classificação, em 2006, Gana ficou de fora apenas da edição de 2018, realizada na Rússia.
Índice
- 1 História da Seleção Ganesa
- 2 Caminho de Gana até a Copa do Mundo 2022 no Catar
- 3 Gana tem como missão chegar às Oitavas de Final
- 4 História de Gana Copas do Mundo
- 5 Grupo de Gana na Copa do Mundo 2022
- 6 Top 5 maiores ídolos da Seleção Ganesa
- 7 Maiores artilheiros da Seleção Ganesa
- 8 Jogadores com mais jogos pela Seleção Ganesa
- 9 Títulos da Seleção Ganesa
- 10 A Seleção Ganesa anunciou a lista de convocados. Veja:
História da Seleção Ganesa
De fato, a Seleção Ganesa de futebol passou a se reunir regularmente a partir de 1957, Associação de Futebol de Gana. Com sede em Acra, a GFA é associada à Confederação Africana de Futebol. Assim, além das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo, a seleção disputa a Copa Africana de Nações e também a Copa da África Ocidental.
Caminho de Gana até a Copa do Mundo 2022 no Catar
Apesar de estar na Copa do Mundo, a Seleção Ganesa teve problemas nas eliminatórias. Na primeira fase, classificou-se apenas no saldo de gols, deixando África do Sul, Etiópia e Zimbábue de fora. Enfim, foram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota. A classificação veio por causa dos sete gols marcados, contra seis do sul-africanos.
Definitivamente, o gol que garantiu a seleção de Gana na Copa do Mundo 2022 foi de Thomas Partey. Isso porque o primeiro jogo diante da Nigéria, em Acra, terminou 0 x 0. Decerto, no jogo da volta, Partey abriu o placar, Ekong empatou o jogo, mas por causa da regra do gol qualificado, as Estrelas Negras conseguiram a classificação.
Gana tem como missão chegar às Oitavas de Final
Primeiramente, Gana está no Grupo H, ao lado de Portugal, Uruguai e Coréia do Sul. Não há um bicho-papão, e nenhuma grande zebra. Assim, o objetivo do técnico Otto Addo é conseguir passar de fase, e chegar, no mínimo, às oitavas de final. Segundo as casas de apostas, Portugal e Uruguai são favoritos à classificação, mas a seleção Ganesa tem condições de “quebrar a banca”.
História de Gana Copas do Mundo
Demorou, afinal, apenas em 2006 Gana disputou a sua primeira Copa do Mundo. E foram muito bem. Primeiramente, foi a única seleção africana a passar da primeira fase. Assim, caiu nas oitavas de final, diante da seleção brasileira. O detalhe é que o destaque da equipe, Michel Essien estava suspenso e não pode jogar.
Em 2010, Gana igualou Camarões e teve o melhor desempenho de uma seleção africana em Copas do Mundo. Chegou às quartas de final, quando perdeu para o Uruguai. No tempo normal o jogo terminou 1 x 1 no tempo normal. No último lance da prorrogação, Luis Suárez colocou a mão na bola, cometeu um pênalti, foi expulso e Asamoah Gyan desperdiçou a penalidade.
Na Copa de 2014, o desempenho foi péssimo. Apesar do grupo difícil com Alemanha, Estados Unidos e Portugal, a seleção ficou na lanterna, com apenas um ponto. O curioso é que esse ponto foi conquistado contra a Seleção Alemã em 1 x 1.
Grupo de Gana na Copa do Mundo 2022
Top 5 maiores ídolos da Seleção Ganesa
De fato, sempre que pensamos em grandes ídolos, no caso do Brasil, a primeira coisa que vem à cabeça é: ele foi campeão do mundo? Claro, que na seleção de Gana, que nunca ganhou uma Copa, essa visão será um pouco diferente. Grandes artilheiros, jogadores hegemônicos, atletas com destaque em clubes europeus. A lista dos maiores ídolos da Seleção Ganesa é bem variada, e tem até o “vilão” do Mundial de 2010. Assim, conheça os maiores ídolos ganeses.
