Na tarde dessa quinta-feira (20), Bolívia x Colômbia se enfrentaram pela abertura da 5ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para Copa do Mundo 2022. Assim, as equipes ficaram no empate por 1 x 1, no Estádio Hernando Siles. Os marcadores dos gols foram de Fernando Saucedo, para os mandantes, e Roger Martínez, para os visitantes. Enfim, foi uma partida de controle dos donos da casa e de muita marcação dos colombianos.

Assista aos melhores momentos de Bolívia x Colômbia

1º tempo: pouca inspiração de ambas as equipes

A princípio, o jogo iniciou com o time da casa propondo mais a partida, enquanto os visitantes jogaram com linhas baixas e em velocidade. Ademais, as primeiras oportunidades não foram chances claras, com dificuldades em encaixar o último passe. A Bolívia pressionava com muita força pelos lados, optando pelo cruzamento como alternativa para furar marcação. Assim sendo, Saavedra arriscou chute de longe, vendo Ospina encaixar a bola.

Aos 34’, em lance inusitado, o zagueiro colombiano Davison Sanchéz recuou mal a bola, por pouco surpreendendo seu goleiro em gol contra. No fim, Martinez recebeu cruzamento pela esquerda, mas cabeceou fraco ao gol. Com isso, a etapa encerrou sem nenhum gol, mas muitas dificuldades das equipes.

2º tempo: maior movimentação e dois golaços

Na volta do intervalo, com duas mudanças, a Bolívia optou por tentar melhorar seu ataque. Já a Colômbia seguiu com sua postura defensiva, esperando o rival. Assim, aos 9’, em contra-ataque Andrade teve ótima chance para os visitantes, ao receber dentro da área, mas bater para fora sem marcação de ninguém. Aos 23’, Roger Martínez abriu o placar para os colombianos. Em jogada individual na esquerda, o atacante driblou dois defensores e saiu na cara do goleiro.

Dessa forma, bateu no canto e fez o gol. Logo na sequência, os bolivianos passaram a pressionar mais no campo de ataque. Aos 37’, Fernando Salcedo empatou o jogo com golaço em finalização de longe. Após passe de Arce, encheu o pé de primeira, sem chance para Ospina. No fim do jogo, Carmelo Algarañaz foi expulso, deixando a Bolívia com um a menos. Depois de tomar o primeiro amarelo em choque com o goleiro, o segundo saiu em cotovelada no rival. Assim, encerrou o jogo por 1 x 1.

BOLÍVIA X COLÔMBIA – E AGORA?

Com esse resultado a Bolívia vai aos seis pontos, permanecendo na 8ª colocação. Sendo assim, a seleção retorna a campo no próximo domingo (5), quando enfrentará o Uruguai pela 6ª rodada das Eliminatórias às 19h (horário de Brasília). Por outro lado, a Colômbia sobe aos nove pontos na competição, inda a 4ª posição no momento. Enfim, voltará a jogar no próximo domingo (5), quando enfrenta o Paraguai às 19h (horário de Brasília).

Foto destaque: Divulgação/CONMEBOL

Victor Castro