Inicialmente, meus amigos, que jogo é esse? Conversei com alguns torcedores pontepretanos e a resposta é essa: HAJA CORAÇÃO!!!! Bem como Ponte Preta x Guarani chegam para o dérbi 199 na história. Do mesmo modo pergunto, quantas histórias você tem para esse duelo? Chuto 19090 em média. Em suma, dessa vez o jogo acontece no Estádio Moisés Lucarelli.
Da mesma forma o estádio foi palco de vitórias, conquistas e inúmeros triunfos do clube. Bem como formou heróis e alguns vilões. Consequentemente gerou motivos para a torcida festejar até o sol raiar. Confira essa ansiedade do AAPP MIL GRAU:
Sintomas:
Indisposição
Falta de ar
Pressão alta
Dor de cabeça
FraquezaNão é covid 19, é derby
POOOOOOOONTEEEEEEEEEEEE
— AAPP MIL GRAU (@aappmilgrau) May 4, 2021
Da mesma forma não precisa ir muito longe quando o assunto é dérbi e os corações ficam sacolejados.
“Lembro do dérbi em 1999 com muita zoeira uma torcida alfinetando a outra e até as diretorias faziam esse tipo de coisa”, Negro John sobre a pré-partida.
Segundo John esse jogo em 1999 teve muita zoeira, alfinetadas e foi uma partida “feia” com muitas faltas. Juntamente com essa tensão pré-derbi esse confronto promete!!
Bem como os dois times têm dez jogos disputados e dez gols marcados. No entanto, só fazer gol não resolve: é preciso que os gols façam a diferença. Segundo globoesporte a Ponte é a segunda equipe que mais sofre finalizações (14,9 por partida) e a oitava em percentual de finalizações certas sofridas (37,6%). A defesa está exposta: sofre muitas finalizações e a vai no gol.
Em contrapartida o Guarani tem a terceira defesa que menos sofre finalizações (9,7) e a segunda com menor percentual de finalizações certas sofridas (29,9%). Portanto, seus adversários finalizam pouco e pouco acertam o gol. E ainda assim, a Ponte sofre um gol a cada 12,4 conclusões e o Guarani a cada 8,1.
Em conclusão esses são os ingredientes para emoção do começo ao fim.
Histórias entre Ponte Preta x Guarani
Desde já, o primeiro dérbi foi realizado no dia 24 de março de 1912 e não há registro do resultado. Simultaneamente permanece desconhecido, aquele que passaria a ser desde então, o clássico do futebol paulista mais antigo.
Assim também na história do Campeonato Paulista, Guarani e Ponte Preta como os times são, respectivamente, o sexto e sétimo colocados em número de pontos conquistados considerando todas as edições disputadas, desde 1902.
Em contrapartida na história do Campeonato Brasileiro, os times são o décimo nono e o vigésimo colocados, nessa ordem, com quatro pontos de diferença apenas, separando a Ponte Preta da Portuguesa, a vigésima colocada dessa lista.
Sob o mesmo ponto de vista na Copa do Brasil a Ponte também tem melhores campanhas. Por outro lado um terceiro lugar em 2001 e quartas de final em 2009. Ao contrário o clube alviverde conseguiu chegar apenas na fase de oitavas de final.
Vale lembrar que as maiores goleadas pertencem ao Guarani em 5 de junho de 1960 (amistoso no placar de 6 x 0 contra a Veterana). Ou seja, em 28 de agosto de 1955 Campeonato Paulista, no placar de de 5X1 .
Nesse ínterim no dia 24 de março de 2012, foi o dia em que o clássico completava 100 anos de história, houve um confronto entre as duas equipes, válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista. Em conclusão, o jogo terminou empatado por 1×1.
Definitivamente será um grande jogo, meus amigos!
Foto destaque: Sergio Barzaghi /Gazeta Press