Nesta segunda-feira (29), pela 27ª rodada do Brasileiro Série B, ocorreu o embate entre Chapecoense x Vila Nova, no Arena Condá, em Chapecó. Apesar de abrir o placar com um gol contra e jogar fora de casa, o Tigre conseguiu alcançar a vitória fora de casa. Destaque para Rafael Donato e Kaio Nunes, que marcara a favor do time visitante.
Índice
Assista aos melhores momentos de Chapecoense x Vila Nova
1º tempo: Defesa do Vila Nova falha, mas Donato empata
Inicialmente, cabe destacar que as duas equipes iniciaram a partida pressionadas. Isto porque a Chapecoense já vinha de uma derrota para o Sport. Assim, a Chape almejava a vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Já o Vila Nova, depois de um empate, ocupava a 19ª posição. Dessa forma, necessitava da vitória para, ao menos momentaneamente, sair da parte de baixo da tabela.
O time visitante contava com um desfalque importante. Após receber o terceiro cartão amarelo, Alex Silva estava fora da partida. Para assumir a sua posição, o reserva imediato, Railan, foi escalado.
A partida teve os minutos iniciais um pouco fracos, já que houve poucas finalizações. No entanto, foi o Tigre que começou atacando mais. Aos 4′, após contra-ataque de Dentinho, Kaio Nunes chutou por cima do gol. Após isso, aos 11′, a zaga do time mandante afastou mal. Wagner aproveitou a oportunidade e tentou de fora da área. Mas, novamente, a bola passou pela parte superior da trave.
Aos 12′, Daniel Amorim deu assistência para Kaio Nunes. O jogador finalizou de fora da área, exigindo a defesa do goleiro no canto superior esquerdo. No lance seguinte, o atacante cometeu uma falta que culminou na abertura do placar. Aos 15′, o meio-campista Felipe Ferreira cobrou a falta e Souza cabeceou marcando gol contra para a Chapecoense.
No lance seguinte, a Chape ainda perdeu a oportunidade de ampliar o placar. Willian Popp finalizou e o goleiro do Tigre deu rebote, mas Fernando chutou para fora. Após o susto, o Vila Nova iniciou a sua recuperação. A equipe voltou a arriscar finalizações e ter o controle da partida.
Aos 25′, depois de Daniel Amorim ter sua finalização travada, Sousa pega a sobra, mas erra o chute. Após isso, aos 35′, Dentinho finaliza fraco, nas mãos do goleiro da Chapecoense. No minuto seguinte, Sousa também chutou de fora da área. Desta vez, o lance trouxe bastante perigo e Saulo precisou defender no ângulo esquerdo.
Após a defesa da Chape, o escanteio foi cedido para o Tigre. Aos 38′, Wagner cobrou e Rafael Donato cabeceou no ângulo, deixando tudo igual para as equipes. O Vila Nova ainda tentou ampliar o placar aos 39′, Railan chutou de fora da área e a bola passou pela direita do gol.
2º tempo:
O início da segunda etapa trouxe duas substituições no time da Chapecoense. Darlan e Derek substituíram, respectivamente, Matheus Bianqui e Felipe Ferreira.
Contudo, quem teve a primeira chance de gol foi o Vila Nova. Logo no início, quando o relógio marcava 1′, Kaio Nunes cruzou para Alisson Cassiano, que cabeceou com perigo. Aos 5′, mais uma vez, Kaio Nunes, que jogou na Chape na temporada passada, chutou com perigo.
O time mandante também chegou ao ataque. Aos 12′, Thomás finalizou de primeira após cruzamento, mas William Formiga cortou o chute. Em seguida, Derek lançou para Willian Popp que finaliza bem, mas para na trave.
Nos minutos seguintes, quem marcou e virou foi o Tigre. Aos 16′, Daniel Amorim deu um passe em profundidade para Kaio Nunes, que driblou Fernando, e deu a virada para o Vila Nova. Após inúmeras tentativas, o atacante marcou o seu primeiro gol pela equipe. Após isso, ambas as equipes tiveram chances de marcar, mas não houve mais nenhum gol marcado.
Após levar o gol da virada, aos 21′, a equipe da Chapecoense teve boa chance. Marcelo Freitas cabeceou forte após cobrança de falta de Maílton. No entanto, o goleiro Tony fez excelente defesa.
Assim, o técnico Allan Aal resolveu retrancar o time. Desta maneira, tirou o atacante Kaio Nunes para a entrada do zagueiro Matheus Mancini. Já Marcelo Cabo decidiu aproveitar os espaços e tirou o meio-campo Thomás para a entrada do atacante Jonathan.
O clima ficou quente quando, aos 36′, Wagner cometeu falta dura em Maílton. Após o lance, os dois se desentenderam e receberam cartão amarelo. Após isso, a Chapecoense continuou pressionando. Aos 43′, Derek dominou dentro da área, mas chutou por cima do gol. Por fim, aos 50′, Xandão finalizou, mas Tony defendeu.
Com este resultado, o Vila Nova completa nove jogos sem perder e, por enquanto, encontra-se fora da zona de rebaixamento. Para não perder a 16ª posição, o Tigre precisa torcer por alguns resultados: vitória do Náutico, do Ituano e do Vasco.
https://twitter.com/VilaNovaFC/status/1564431006781902849?s=20&t=KlRCRlrBhFbdhZzGISqMeQ
Chapecoense x Vila Nova – E agora?
Em suma, a vitória foi excelente para o Vila Nova. Isto porque, finalmente, o time conseguiu sair da zona de rebaixamento do campeonato. Além disso, conseguiu apresentar uma boa atuação, mesmo fora de casa. Já a Chapecoense enfrenta uma sequência de jogos com atuação ruim. Ademais, a torcida começa a cobrar uma nova postura da equipe, visto a proximidade do Z4. Na sequência, a Chape joga contra a Ponte Preta, às 19h (horário de Brasília), no próximo sábado (03). Já o Tigre enfrenta o Grêmio, fora de casa, na próxima sexta-feira (02), às 21:30h (horário de Brasília).
Foto destaque: Comunicação / Chapecoense


