Convocação de jogador do Botafogo gerou polêmica em coletiva de Fernando Diniz; relembre

Quando anunciou a lista de convocados, Diniz disse que não era obrigado a chamar jogadores do líder do Brasileirão

Em grande fase desde o fim de 2022, o goleiro Lucas Perri, do Botafogo, teve o trabalho reconhecido com a convocação para a Seleção Brasileira. Nesta quarta-feira, o técnico Fernando Diniz convocou o jogador para o lugar de Bento, do Athletico-PR, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Assim, o Botafogo volta a ter um jogador representando o Brasil depois de quatro anos. Além disso, a ida de Perri para a Seleção reacendeu a polêmica sobre Diniz não ter chamado jogadores do líder do Campeonato Brasileiro na sua primeira lista.

Antes de Lucas Perri, o último jogador do Botafogo convocado para a Seleção Brasileiro foi o lateral-direito Marcinho, hoje no América-MG, em setembro de 2019. Coincidentemente, ele também foi chamado para o lugar de um jogador que se lesionou. No caso, o lateral Danilo. Marcinho foi chamado para os amistosos contra Nigéria e Senegal.

Assim, Perri vai completar o trio de goleiros junto com Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, ambos da Inglaterra. A Seleção vai dar início a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil vai enfrentar a Bolívia, dia 8 de setembro, em Belém, e o Peru, quatro dias depois, em Lima.

Lucas Perri comemora convocação para a Seleção

No Botafogo desde agosto de 2022, Lucas Perri comemorou a convocação na concentração do clube para a partida contra o Defensa y Justicia, nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. O clbe publicou um vídeo em que o diretor de futebol André Mazzuco anuncia a convocação aos jogadores, que celebraram muito a conquista do goleiro.

Pouco depois, Lucas Perri publicou uma mensagem comemorando a convocação. Ele ainda fez questão de citar o Náutico, clube que defendeu antes de chegar ao Botafogo, em 2022.

– Grato a Deus pela oportunidade de representar o meu país. É um sonho de criança realizado. Agradeço muito ao Náutico pela oportunidade que recebi e ao Botafogo por confiar no meu trabalho – publicou Lucas Perri.

Possível convocação de jogadores do Botafogo gerou polêmica

Quando Fernando Diniz anunciou a sua primeira lista de convocados, no começo de agosto, a ausência de jogadores do Botafogo, líder disparado do Campeonato Brasileiro, chamou a atenção, mas foi comemorada pelos torcedores. E o treinador foi questionado e falou sobre a questão.

– O Botafogo tem muito mérito de estar onde está. A convocação sugere a gente olhar o Botafogo e a gente olhou, mas não significa que a equipe que está em primeiro lugar no campeonato nós temos que convocar um jogador. Isso não está escrito em nenhum livro – afirmou Fernando Diniz na convocação.

– Também não quer dizer que se alguém passar o Botafogo e ele não for campeão, lá na frente não possa ter um jogador convocado. O critério não é onde os times estão posicionados na tabela da competição. Obviamente que os times que chegam mais próximos dos títulos acabam tendo uma facilidade maior para ter jogador convocado – completou o treinador.

Bruno Lage, técnico do Botafogo, em recente entrevista coletiva, concordou com Fernando Diniz sobre não ter a obrigação de convocar jogadores do líder do Brasileirão. Mas ele reforçou que o clube tem mais de um jogador com possibilidades de ser convocado.

– Concordo com o selecionador. Não há nada que obrigue a levar jogadores da equipe que está em primeiro lugar para a Seleção. A justificativa é muito clara, ninguém é obrigado a ir para a Seleção por estar em primeiro lugar – disse Lage.

– Por outro lado, não só o Adryelson, mas também um conjunto de jogadores que está fazendo de tudo, acho que seria um grande orgulho representar a Seleção. Aquilo que garanto é que quando algum jogador do Botafogo… Pode ser o Adryelson, o Lucas, o Marçal e vou até lançar mais um nome, que é o Marlon, que está a fazer uma temporada fantástica… Quando qualquer um deles for chamado, eles estarão disponíveis e vão trabalhar em equipe, assim como fazem no Botafogo. O grupo está completamente fechado e concentrado nos objetivos do Botafogo. Se aparecer a convocação, seria um enorme orgulho para o clube. Qualquer um deles, como o Tiquinho, estão fazendo uma temporada muito sólida – finalizou Bruno Lage.

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues