Com o fim dos estudais bem próximos, a CBF já decidiu a data para o início do Campeonato Brasileiro Série C, que promete por mais um ano ter fortes emoções, já que tem grandes equipes que buscam voltar a 2ª divisão do futebol nacional.
Com isso, fica a grande dúvida, quem pode conseguir o acesso, quem briga para não cair e quem luta pelo título da competição. Veja a seguir algumas informações sobre um dos torneios mais difíceis do futebol brasileiro.
CBF divulga data de início do Brasileirão
Neste mês de Marco, teremos o avanço dos campeonatos regionais, indo para suas fases decisivas. Com isso, os clubes já vem se organizando para começar suas temporadas nacionais, em todas as divisões. Sendo assim, a CBF divulgou a data de estreia da Série C, que começara no dia 23 de abril.
Então, alguns times já começam seus planejamentos, quem ficou de fora das finais dos regionais vai treinar para o campeonato e quem avançou vai em busca de começar bem os campeonatos nacionais. Mas, como que funciona o Brasileirão Série C?
Agora a próxima Série C tá 100% definida.
Vai torcer pra quem? pic.twitter.com/sBze72aimT
— Última Divisão (@ultimadivisao) November 7, 2022
A 3ª divisão do campeonato brasileiro tem um formato um tanto quanto diferente, começando com 20 times que se enfrentam em turno único, com os quatro piores colocados caindo para a 4ª divisão e os oito primeiros se classificando para a próxima fase.
Na segunda parte da competição, os times são divididos em dois grupos de quatro, onde os dois primeiros de cada grupo conquista o acesso e o primeiro de cada grupo avança para a grande final. Mas, quem são os grandes clubes na competição deste ano? Os favoritos a vencer ou conquistar o acesso?
Clubes que iram disputar a Série C
Neste ano, teremos de volta a 3ª divisão alguns clubes conhecidos nacionalmente. Vindos da Série D, teremos o América-RN, Pouso Alegre-MG, Amazona FC e o São Bernado, sendo um dos mais famosos o América-RN que a alguns anos atrás até esteve na Série A.
Já os clubes que vêm da Série B tem dois muitos conhecidos, O Náutico do Pernambuco, clube que até alguns anos atrás estava sempre presente na Série A e o CSA de Alagoas, que em 2019 esteva na 1ª divisão do campeonato nacional. Além dos dois, o Operário-PR e o Brusque também disputaram a competição.
Com esses oito, ainda tem os 12 que estavam na competição do ano passado, sendo eles, o Altos, Aparecidense, Botafogo-PB, Confiança, Figueirense, Floresta, Manaus, Paysandu, Remo, São José-RS, Ypiranga-RS e Volta Redonda. Por fim, os grandes favoritos a subir de divisão são os dois que caíram, o Náutico e o CSA e mais dois que foram bem na temporada passada, o Paysandu e o Figueirense.
Foto Destaque: Divulgação/CBF