Ponte Preta x Guarani durante partida válida pela décima quinta rodada do Campeonato Paulista 2012. (Foto destaque: Sergio Barzaghi /Gazeta Press)

Inicialmente, meus amigos, que jogo é esse? Conversei com alguns torcedores pontepretanos e a resposta é essa: HAJA CORAÇÃO!!!! Bem como Ponte Preta x Guarani chegam para o dérbi 199 na história. Do mesmo modo pergunto, quantas histórias você tem para esse duelo? Chuto 19090 em média. Em suma, dessa vez o jogo acontece no Estádio Moisés Lucarelli.

Da mesma forma o estádio foi palco de vitórias, conquistas e inúmeros triunfos do clube. Bem como formou heróis e alguns vilões. Consequentemente gerou motivos para a torcida festejar até o sol raiar. Confira essa ansiedade do AAPP MIL GRAU:

Da mesma forma não precisa ir muito longe quando o assunto é dérbi e os corações ficam sacolejados.

“Lembro do dérbi em 1999 com muita zoeira uma torcida alfinetando a outra e até as diretorias faziam esse tipo de coisa”, Negro John sobre a pré-partida.

Segundo John esse jogo em 1999 teve muita zoeira, alfinetadas e foi uma partida “feia” com muitas faltas. Juntamente com essa tensão pré-derbi esse confronto promete!!

Bem como os dois times têm dez jogos disputados e dez gols marcados. No entanto, só fazer gol não resolve: é preciso que os gols façam a diferença. Segundo globoesporte a Ponte é a segunda equipe que mais sofre finalizações (14,9 por partida) e a oitava em percentual de finalizações certas sofridas (37,6%). A defesa está exposta: sofre muitas finalizações e a vai no gol.

Em contrapartida o Guarani tem a terceira defesa que menos sofre finalizações (9,7) e a segunda com menor percentual de finalizações certas sofridas (29,9%). Portanto, seus adversários finalizam pouco e pouco acertam o gol. E ainda assim, a Ponte sofre um gol a cada 12,4 conclusões e o Guarani a cada 8,1.

Em conclusão esses são os ingredientes para emoção do começo ao fim.

Histórias entre Ponte Preta x Guarani

Desde já, o primeiro dérbi foi realizado no dia 24 de março de 1912 e não há registro do resultado. Simultaneamente permanece desconhecido, aquele que passaria a ser desde então, o clássico do futebol paulista mais antigo.

Assim também na história do Campeonato Paulista, Guarani e Ponte Preta como os times são, respectivamente, o sexto e sétimo colocados em número de pontos conquistados considerando todas as edições disputadas, desde 1902.

Em contrapartida na história do Campeonato Brasileiro, os times são o décimo nono e o vigésimo colocados, nessa ordem, com quatro pontos de diferença apenas, separando a Ponte Preta da Portuguesa, a vigésima colocada dessa lista.

Sob o mesmo ponto de vista na Copa do Brasil a Ponte também tem melhores campanhas. Por outro lado um terceiro lugar em 2001 e quartas de final em 2009. Ao contrário o clube alviverde conseguiu chegar apenas na fase de oitavas de final.

Vale lembrar que as maiores goleadas pertencem ao Guarani em 5 de junho de 1960 (amistoso no placar de 6 x 0 contra a Veterana). Ou seja, em 28 de agosto de 1955 Campeonato Paulista, no placar de de 5X1 .

Nesse ínterim no dia 24 de março de 2012, foi o dia em que o clássico completava 100 anos de história, houve um confronto entre as duas equipes, válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista. Em conclusão, o jogo terminou empatado por 1×1.

Definitivamente será um grande jogo, meus amigos!

 

Foto destaque: Sergio Barzaghi /Gazeta Press

Ainah Carvalho
Ainah Carvalho
Ahhh o jornalismo, gosto muito do contato, de escrever, falar, questionar e lembro bem que desde pequena sonhava entrevistar os jogadores após o jogo. Aí cresci e o desejo continuava. Entrei para a faculdade de jornalismo e me formei em 2015. Na época da faculdade trabalhei em rádio-escuta em uma assessoria e fui repórter em um site de máquinas. Após a formação trabalhei em uma assessoria com artistas independentes e também já cuidei das redes sociais de um hotel. Fiz bons cursos no Senac como o jornalismo esportivo, grande amor, também fiz apresentação de programas jornalísticos e programas de variedades. Mas o que eu me identifiquei foi apresentar um programa esportivo. Ahhhh esse amor rsrs

Deixe uma resposta