André Ayew
Além de Partey, que foi artilheiro da seleção de Gana nas eliminatórias com quatro gols, teve destaque o capitão André Ayew, atacante que joga no Al-Sadd do Catar. Atuando por Gana desde 2007, Ayew tem 107 jogos e 23 gols marcados. De fato, são números modestos para um atacante, porém, é um dos líderes da seleção.
Abedi Ayew
Sem dúvidas, o jogador mais importante da história de Gana é Abedi Ayew, conhecido como Abedi Pele, inclusive, ele é pai de André Ayew. Foram 73 jogos e 33 gols com a camisa das Estrelas Negras. Na década de 1980 foi considerado o melhor jogador do continente. O atacante teve muito destaque na França, mas nunca disputou uma Copa do Mundo. Foi eleito três vezes melhor jogador africano pela revista France Football.
Asamoah Gyan
Claro que nessa lista não poderia faltar o maior artilheiro da história da Seleção de Gana, Asamoah Gyan. O atacante de 36 anos, declarou recentemente que está disposto a deixar a aposentadoria para disputar mais uma Copa do Mundo. Em 109 jogos, foram 51 gols. E um pênalti perdido que foi marcante. Nas quartas de final da Copa de 2010, perdeu um pênalti no último lance da prorrogação, diante do Uruguai.
Michel Essien
O terceiro ídolo é Michel Essien. Decerto, o ex-volante tem apenas 58 jogos e 9 gols com a camisa da Seleção Ganesa, mas é inegável o impacto que o jogador causou. Foi importante nas campanhas nas Copas do Mundo de 2006 e 2014, porém, em 2010 estava machucado e por isso não jogou.
Tony Yeboah
O último jogador dessa lista é Tony Yeboah, que assim como Abedi Pele, nunca disputou uma Copa do Mundo. Atacante talentoso, Yeboah foi duas vezes artilheiro do Campeonato Alemão, além de ser o segundo jogador negro da história da Bundesliga. Assim, foram 59 jogos e 29 gols.
Maiores artilheiros da Seleção Ganesa
- 51 gols – Asamoah Gyan
- 33 gols – Abedi Pele
- 23 gols – André Ayew
- 19 gols – Sulley Muntari
- 19 gols – Jordan Ayew
Jogadores com mais jogos pela Seleção Ganesa
- Asamoah Gyan – 109 jogos
- André Ayew – 107 jogos
- Jordan – 81 jogos
- Abedi Pele – 73 jogos
- Emmanuel Badu – 72 jogos
Títulos da Seleção Ganesa
- Copa Africana de Nações – 4x (1963, 1965, 1978 e 1982)
- Copa do Mundo Ocidental – 5x (1982, 1983, 1984, 1986 e 1987)
A Seleção Ganesa anunciou a lista de convocados. Veja:
Goleiros
- Ibrahim Danlad (Asante Kotoko SC)
- Abdul Manaf Nurudeen (KAS Eupen)
- Lawrence Ati-Zigi (FC St. Gallen)
Defensores
- Daniel Amartey (Leicester City)
- Mohammed Salisu (Southampton)
- Alexander Djiku (Strasbourg)
- Alidu Seidu (Clermont Foot)
- Tariq Lamptey (Brighton)
- Abdul Rahman Baba (Reading)
- Gideon Mensah (Auxerre)
- Denis Odoi (Club Brugge)
- Joseph Aidoo (Celta)
Meio-campistas
- Salis Abdul Samed (RC Lens)
- Thomas Teye Partey (Arsenal)
- Elisha Owusu (KAA Gent)
- Daniel Afriyie Barnieh (Hearts of Oak)
- Kamal Sowah (Club Brugge)
- Mohammed Kudus (Ajax)
- Andre Ayew (Al Sadd SC)
- Daniel-Kofi Kyereh (Freiburg)
Atacantes
- Osman Bukari (Estrela Vermelha)
- Jordan Ayew (Crystal Palace)
- Inaki Williams (Athletic Bilbao)
- Abdul Fatawu Issahaku (Sporting)
- Kamaldeen Sulemana (Rennes)
- Antoine Selorm Semenyo (Bristol City)