Conheça a Seleção Catalã de Futebol

A Seleção Nacional de futebol da FCF. Devido a suas convergências com a Federação Espanhola de Futebol, a Catalunha não é afiliada à FIFA ou à União das Associações Europeias de Futebol, a UEFA. Portanto, não pode participar de torneios internacionais como a Eurocopa e principalmente a Copa do Mundo. Dessa forma, suas atuações limitam-se a amistosos.

O BOM INÍCIO DA CATALUNHA EM CAMPO

A estreia da seleção catalã foi em 1903, em um jogo contra uma equipe denominada Cleópatra, já que os jogadores do clube eram tripulantes de uma embarcação que levava o mesmo nome. A estreia foi vitoriosa para os catalães, 3 x 0. Contra o Sportmen's Club, também uma vitória, 3 x 2. Em 29 de maio de 1904, o terceiro jogo da seleção, dessa vez, contra o Real Club Deportivo Español, rival do FC Barcelona. A partida era comemorativa, já que os atletas do Español foram homenageados, no entanto, mais uma vitória para a seleção, dessa vez por 4 a 1.

Com o passar dos anos a Seleção Catalã fez alguns jogos contra clubes de futebol e teve o seu nome modificado algumas vezes, assim sendo: Selecció Catalana , Selecció de Barcelona e o Catalunha XI. Na década de 1930, dois confrontos contra o Brasil. O primeiro, em 17 de junho, o Catalunha XI venceu a seleção brasileira por 2 a 1 em Les Corts, distrito da cidade de Barcelona.

No segundo duelo, empate por 2 a 2 em Vista Alegre, Girona. Naquela ocasião, os jogadores brasileiros estavam na Europa para jogar a Copa do Mundo de 1934, vencida pela Itália. Nesse plantel, a amarelinha contava com Leônidas da Silva, craque do país na época e que marcou história no Flamengo e São Paulo.

Em 2005, a seleção da Catalunha e a Seleção Brasileira voltaram a se enfrentar. Entretanto, o resultado foi bem diferente para os catalães, derrota por 5 a 2 para o Brasil. Os torcedores locais viram Ronaldinho Gáucho pela primeira vez como adversário. Além de Ronaldo Fenômeno, já como jogador do Real Madrid, autor de dois gols. Gerard e Sergio García marcaram o de ‘honra' a favor dos catalães, Pep Guardiola também estava em campo.

O ÚLTIMO JOGO OFICIAL

Em 20/03/2019, o técnico Gerard López, do Valladolid, convocou seus jogadores para um amistoso contra a Venezuela, no dia 25, em Girona. No elenco, jogadores como Piqué, Busquets e Xavi, portanto, aposentados da Seleção Espanhola e que são favoráveis a independência da Catalunha, tema polêmico na Espanha. No duelo, contudo, a seleção catalã venceu por 2 x 1, com gols de Bojan Krkic e Javi Puado.

Foto Destaque: Reprodução/ESPN/Getty

Matheus Aquino

Matheus Aquino

Matheus Aquino, 19 anos, estudante de Jornalismo - 2° período na UFPB. A paixão pelo jornalismo surgiu desde pequeno. Aos 17 anos entrou para uma rádio comunitária com um programa chamado Na Marca do Pênalti, onde era apresentador. No ano seguinte, ingressou no principal site de seu município como colunista de esportes e repórter jornalístico. Em 2019, entra para uma outra rádio local, dessa vez, fazendo comentários todos os domingos sobre futebol. A facilidade na escrita e a intimidade com o microfone e as câmeras tornaram o jornalismo ainda mais a sua paixão.