Há 30 anos a Argentina eliminava o Brasil na Copa de 1990

No dia 24 de junho de 1990, o craque argentino Caniggia marcou o gol no estádio Delle Alpi. Como resultado, a Argentina acabou eliminando o Brasil, pelas oitavas de final, pelo placar final de um a zero, na Copa do Mundo, na Itália. Portanto, tirou o sonho da Seleção Canarinho conquistar o seu, tetracampeonato mundial. Além disso, este fatídico jogo ainda é marcado na história do futebol, e nas lembranças de torcedores brasileiros e argentinos.

CAMPANHAS

O Brasil, chegou para o duelo contra os Hermanos na Copa. Pelo Grupo C, derrotou a seleção da Suécia, Costa Rica e Escócia, terminou a fase de grupos 100% de aproveitamento, quatro gols marcados e apenas um gol vazado.

Já a Argentina, pelo Grupo B, enfrentou Camarões, União Soviética, e a Romênia, se classificaram na fase de grupos, pela terceira posição com 1 empate, 1 derrota, 1 vitória. Além disso, marcaram 3 gols e sofreram 2 gols.

A PARTIDA

Nas oitavas de final, as duas seleções se encontraram para o confronto, em Turim. A escalação de Sebastião Lazaroni tinha Taffarel no gol; M.Galvão, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes, Branco, Dunga, Jorginho, completando a linha defensiva; Valdo e Alemão no meio; por fim, Careca; Muller no ataque. Da mesma forma, a escalação da Argentina tinha Goycoechea, Simon, Ruggeri, Monzon e Olarticoechea; Giusti, Basualdo, Burruchaga e Maradona; Troglio (Calderón) e Caniggia.

A primeira etapa do jogo, com a pressão brasileira houve inúmeras chances desperdiçadas de gol, e uma bola no travessão após cabeçada de Dunga, enquanto isso, La Albiceleste, abusou dos contra-ataques mas sem perigo, terminando empatados.

Na volta da segunda etapa final, a Seleção Canarinho continuou atacando e pressionado ao ataque. Em dois lances seguidos, explodiram o travessão do arqueiro Goycoechea, primeiro com Careca e depois um chute de fora com Alemão. Mas, o duro golpe foi registrado aos 35′, após Maradona passar por três jogadores brasileiros, deu um passe para Caniggia, ficou de frente com Taffarel.

O atacante teve frieza para driblar e marcar o gol da classificação para as quartas de finais, da Copa. Mesmo com substituições do meia Silas no lugar do líbero Mauro Galvão e o atacante Renato Gaúcho na vaga do volante alemão, não sentiu efeito, além disso, Ricardo Gomes foi expulso, após derrubar Basualdo. Aos 43′, Muller teve a última chance de empatar, mas, acabou desperdiçando. Em conclusão, no Estádio Delle Alpi, em Turim, se concretizava a eliminação precoce do Brasil.

CANÇÃO DA PROVOCAÇÃO

Após a eliminção da seleção brasileira para os Hermanos houve uma canção feita para provocar e ter perdido na ocasião.  “Brasil decime que se siente…” (Brasil me diga como se sente).

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Juan Camilo

Juan Camilo

Meu nome é Juan Pablo, estudo Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM). O jornalismo é um privilégio de estar nessa área incrível. Amo futebol, basquete, jogos antigos. Meu objetivo é conseguir ser um dos melhores jornalistas e ser correspondente esportivo.