Novo mecanismo da FIFA, a Clearing House, também conhecida como Câmara de Compensação, deverá entrar em vigo no dia 1º de outubro de 2023. Segundo a entidade, o objetivo da nova medida é adicionar “transparência e responsabilidade” às transações envolvendo jogadores no mundo do futebol.
Instalada em Paris, na França, a Câmara de Compensação tem como foco principal modificar a forma como as transferências no futebol são geridas e conduzidas. Além de oferecer um processo centralizado e automatizar as transações entre os clubes, o órgão espera assegurar que todo o dinheiro envolvido em tratativas e negociações sejam mantidos dentro do esporte, inclusive para o pagamento de dívidas das equipes.
Mecanismo de Solidariedade e dívidas dos clubes
É importante destacar que em um primeiro momento, a tendência é que a Câmara de Compensação da FIFA deva se concentrar no pagamento aos clubes formadores, seja pela indenização de formação ou via mecanismo de solidariedade.
Há de se ressaltar que grande parte do montante previsto a ser recebido pelos times formadores acaba não caindo na conta dessas equipes, pois tais transações não estão centralizadas. Em virtude disso, o novo sistema criado pela FIFA tem como objetivo corrigir tal erro, direcionando de maneira correta o valor total para esses clubes a cada temporada, reforçando a compensação justa à times de menor expressão, por exemplo.
Além disso, a partir da adoção desta nova medida, espera-se que antes de repassar a quantia para o clube vendedor, a própria FIFA destine esse dinheiro ao pagamento de dívidas, com intuito de evitar novos acúmulos de despesas ao time.
Fortalecimento das relações entre FIFA e suas associações-membro
A Câmara de Compensação, mais do que trazer transparência e lisura nas transferências e movimentações de mercado, fortalece também as relações da FIFA com suas suas associações-membro. E isso reflete e influencia diretamente em toda a cadeia de gestão do futebol. Isso porque, todo o histórico e os dados dos clubes e atletas envolvidos nas transações deverão ser constantemente atualizados de forma acessível dentro desse mecanismo. Só assim, o novo sistema atingirá os objetivos previamente determinados.
A Clearing House, ou Câmara de Compensação, chega para revolucionar a administração do futebol mundial. Na qual, transparência, zelo e boa governança são indispensáveis para tal mudança funcionar e apresentar resultados.