Desde o ano de 2017, a Chapecoense faz parte do seleto grupo de equipes, que possuem o selo de excelência nas categorias de base. Contudo, somente agora, recebeu o certificado de renovação de .
Posteriormente, o documento é disponibilizado por conta da equipe atender e cumprir todos os requisitos solicitados pela organização. São esses: estrutura de trabalho e de alojamento, acompanhamento médico e nutricional. Além desses, assistência educacional e qualificação dos profissionais também são contados.
A entrega foi oficializada nessa terça-feira (26), pelo representante da cúpula brasileira Rodrigo Marambaia. Durante a reunião, o cartola comentou a importância do certificado para o clube e para o atleta.
“Com uma excelência técnica na formação do atleta, o certificado também complementa a vida do profissional, como cidadão. Com o certificado, o jogador vai ter a possibilidade de encarar a vida de uma maneira melhor e mais preparada. Através da Chapecoense, parabenizo os cinco clubes catarinenses que são certificados. Com isso, o futebol do estado é fortalecido. Principalmente pelo fato do futuro do esporte passar pelas categorias de base”.
O QUE É UM CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR
O Certificado de Clube Formador é nada menos que a oficialização profissional de uma equipe para garantir direitos trabalhistas a atletas da base. Sabendo que uma das formas de manifestação do esporte brasileiro é o de formação, o atleta filiado a um clube formador, não mais será tratado como um “jogador amador”. Assim, passa a ter direito sobre sua prestação de serviço.
No Brasil, os clubes de futebol só podem ser considerados formadores, caso obedeçam a alguns requisitos, estes citados acima no texto. Desse modo, de forma conceitual, o Certificado de Clube Formador (CCF) nada mais é do que o documento hábil emitido pela CBF. O prazo é de até dois anos, permitidas renovações sucessivas. Todavia, desde que os clubes preencham as condições da legislação nacional.
FOTO DESTAQUE: Chapecoense Oficial