Celeste Uruguaia: o retorno ao cenário do futebol mundial em 2010

Na coluna desta semana do Desclausurando o Uruguaio, iremos contar a história do retorno da Celeste ao radar do futebol mundial. Quando a AUF (Asociación Uruguaya de Fútbol), em 2006, trouxe Oscar Tabarez para comandar o futebol uruguaio, queriam levar a Seleção Uruguaia ao patamar que sempre esteve.

Sendo que anos anteriores foram trágicos, na Copa do Mundo de 2002, o Uruguai ficou na 1ª  fase, com dois empates e uma derrota. Afinal em 2006 La Celeste sequer classificou para Copa do Mundo da Alemanha, o que foi desastroso, para seleção bicampeã do Mundo.

LEIA MAIS

INICIO DE TABAREZ  NA CELESTE

Chegou o ano de 2006, e a solução da AUF é trazer um técnico que conseguisse resgatar o orgulho do povo uruguaio. Com isso, tem inicio a história do maestro a frente da Celeste, logo consegue classificar a seleção para Copa do Mundo de 2010, via repescagem. Embora o país estivesse desacreditado no futebol, mas surpreendeu todo o mundo.

ELIMINATÓRIAS COPA DO MUNDO 2010 – AMERICA DO SUL

A Seleção Celeste teve um inicio com pé direito ao golear a fraca Seleção Boliviana em casa por 5 x 0. Logo depois, na segunda partida, os uruguaios foram até Assunção enfrentar o Paraguai, mas perderam por 1 x 0.

Na sequência, em sua terceira partida, os azuis empataram contra o Chile em casa, o que no final foi comemorado. Pois, se trata de um resultado positivo devidas circunstâncias da partida. Onde os chilenos ganhavam por 2 x 1 até os minutos derradeiros quando Loco Abreu empatou o jogo.

Logo depois, dois resultados negativos, o primeiro uma derrota para o Brasil por 2 x 1 e o segundo um empate contra a Venezuela em casa. Em seguida, duas vitórias convincentes, um 6 x 0 nos peruanos em Montevideo e a outra em Bogotá contra a Colômbia. O que animou os torcedores uruguaios após três jogos sem vitória.

CELESTE IRREGULAR

Na oitava e nona partidas, novamente dois resultados irregulares, empate em casa contra Equador e derrota no clássico do Mar del Prata para os Hermanos por 2 x 1. No returno, um empate logo de cara contra os bolivianos em La Paz, o que sempre é resultado positivo devido a altitude de 3.700 metros acima do mar.

Mais tarde, uma vitória contra o Paraguai em casa por 2 x 0, devolvendo o resultado negativo do 1º turno. Enquanto, contra o Chile outro empate só que dessa vez em Santiago.

13ª e 14ª rodadas, os uruguaios levaram um chocolate em casa do Brasil por 0 x 4, e empate contra Venezuela fora de casa. Pois nesse momento o time celeste começou a ser complicar dentro da competição com esses resultados negativos em sequência.

Logo depois, outra derrota agora para o Peru por 1 x 0 em Lima, e uma vitória em cima da Colômbia em casa por 3 x 1. Nas duas últimas rodadas, resultado positivo fora de casa contra Equador por 1 x 2. Derrotado novamente pela Argentina agora em casa por 0 x 1.

1º TURNO E 2º TURNO

  • 18 jogos
  • 6 vitórias
  • 6 empates
  • Outras 6 derrotas
  • 5º lugar
  • 24 pontos

REPESCAGEM INTERCONTINENTAL

Por ter terminado na 5º colocação, fez com que a celeste disputasse dois jogos contra o 4º da América Central, a última vaga para Copa do Mundo de 2010.

No primeiro jogo em San José, o time celeste ganhou por 1 x 0, com gol de Lugano. Mas a decisão ficou para Montevideo.

Na segunda partida, com um empate em 1 x 1, colocou os uruguaios inegavelmente na Copa do Mundo da África do Sul.

COPA DO MUNDO DE 2010

Na primeira fase da Copa da África do Sul, embora a Seleção tenha caído em grupo dificílimo, com a Anfitriã, França e México. Sobressaiu ficando em primeiro lugar com duas vitórias e um empate.

URUGUAI  0 X 0 FRANÇA – 1º RODADA

AFRICA DO SUL 0 X 3 URUGUAI – 2º RODADA

MÉXICO 0 X 1 URUGUAI

URUGUAI 2 X 1 COREIA DO SUL

Chegou então a fase eliminatória, logo nas oitavas confronto contra os sul coreanos. vitória por 2 x 1 e vaga garantida para quartas de finais, nisso foi se destacando o ataque poderoso com Forlan, Suarez e Cavani.

URUGUAI 1 X 1 GANA (PÊNALTIS – 4-2)

Afinal nas quartas de finais, embora o jogo tenha sido extremamente complicado contra os ganenses, que no último minuto do jogo teve um pênalti ao seu favor, cometido por Suarez que tirou o gol de Adiyiah com mão quando o jogo estava 1 x 1,  jogo foi para os Pênaltis é os azuis se classificaram.

https://www.youtube.com/watch?v=T92lXZhY824

URUGUAI 2 X 3 HOLANDA

Na frente dos celestes esteve a Holanda, em um jogão pela semifinais, o uruguaios tentaram de todas às maneiras de chegar a grande final, mas o adversário conseguiu a superioridade é venceu o jogo por 3 x 2.

https://www.youtube.com/watch?v=JUR1j2Qc8xo

URUGUAI 2 X 3 ALEMANHA

Na briga pela medalha de bronze, a seleção de Joachin Low venceu por 3 x 2 e conquistou assim o terceiro lugar da Copa Mundo. Afinal o quarto lugar mostrou que naquele momento o futebol do Uruguai estava renascendo.

Aliás no ano seguinte veio a Copa América na Argentina, e a celeste sagrou se campeã ganhando na final do Paraguai por 3 x 0.

Números do maestro a frente da seleção uruguaia, embora já são 14 anos com ele no comando.

170 jogos

85 vitórias

41 empates

44 derrotas

Aproveitamento de 58.04%

Títulos:

China Cup – 2018

Copa Kirin – 2013 e 2014

Copa América – 2011

Foto Destaque: Divulgação / AFP

Raul Oliveira

Raul Oliveira

Eu fiz a escolha por Jornalismo pelo fato de gostar muito de leitura, esporte e o lado investigativo da área. Sou pós graduado em Jornalismo esportivo e multimídias. Dentro da área da comunicação eu já fui redator do portal Desporto Club, Assessor de imprensa, social media e comunicação interna. Meus objetivos é ser o mais correto possível em minhas matérias, nunca deixar vago o assunto, sempre levar ao leitor tudo de forma coerente e informativa. Tenho uma personalidade muito forte, apesar de sempre levar tudo na esportiva, mas quando o assunto e sério não estou para brincadeira.