Chape diz que Alan Ruschel não é vítima do acidente; atleta se defende

Na noite da última sexta-feira (25), mais um capítulo polêmico foi anexado ao acidente aéreo da Chapecoense. Depois de , a Chape alegou que Alan Ruschel, um dos sobreviventes da tragédia, não é vítima do desastre.

A saber, o lateral-esquerdo entrou com uma ação na justiça cobrando valores devidos pelo clube. No entanto, a Chape contestou o pagamento da dívida e afirmou que o acidente foi benéfico ao atleta, argumentando que Alan ganhou notoriedade mundial.

“Ainda, a fim de se evitar preclusão, cumpre-se gizar que o reclamante não foi vítima de um acidente, pelo contrário, foi um sobrevivente, abençoado pela força divina e, dentre aqueles ligados diretamente ao futebol, o ÚNICO que continua a desenvolver suas atividades identicamente ao período anterior”, diz um trecho do documento.

Chape diz que Alan Ruschel não é vítima; atleta se defende
Documento que o clube diz que Alan Ruschel não é vítima do acidente, pois ganhou notoriedade mundial. Foto: Divulgação/ge

Defesa de Alan Ruschel

Em um vídeo, de pouco mais de três minutos, o atleta se defendeu e citou revolta e tristeza com o modo que o clube está tratando um assunto. Assim, o lateral-esquerdo disse, também, que cobra os valores de maneira indesejada, que é na justiça, mas não é nada além dos direitos dele. A saber, o vídeo foi publicado em seu Instagram.

“Tive acesso à defesa do clube, que me gerou muita revolta e me entristeceu demais. Alegaram que eu não sou vítima do acidente, que eu sou um sobrevivente e que o acidente fez bem para mim, me trazendo benefícios. Estão sendo levianos e despreparados em um assunto tão importante e tão delicado como esse”, diz em uma parte do vídeo.

Vida de Alan

Posteriormente, o atleta citou todas as dificuldades que passa após o acidente. Assim, fez referência à alegação de que sua vida continuou a mesma, além de ter se beneficiado do acidente.

“A minha vida precisava continuar. A intervenção divina não tira responsabilidade alguma da Chapecoense. A minha vida jamais será a mesma depois do que aconteceu. Só eu sei os traumas que eu carrego. A minha dedicação, meu esforço para eu voltar a jogar. Só as pessoas próximas de mim sabem o quanto eu sofri para voltar a jogar. Hoje, eu jogo com oito parafusos nas costas. Eles falarem que a minha vida seguiu normal é no mínimo um absurdo”, disse.

Por fim, o atleta diz que fez o vídeo para todos entenderem como as vítimas vêm sendo tratadas pelo clube. Ademais, cita as famílias dos companheiros que acabaram falecendo no acidente.

“Para vocês saberem como a Chapecoense está conduzindo isso. Não só para mim que sou sim uma vítima, mas também para os familiares das vítimas que não tiveram a mesma sorte e bênção que eu tive de seguir vivo”, finalizou.

Chape diz que Alan Ruschel não é vítima; atleta se defende
Jakson Follmann, Neto e Alan Ruschel, atletas sobreviventes do acidente da Chapecoense, no Camp Nou. Foto: Divulgação/Josep Lago/AFP

Resposta da Chape

Após o vídeo de Alan Ruschel explodir no Instagram e muitos torcedores criticarem a Chapecoense, o clube se pronunciou em nota oficial, divulgada em seu site. Confira:

“A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de manifestar-se acerca da exposição dos argumentos de defesa referente à ação trabalhista proposta pelo atleta Alan Ruschel. Quanto a isso, o Clube reitera que:

– Quaisquer manifestações acerca do assunto serão feitas exclusivamente nos autos do processo. O Clube não comentará nem discutirá argumentos processuais por meio da imprensa ou em redes sociais;

– Independentemente de qualquer situação, a atual gestão do Clube deseja manter diálogo com todas as famílias das vítimas e demais envolvidos na tragédia de 29 de novembro de 2016.”, diz a nota.

Foto Destaque: Divulgação/Márcio Cunha/ACF

Gabriel Vicco

Gabriel Vicco

Oi, eu sou o Gabriel Vicco e sou apaixonado por futebol e sempre o tive o sonho de trabalhar com isso. Escolhi o jornalismo por gostar de escrever e me comunicar de várias maneiras. Tenho uma página no Instagram com alguns amigos, o Debate (@debateoficial), onde postamos notícias, análises e coberturas do Brasileirão Feminino. Atualmente, tenho a certeza de que a profissão que mais almejo é o jornalismo esportivo, por isso busco por experiências e pela minha evolução nesse ramo.