A Seleção Nacional de futebol da FCF. Devido a suas convergências com a Federação Espanhola de Futebol, a Catalunha não é afiliada à FIFA ou à União das Associações Europeias de Futebol, a UEFA. Portanto, não pode participar de torneios internacionais como a Eurocopa e principalmente a Copa do Mundo. Dessa forma, suas atuações limitam-se a amistosos.
O BOM INÍCIO DA CATALUNHA EM CAMPO
A estreia da seleção catalã foi em 1903, em um jogo contra uma equipe denominada Cleópatra, já que os jogadores do clube eram tripulantes de uma embarcação que levava o mesmo nome. A estreia foi vitoriosa para os catalães, 3 x 0. Contra o Sportmen's Club, também uma vitória, 3 x 2. Em 29 de maio de 1904, o terceiro jogo da seleção, dessa vez, contra o Real Club Deportivo Español, rival do FC Barcelona. A partida era comemorativa, já que os atletas do Español foram homenageados, no entanto, mais uma vitória para a seleção, dessa vez por 4 a 1.
Com o passar dos anos a Seleção Catalã fez alguns jogos contra clubes de futebol e teve o seu nome modificado algumas vezes, assim sendo: Selecció Catalana , Selecció de Barcelona e o Catalunha XI. Na década de 1930, dois confrontos contra o Brasil. O primeiro, em 17 de junho, o Catalunha XI venceu a seleção brasileira por 2 a 1 em Les Corts, distrito da cidade de Barcelona.
No segundo duelo, empate por 2 a 2 em Vista Alegre, Girona. Naquela ocasião, os jogadores brasileiros estavam na Europa para jogar a Copa do Mundo de 1934, vencida pela Itália. Nesse plantel, a amarelinha contava com Leônidas da Silva, craque do país na época e que marcou história no Flamengo e São Paulo.
Em 2005, a seleção da Catalunha e a Seleção Brasileira voltaram a se enfrentar. Entretanto, o resultado foi bem diferente para os catalães, derrota por 5 a 2 para o Brasil. Os torcedores locais viram Ronaldinho Gáucho pela primeira vez como adversário. Além de Ronaldo Fenômeno, já como jogador do Real Madrid, autor de dois gols. Gerard e Sergio García marcaram o de ‘honra' a favor dos catalães, Pep Guardiola também estava em campo.
O ÚLTIMO JOGO OFICIAL
Em 20/03/2019, o técnico Gerard López, do Valladolid, convocou seus jogadores para um amistoso contra a Venezuela, no dia 25, em Girona. No elenco, jogadores como Piqué, Busquets e Xavi, portanto, aposentados da Seleção Espanhola e que são favoráveis a independência da Catalunha, tema polêmico na Espanha. No duelo, contudo, a seleção catalã venceu por 2 x 1, com gols de Bojan Krkic e Javi Puado.
Foto Destaque: Reprodução/ESPN/Getty