Após rumores e especulações nos últimos dias, agora é oficial: o Botafogo deseja a contratação de James Rodríguez e formalizou proposta para contar com o meio-campista colombiano. Livre no mercado desde a última semana, quando deixou o Olympiacos, da Grécia, o jogador é tido como sonho de consumo e prioridade de John Textor. Por isso, o proprietário da SAF do Alvinegro tomou a frente nas negociações e espera o ‘sim' do atleta nos próximos dias. A informação foi divulgada primeiramente pelo ‘ge'.
Proposta na mesa e moldes do negócio
Como citado, a proposta do Botafogo por James Rodríguez já foi feita, e o meia, junto de seu estafe, estuda os valores apresentados. A ideia do Glorioso é pagar um salário fixo por mês para o jogador. Contudo, o montante pode aumentar em virtude do bônus de acordo com metas e performances esportivas que o colombiano alcançar dentro de campo.
John Textor formalizou a proposta por meio de ligações com intermediários de Jorge Mendes, empresário de James. Nos próximos dias, estes representantes farão reuniões com o Mendes para comentar sobre os números e o projeto apresentado pelo Botafogo ao colombiano. Vale lembrar que esta é a segunda vez que o clube carioca tenta a contratação do jogador. No ano passado, o Alvinegro chegou a iniciar tratativas, mas o atleta recusou, pois desejava permanecer no futebol europeu.
Carreira de James Rodríguez
Revelado pelo Envigado, da Colômbia, James Rodríguez se destacou pelo argentino Banfield. As boas atuações na equipe lhe renderam uma transferência ao Porto em 2010. O meia se tornou uma das principais peças da equipe portuguesa e ajudou o Dragão a conquistar oito títulos. Posteriormente, foi contratado pelo Monaco no ano de 2013.
A passagem do jogador pelo time francês não durou muito, já que por conta da excelente participação do meio-campista na Copa do Mundo de 2014, o poderoso Real Madrid comprou a joia colombiana. No clube merengue, disputou 125 jogos, marcou 37 gols, concedeu 42 assistências e faturou nove troféus, com destaque para as duas Ligas dos Campeões, de 2015/16 e 2016/17.
Após passagem não muito empolgante pelo Real Madrid, James Rodríguez foi emprestado ao Bayern de Munique, em 2017. No clube alemão, balançou as redes 15 vezes, deu 20 assistências em 67 partidas e ajudou o Gigante da Bavária a conquistar os títulos da Bundesliga (em 2017/18 e 2018/19) e da Copa da Alemanha (2018/19). Desde seu retorno ao time espanhol, sua carreira não deslanchou mais. Antes de chegar ao Olympiacos, o meia defendeu o inglês Everton (entre 2020 e 2021) e o Al-Rayann (entre 2021 e 2022), do Catar.