Botafogo x Vila Nova: duelo de melhor mandante contra pior na Série B

Primeiramente, neste domingo (22), ocorre o duelo Botafogo x Vila Nova pela 20ª rodada da Série B. Assim, os times se enfrentam no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A saber, a principal novidade para esta segunda metade da competição é o uso do VAR. Quanto ao desempenho dos times como mandante, confira a seguir os números.

Antes de mais nada, o Botafogo ocupa a posição de melhor mandante do torneio. Com isso, os cariocas, em nove jogos em casa, conquistou sete vitórias. Ademais, conta também com um empate e uma derrota. Sendo assim, possui 81% de aproveitamento em seu território. Por fim, marcou 16 gols e tomou cinco.

O Vila Nova, por outro lado, é o pior mandante da Série B. Assim, em nove partidas, foram cinco empates, três derrotas e apenas uma vitória. Portanto, tem aproveitamento de 29%. Além disso, em casa, marcou dois gols e levou outros cinco, tendo saldo negativo.

O drama do Vila Nova jogando como mandante

Em suma, nesta Série B, os goianos ainda não conseguiram vencer em seu estádio. Assim, o único triunfo que o Tigre tem como mandante aconteceu quando levou seus jogos para o Estádio Annibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, cidade metropolitana da capital goiana. Na ocasião, em 12 de junho, superou o CSA por 1 x 0. Na época, o OBA passava por melhorias em seu gramado.

Retrospecto de Botafogo x Vila Nova

De acordo com o site oGol, as equipes se enfrentaram três vezes. Assim, o Vila Nova venceu um jogo, enquanto outras duas partidas terminaram empatadas. Por fim, quanto ao número de gols, novamente os goianos levam ligeira vantagem: três contra dois. No 1º turno, jogando no OBA, os clubes empataram em 1 x 1.

Desfalques das equipes

Antes de mais nada, a principal esperança de gols dos cariocas é Chay, que já marcou sete vezes no torneio. No entanto, o Botafogo possui pelo menos seis desfalques confirmados: Ronald (recuperação de operação no tornozelo), Guilherme Santos (tendinite patelar no joelho direito), Cavalieri, Gatito e Jonathan (em transição). Por fim, Luís Oyama recebeu o terceiro cartão amarelo e, assim, não enfrenta o Vila.

Primeiramente, os goianos não contam mais com o meia Cássio Gabriel, negociado por empréstimo com um clube do Grupo City. Além disso, lesionados, o atacante Pedro Júnior e os volantes Deivid e Pedro Bambu seguem fora. Em contrapartida, o zagueiro Rafael Donato e o meia Arthur Rezende retornam de suspensão. Por fim, na última quarta-feira (18), Willian Formiga saiu de campo sentindo dores e, portanto, ainda é dúvida.

Foto destaque: Reprodução/Heber Gomes/AGIF

Danyela Freitas
Sou goianiense, graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Estácio-SP e tenho três grandes paixões: a escrita, a leitura e o esporte (não necessariamente nessa ordem).